Buscar no Blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Notícia 2001 : A Volta do Sítio!

O diretor de núcleo Roberto Talma afirmou, na manhã desta terça-feira, em entrevista coletiva no Projac, que não se preocupa com as comparações que possam surgir entre a nova versão para a TV do Sítio do Picapau Amarelo e o antigo programa adaptado da obra de Monteiro Lobato. "Todos estão supercuriosos. Vai bater um lado conservador, alguns vão dizer que O Sítio antigo era mais bonitinho, era mais aconchegante, mas muitos não leram a obra. E a licença poética do outro era maior. A gente está reproduzindo exatamente o que Monteiro Lobato descreveu. Personagens novos, por exemplo, não existem. O Zé Carneiro não era do Sítio. Foi uma belíssima invenção", contou, completando que o estranhamento dos que assistiram à antiga versão vai ficar por conta da atualização da época. Ele também diz não ter preocupação com o ibope do infantil que estréia no próximo dia 12 e terá 15 minutos de duração. "A gente não pode pensar no Sítio como audiência. É a implantação de um projeto", afirmou.
A proposta do novo programa é atualizar a obra de Lobato procurando ser mais fiel possível aos textos originais. Dona Benta vai ter e-mail para se comunicar com a filha Tonica e com os telespectadores, e Tia Nastácia vai ter que aprender a mexer no forno de microondas. "Vocês acham que o Monteiro Lobato não teria computador em casa? Ou parabólica?", questionou o diretor que logo passou a bola para os redatores Luciana Sandroni, Marina Mesquita, Claudio Lobato e Toni Brandão. Os quatro estão relendo com cuidado todos os livros do escritor. A preocupação maior é em relação à linguagem. "Como a ação se passa nos dias de hoje, a linguagem foi atualizada e nossas gírias incorporadas para dar mais veracidade aos diálogos", explica Luciana.
O efeitos especiais são feitos basicamente em computação gráfica: 3D e técnica de desenhos animados. O objetivo é aproximar o máximo possível o artesanal com a tecnologia de ponta que existe atualmente, já que leva-se uma média de 2 dias por minuto em computação gráfica. A abertura mantém-se igual à anterior, apenas realizada em 3D.
A preocupação com a atualização também passa pela trilha. Ivete Sangalo canta a música-tema de Narizinho, Carlinhos Brown a do Saci e Lenine a do Visconde de Sabugosa. Também participam Jota Quest, Max Vianna, Cidade Negra, Paulo Ricardo, Cássia Eller, Pato Fu e Jorge Vercilo. E Gilberto Gil continua assinando e cantando a música de abertura do Sítio.
A grande atração ficou por conta da nova Emília. A pequena Isabelle Drummond tem apenas sete anos, é recém-alfabetizada, mas já tem ares de veterana. Interpretou a filha da personagem de Ana Paula Arósio na minissérie global Os Maias e participou do filme Xuxa Pop Star, onde contracenou com a apresentadora. "Ela é muito legal!", disse empolgada.
A nova Emília encantou Roberto Talma. "Testamos várias meninas, mas quando bati o olho nela, percebi que aquela era a Emília", contou. Para o diretor, não vai haver rejeição pelo fato da boneca de pano ser interpretada por uma criança e não por uma atriz adulta, como nas produções anteriores. "As pessoas acham que as crianças não têm capacidade para personagens como a Emília, daí a escalação só de atrizes mais velhas. Quando vocês virem a menina (Isabelle) que a gente tem, vão perceber que não é bem assim não. Ela é brilhante. Ela é a própria Emília", contou, empolgado com a descoberta.
O elenco conta ainda com os estreantes Lara Rodrigues (Narizinho), Cesar Cardadeiro (Pedrinho), e os atores Nicete Bruno (Dona Benta), Dhu Moraes (Tia Nastácia), João Acaiabe(Tio Barnabé), Candido Damm (Visconde de Sabugosa), Izak Dahora (Saci), Jacira Santos (Cuca), Aline Mendonça (Marquês de Rabicó) , Zé Clayton (Burro Falante) e Sidnei Beckencamp (Quindim).

2 comentários:

Henrique disse...

pablo essa noticia ja é do sitio em desenho ou não ?

Anônimo disse...

Dona benta tia Anastácia narizinho Emília pedrinho Visconde rabicó conselero kimdim tio barnabé saci cuca.