Buscar no Blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Canal de perguntas




Gente, temos recebido tantas perguntas que vamos esticar o CANAL por mais um tempo!


A pergunta de hoje é de Melissa, de Campinas. A Melissa disse que tem vontade de fazer um diário da sua rotina da escola, como uma outra menina, Isadora, que fez uma página no Face chamada Diário de classe. Nele, fala do cotidiano escolar, das dificuldades que encontra nas aulas, por conta das dinâmicas estabelecidas pelos professores, do descaso com o espaço da escola e outras coisas. Vale a pena acessar e conhecer a página.


Bem, eu acho que qualquer tentativa de melhorar as condições de vida das pessoas é válida! Penso que mobilizar as pessoas para verem melhor, terem senso crítico diante das coisas é válido e importante para exercermos uma condição de cidadania mais livre. Mas acho que é preciso muito cuidado para que esse espaço não se torne um muro de lamentações, de queixas, de falta de proposições, um espaço de agressões, de falta de ética.


Falar sobre o real, sobre o vivido é muito importante, mas, quando temos essa ferramenta potente nas mãos, que é a internet, é preciso tomar cuidado com ofensas, com injustiças, com acusações sem termos provas. É o que temos discutido nesse espaço do Blog quando nos referimos à má conduta, às redes sociais etc.


Então, se você, Melissa, quer fazer uma página como a Isadora, terá de ter cuidado, ética, atenção com a sua postura. Peça ajuda de um adulto para escrever coisas que contribuirão com a sua escola, com a vida de seus colegas. Respeite muito as pessoas que estão por trás das figuras de professores e diretores. Generosidade pode mudar o mundo! Não se esqueça de nos enviar o link da sua página quando estiver pronta, tá?

Nenhum comentário: