Buscar no Blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sítio do Pica Pau Amarelo, um patrimônio de Guaratiba em ruínas

É uma doce recordação a primeira versão do Sítio do Pica Pau Amarelo, transmitido pela TV Globo na década de 70, mostrando na telinha as aventuras de Emília, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Cuca, e tantos outros personagens idealizados por Monteiro Lobato. Foi um marco na televisão Brasileira com autoria de Benedito Rui Barbosa, Maria Clara Machado, Luis Fernando Verissimo e dirigido por Geraldo Casé.

No sítio, moravam a esperta e sábia Dona Benta (Zilka Sallaberry); sua neta Lúcia, mais conhecida como Narizinho (Rosana Garcia/Daniele Cristina Rodrigues), e a cozinheira Tia Nastácia (Jacyra Sampaio), uma quituteira de mão-cheia. Faceira e cheia de sonhos, Narizinho tem como sua parceira fiel na hora da diversão a boneca de pano Emília (Dirce Migliaccio/Reny Oliveira), feita por Tia Nastácia. Tia Nastácia é o braço direito de Dona Benta. Conhecida por suas irresistíveis guloseimas e adora contar um causo e falar sobre suas experiências pessoais.

Um ano antes da estréia, o projeto do Sítio do Picapau Amarelo já estava em fase de concepção e produção. O cenário do programa começou a ser construído nessa época: em um sítio em Barra de Guaratiba, na Estrada da Barra de Guaratiba, hoje Estrada Roberto Burle Marx. Foi erguida uma casa com vários cômodos, varanda e celeiro, além de uma horta, pomar e jardim.

Essa foi a época em que a Globo começava a descobrir em Guaratiba os ambientes que seriam utilizados em várias locações nas novelas que viriam, como Kubanakam, Rei do Gado, America e tantas outras, mas isso é outra história.

A última versão do Sítio do Pica Pau Amarelo também foi em Guaratiba, só que não deixou tantas saudades nos espectadores quanto a primeira. São inúmeras as consultas do Brasil inteiro que recebemos nos perguntando sobre o antigo Sítio do Pica Pau Amarelo, e infelizmente temos que nos desculpar pelo descuido desse patrimônio, que a própria rede Globo poderia preservar "in memoria" de uma geração que cresceu com suas histórias.

O fato triste é que o antigo Sítio do Pica Pau Amarelo em Barra de Guaratiba está em ruínas. Alguns idealistas já tentaram formar associações e ONGs para preservar o imóvel que, segundo apuramos, pertence por herança a dois irmãos, sendo que um deles mora em Campo Grande e outro vive rodeando a propriedade sem contudo cuidar da mesma.

Nenhum comentário: