Buscar no Blog

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Que tal ler uma história legal no Dia Nacional do Livro Infantil?



A Emília e o Saci foram parar na TV, em adaptação da Rede Globo para "O Sítio do Picapau Amarelo''Você já dedicou um dia para ler um bom livro? Seja qual for a reposta, saiba que em 18 de abril há uma boa oportunidade para experimentar: o Dia Nacional do Livro Infantil.

A data comemorativa, instituída em 2002, corresponde ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, criador da Emília, da Dona Benta e de todos os personagens do "Sítio do Picapau Amarelo".

O universo fantástico do sítio começou em 1920 com a publicação de "A menina do narizinho arrebitado" e, desde então, já conquistou leitores de várias gerações, inclusive os telespectadores que puderam acompanhar as versões para a televisão (a última, da Rede Globo, saiu do ar no final do ano passado).

Nascido em 18 de abril de 1882 na cidade de Taubaté, no interior paulista, o autor também atuou como advogado e como jornalista. Além de escritor infantil, escreveu importantes obras adultas, entre elas "Urupês" (1918). Nos seus livros infantis, ele menciona mitos de outros países e do folclore brasileiro, como o Saci Pererê (leia mais sobre o autor ).

Lobato também traduziu diversas obras importantes da literatura mundial, entre elas "Alice no País das Maravilhas", "As Viagens de Gulliver" , "Robinson Crusoé" e "Dom Quixote" - e ajudou a difundiar a leitura como editor, principalmente à frente da editora Monteiro Lobato & Cia.

Além desta data no Brasil, a leitura ganha destaque em mais de cem países no Dia Mundial do Livro, em 24 de abril, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1995. Além de livros para a garotada, o dia também festeja livros adultos, o que pode ser um bom motivo para convidar seus pais para dividir uma boa história.

Nenhum comentário: