Buscar no Blog

domingo, 27 de abril de 2008

Faz de Conta:vida de Camelo


Grande, forte e super-resistente, o camelo é um dos maiores mamíferos terrestres!Ele habita as regiões desérticas da África, Arábia e Ásia Central e consegue suportar as mais altas temperaturas.Existem duas espécies de camelos: o árabe e o bactriano. O camelo árabe é aquele que tem uma corcova e é conhecido como dromedário. Já o seu primo, o bactriano, tem duas corcovas e é chamado apenas de camelo.Você já deve ter visto em filmes aquelas caravanas de camelos cruzando o deserto... Então!


Os camelos são animais perfeitos para essas regiões. Adaptados ao deserto, eles têm patas achatadas para não afundarem na areia e suas longas pestanas e narinas se fecham quando surge uma tempestade de areia.Muito resistentes, os camelos podem percorrer mais de 100 quilômetros em um único dia.


Além disso, conseguem passar até duas semanas sem comer e beber! Isso porque, para repor as energias, eles armazenam nas corcovas a gordura dos alimentos que comem.Aliás, os camelos não são muito exigentes quanto aos alimentos. Se satisfazem com algumas folhas de árvores e arbustos secos e espinhentos. (...)Quase todos os camelos são domesticados, mas ainda existem camelos bactrianos vivendo em estado selvagem. Eles habitam a Ásia Central e, além do calor, suportam também os rigorosos invernos da região. (...)

Nenhum comentário: