Buscar no Blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Tio Barnabé encanta crianças e adultos com suas histórias

A apresentação de João Acaiabe no Museu Gustavo Teixeira foi um sucesso. O evento, que faz parte do programa Viagem Literária, da Secretaria de Estado da Cultura, aconteceu na terça-feira, dia 2 de agosto, e reuniu centenas de crianças, que se encantaram com as histórias contadas pelo ator, famoso pelo personagem Tio Barnabé, do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Usando-se de cantigas e histórias do folclore brasileiro, além de brincadeiras e truques, João Acaiabe trouxe a magia da literatura para as crianças, despertando nelas o interesse pela leitura.
De acordo com Viviane Stocco, secretária de Cultura de São Pedro, “através das cantigas e histórias tradicionais do folclore brasileiro, João Acaibe conseguiu encantar adultos e crianças proporcionando uma verdadeira viagem ao mundo da imaginação. E, propostas como esta fazem com que as crianças se aproximem cada vez mais dos livros e sintam prazer em ler”.
Entre as crianças presentes, eram só elogios: “Eu conversei com ele e perguntei da Emilia. Perguntei seu nome e ele falou Tio Barnabé. Gostei da música da entrada e do copo mágico”, disse Lara Ferreira Borges. Renan Tubini de Brito, disse: “Gostei do trava línguas e da história ‘O gato, o menino e a pipa’”. A história também foi a preferida de Maria Eduarda Araujo Rozante. Para André Vitor Polisel Galante, o que mais chamou a atenção foram os sons dos instrumentos do Miranda, que acompanha o ator João Acaiabe. As crianças, todas de 6 anos, são alunas da Escola Municipal “Antonio Carlos Pinto”.
Os alunos do 3º ano da Escola Municipal “Joaquim Norberto de Toledo” também acharam interessante os uso dos instrumentos nas histórias e também a preparação da poção mágica que continha ingredientes bem interessantes. Já os alunos do 2º ano vibraram com as histórias de terror!
Animadíssima, a coordenadora Claudia Elizabete Bueno, da Escola Municipal “Maria de Fátima do Amaral” derreteu-se em elogios: “O programa de visita à Viagem Literária na qual tivemos o prazer de conhecer pessoalmente o senhor João Acaiabe, o Tio Barnabé, trouxe de volta às crianças o sentido do contar histórias, participar dos contos e a importância do hábito de ler. Por meio de bate-papos, brincadeiras, cantos e contos, as crianças entraram no mundo do imaginário e sentiram a necessidade de ler textos diferenciados, com conteúdos variados. Foi, para nós professores, uma volta ao passado, à beleza do contar e ouvir histórias, do cantar que encanta, do relembrar personagens que fizeram e fazem parte de nossas vidas. Para as crianças, a Viagem Literária resgatou e salientou o valor da nossa cultura, da cultura que nosso povo tem e da importância de valorizá-la. O projeto foi incrivelmente bem recebido pelas crianças que, entenderam e conheceram um pouco mais da cultura e da literatura brasileira. Precisamos resgatar este tipo de comportamento, pois faz muito bem você ter coisas boas pra se lembrar na vida”.

Nenhum comentário: