Buscar no Blog

quarta-feira, 9 de abril de 2008

O Cenário da Casa do Barão de Tremembé


O Projeto da casa do Barão era transformar um cenário em uma pequena “Mansão” velha e caindo aos pedaços. Na história do Sítio, o Barão de Tremembé era um caloteiro que vivia mudando de identidade, e uma delas foi o Barão de Tremembé que se mudou para o arraial dos Tucanos, com a intenção de não ser encontrado pela policia. A suposta casa do falso Barão ficava no arraial dos Tucanos, a casa era abandonada e caia aos pedaços. A intenção era essa, a casa tinha que ser horrível.


A Construção dos cenários do arraial dos tucanos era muito importante para o programa, porque o autor, Monteiro Lobato contava a história da cidadezinha nos seus livros. A cidade cenográfica do Sítio ficava no Projak perto das serras. A casa do Barão foi construída junto ao arraial, de fora e de frente a casa era a mesma (muitas vezes é gravado no estúdio, e usado uma casa de faxada), muito trabalho e dedicação tiveram que ter para construir a casa do Barão. A casa era de dois andares, mas as filmagens eram feitas no primeiro piso da casa.


Por fora a casa era desbotada, janela descascando, a porta da frente oca cheia de cupins, tanto que quando o Barão chegou a mansão à porta caiu. Por dentro a casa tinha uma pintura leve, desbotada, mas não perdeu o charme, a casa era bonita caindo aos pedaços ao não. Os moveis eram antigos, as luminárias sujas, cheias de poeira, um velho relógio, azulejos sujos, espelhos, uma mesa de madeira, e os principais moveis do cenário: a cadeira do Barão o telefone preto e o sofá vermelho antigo (foto). Muitas coisas já aconteceram nesse cenário velho e cheio de poeira: já tivemos visita de Mula Sem Cabeça, uma abelhinha que se chamava Abélia, o Coronel Teotônio e até o delegado do arraial.

Nenhum comentário: