É um dos principais seres mitológico do folcloreBrasileiro. Diz a lenda que era uma velha feia na forma de jacaré que rouba as desobedientes. O personagem se tornou ainda mais conhecido nos livros infantis de crianças Monteiro Lobato e nas suas várias adaptações para a TV, como o picapau amarelo . A origem desta lenda está num dragão, a Coca das lendas portuguesas, tradição que foi levada para o Brasil na época da Colonizaçaõ .
Inicialmente retratado como um endiabrado, é uma criança indígena, com uma perna e de cor morena, com a diferença de possuir um rabo.
Na Região norte do brasil , a Mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu uma perna lutando Capoeira, imagem que prevalece nos dias de hoje. Herdou também a cultura africana do pito, uma espécie de Cachimbo , e da mitologia européia, herdou o Píleo, um gorrinho vermelho.
Considerado uma figura brincalhona, que diverte-se com os animais e pessoas, criando dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assobios. O mito existe pelo menos desde o fim do Século xvIII O saci não tem amigos, vivendo solitário nas matas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário