Buscar no Blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cuca precisa encontrar o Aladim!

Hoje no programa, O Velho Querelas aparece para Emília, logo depois ele some e vai parar na casa de Teodorico. O ser faz os netos do coronel voltarem ao normal. A Turminha conversa no celeiro. Uma carta de Izabel chega. Na carta está escrito o que aconteceu com os portugueses. Nastácia chama Pedrinho e Narizinho, eles saem. A Boneca olha para o céu e vê um tapete voador. No objeto mágico tem um homem em cima. Benta encontra Emília e conta que Angico e Zequinha voltaram ao normal. A boneca não dá importância e vai falar com Pedrinho e Narizinho. A Boneca diz o que viu, mas os primos não acreditam. Emília sai brava. Pedrinho e Narizinho vão brincar de carrinho de rolimã. Quindim, Conselheiro, Rabicó, Zé e Barnabé limpam o poço do Sítio. Emília chega e fala do tapete. Zé, sem querer, rasga o braço da boneca com o balde. O Caipira pede desculpa. Emília corre para falar com Nastácia. Cuca e Pesadelo andam pela mata. Os dois vêem o tapete voador caindo. A Bruxa pede para seu ajudante ir procurar o objeto voador. Aladim cai no capoeirão. Ele vê Pesadelo e se esconde, deixando o tapete no chão. Pesadelo não vê o tapete e vai embora. Aladim pega o seu objeto mágico e sai pela mata. Cuca fica brava com seu ajudante. Uma carta chega através do morcego. A Carta é de um mago, que pede ajuda da bruxa para procurar Aladim, pois eles sabe sobre a caverna dos tesouros. Na mata, Saci assusta Aladim. Benta fala para a turminha que vai contar a História das Mil e uma noites. A avó vai para a biblioteca e pega o livro, mas percebe que a história do Aladim está em branco. Aladim anda pela feira Árabe que tem no Arraial. No Sítio, Emília diz que o tapete é do Aladim e que vai encontra - lo.

Feito por Pablog em 2010

A Confusão termina!

Hoje no Gloob, todos se espantam com noventaequatropeia gigante. Curupira e Saci conversam sobre as reformas da Emília. Benta conversa com Emília e Visconde. Os dois entendem que não devem fazer reformas a natureza. Pedrinho tem a ideia de fazer uma armadilha para os insetos gigantes. Teodorico chega ao Sítio e fala do susto que passou na venda do Elias. Todos ajudam a fazer uma jaula para prender todas as aberrações. Emília coloca folhas até a jaula para atrair os insetos. A Pulga aparece na venda do Elias, todos se espantam. Os insetos caem na armadilha, todos comemoram. Strausnoff dá um notório do saber para o sabugo. Saci e Curupira chegam ao Sítio. O protetor das matas faz os insetos diminuírem. Saci conta para Pedrinho tudo o que o Curupira fez. Todos comemoram. Emília diz que Strausnoff pode levar Rabicó para pesquisar. O Porco foge, todos riem

Aventuras no Sítio: Histórias de Nastácia

Capítulo 09
Todos correm para um lado. Emília fica com Visconde. Pedrinho e Narizinho ficam juntos. Saci e Barnabé não encontram os outros e começam a gritar. Todos estão perdidos. Benta quer ir falar com Elias e coronel e sai com Nastácia pela charrete. A avó fala para Quindim Rabicó e burro tomarem conta do Sítio. Pedrinho e Narizinho encontram a casa onde o jabuti está preso. Eles olham pela janela e veem o homem amarrando o pobre jabuti. Benta e Nastácia estão a caminho do Arraial quando veem uma madrasta dando chicotadas em 3 meninas; A avó pede para a mulher parar e a madrasta sai correndo. A rainha que saiu do ribeirão está sozinha na mata. Saci e Barnabé chegam na entrada da gruta da Cuca e ouvem gargalhadas. Pedrinho e Narizinho veem o homem sair da casa e entram para soltar o jabuti. Jabuti agradece e sai correndo com os netos de Benta. Barnabé e Saci veem Cuca comemorando a maldade que fez em trazer os personagens do folclore para o Sítio. Os dois entendem que Cuca é a culpada de tanta confusão

Diversão a toda hora – Massinha caseira




Em uma tarde chuvosa, a Tia Nastácia resolveu propor uma nova brincadeira para os meninos.


- Que tal fazer um boneco de massinha?


Todos adoraram a ideia, só a Emília ficou com ciúme, afinal, não queria perder o seu posto de boneca preferida.


A Tia Nastácia mostrou uma receita muito simples de massinha caseira, que pode ser feita com os seus pais. Ela fazia quando era criança também.



As crianças adoraram a brincadeira. E você? Quer aprender? Chame seus pais, tios, para brincarem de novo.


Você vai precisar de:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 xícara de água (ou o suficiente para dar a consistência desejada, pode ser mais ou menos)
2 colheres de sopa de óleo
Corante alimentício nos tons desejados


Modo de fazer:


Misture a farinha com o sal, acrescente a água aos poucos e vá mexendo até ficar com consistência de massinha.





Acrescente o óleo aos poucos também e misture bem.





Divida a massa em 4 partes.





Em cada parte acrescente algumas gotas do corante na cor desejada.





Amasse bem até ficar homogêneo (tudo igualzinho).





Pronto! Você pode inventar a forma que quiser para a sua massinha.


Isabelle Reencontra Xuxa

Xuxa e Isabelle Drummond no intervalo das gravações (Foto: Cheias de Charme / TV Globo)
Olha só quem vai cruzar com Cida (Isabelle Drummond) nos bastidores de um evento de moda badaladérrimo: Xuxa! As cenas dessa sequência foram gravadas na tarde desta quinta-feira, 30 de agosto, em São Paulo. Elenco e equipe viajaram especialmente para a gravação. Um luxo, não?
Xuxa e Isabelle Drummond no intervalo das
gravações (Foto: Cheias de Charme / TV Globo)
Na cena, imagine só! Cida encontra a apresentadora do TV Xuxa, que não esconde sua admiração pelo trabalho das Empreguetes. Quem está por lá, acompanhando Cida, é Brunessa (Chandelly Braz). A periguete fica louca ao cruzar com a rainha dos baixinhos. Claro que rola aquela foto para recordar o momento.
Mas, não foi uma foto qualquer, né?! Fofa, Xuxa atende ao pedido da fã e as três relembram a capa do primeio álbum da rainha dos baixinhos, lançado em 1986, e fazem a pose que marcou a carreira da apresentadora. Lindas!
Vão ser cenas bafônicas, né? Fique ligado! Elas vão ao ar a partir do dia 5 de setembro

Isabelle já participou com a Xuxa em um especial do Estação Globo. Isabelle fez Emília.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Emília consegue o anel e termina com toda a confusão!

Hoje no programa, Emília avisa que também vai atrás do anel. Cuca, Iara e Pesadelo aparecem disfarçados no Arraial e entram na Pensão. Joaninha avisa que não viu nem um anel e diz que o seu gato pode ter comido. Os três vão para fora e vêem o gato. Pesadelo sobe no telhado e pega o gato. Todos do Sítio vão para o casamento de Teodorico. No Arraial, todos comparecem a festa do coronel e de "Tibita", a Joaninha nova. Na hora do casamento, o padre começa a cerimônia. Emília pára tudo e tira o anel da mão de Joaninha, ela volta a ser velha. Todos ficam pasmos. Depois, Teodorico agradece a turma do Sítio e descobre que seus netos fugiram. Izabel, Argemiro, a turminha e o Saci chegam do lado de fora da gruta. Emília entra e mostra o anel. Cuca, Iara, Pesadelo e a Bruxa de Portugal correm atrás da boneca. Emília chega perto do rio e joga o anel, que cai em cima de uma pedra. Todos pensam que ele caiu no rio. A Bruxa de Portugal empurra Cuca e Pesadelo. Iara faz a portuguesa virar pedra e a joga no rio. A Bruxa evapora. Iara entra no rio. Cuca e Pesadelo voltam para a gruta. A Turma percebe que Izabel e Argemiro sumiram. Emília avisa que o feitiço da bruxa acabou e eles foram para Portugal. Depois, Dona Benta diz que Emília está certa. Iara avisa para seu reflexo que não achou o anel. O velho Querelas aparece na pedra e pega o anel. Tempo depois em Portugal, Izabel e Argemiro, livres dos feitiços, esperam um filho e se for menina, eles vão colocar o nome de Emília.

Pequeno Polegar volta para o livro de Carochinha

Hoje no Gloob, a formiga gigante assusta Pedrinho e Narizinho. A formiga vai embora. Teodorico chega e pergunta o que eles estão fazendo. Uma pulga gigante aparece na frente dos três. Os primos vão avisar para a avó o que viram. Teodorico fica pasmo. Carochinha reconhece Polegar e dá uma pílula de encolhimento para o personagem. Polegar volta a ser pequeno e pede para a barata deixar ele se despedir do Visconde. Pedrinho e Narizinho contam para Dona Benta e Emília sobre os insetos que viram. A avó fica preocupada. Pedrinho desconfia que Emília está metida nessa confusão. Um cientista chamado Strausnoff chega no Sítio e fala para Benta que a origem dos insetos foi da região do Arraial dos Tucanos. Polegar se despede do Visconde e volta para o livro de Carochinha. O Curupira fala para o Saci que vai invadir o Sítio se não pararem de mexer na natureza. Saci aparece no pomar do Sítio e fala com Emília, Pedrinho e Narizinho. Os primos descobrem que foi a boneca e o sabugo que mexeram nos insetos. A formiga gigante aparece na Venda do Elias. Teodorico e as outras pessoas ficam pasmos. Strausnoff fala com Visconde e descobre que foi ele que mudou os insetos. Depois, todos conversam tentando achar alguma maneira de fazer tudo voltar ao normal. Nastácia colhe alfaces na horta e vê a centopeia operada. A cozinheira grita e todos vão ver o que houve

Aventuras no Sítio: Histórias de Nastácia


A princesa ladrona entra na casa e coloca a cumbuca em cima de um móvel, na sala. A princesa sai sem ninguém lhe ver.Elias e Teodorico decidem pedir conselhos para Benta e partem de charrete para o Sítio. O jabuti toca uma gaita dessa vez e é capturado por um homem que o prende com cordas. O homem leva o jabuti para uma casa que apareceu no capoeirão como mágica. Turma decide ir para a mata procurar o tal monstro. A rainha, a turma, Barnabé e Saci partem para o capoeirão. Elias e coronel entram no Sítio e encontram Benta na varanda. A avó os convida para entrar e eles contam o que aconteceu. Elias Vê a cumbuca de ouro em cima do móvel e os dois ficam bravos, saindo da casa. Eles nem ouvem Benta, que tenta explicar que não conhece a cumbuca. Benta não entende, vai para a cozinha e fala para Nastácia o que houve. A turma e os outros andam na mata e encontram o bicho Manjaléu correndo em direção a eles.

Canal de perguntas




Gente, temos recebido tantas perguntas que vamos esticar o CANAL por mais um tempo!


A pergunta de hoje é de Melissa, de Campinas. A Melissa disse que tem vontade de fazer um diário da sua rotina da escola, como uma outra menina, Isadora, que fez uma página no Face chamada Diário de classe. Nele, fala do cotidiano escolar, das dificuldades que encontra nas aulas, por conta das dinâmicas estabelecidas pelos professores, do descaso com o espaço da escola e outras coisas. Vale a pena acessar e conhecer a página.


Bem, eu acho que qualquer tentativa de melhorar as condições de vida das pessoas é válida! Penso que mobilizar as pessoas para verem melhor, terem senso crítico diante das coisas é válido e importante para exercermos uma condição de cidadania mais livre. Mas acho que é preciso muito cuidado para que esse espaço não se torne um muro de lamentações, de queixas, de falta de proposições, um espaço de agressões, de falta de ética.


Falar sobre o real, sobre o vivido é muito importante, mas, quando temos essa ferramenta potente nas mãos, que é a internet, é preciso tomar cuidado com ofensas, com injustiças, com acusações sem termos provas. É o que temos discutido nesse espaço do Blog quando nos referimos à má conduta, às redes sociais etc.


Então, se você, Melissa, quer fazer uma página como a Isadora, terá de ter cuidado, ética, atenção com a sua postura. Peça ajuda de um adulto para escrever coisas que contribuirão com a sua escola, com a vida de seus colegas. Respeite muito as pessoas que estão por trás das figuras de professores e diretores. Generosidade pode mudar o mundo! Não se esqueça de nos enviar o link da sua página quando estiver pronta, tá?

Vamos reciclar?




Fico muito impressionado ao ver como as crianças e os jovens estão, cada vez mais, conscientizando-se da importância de cuidarmos do nosso planeta! Já escrevi aqui sobre isso, mas hoje quero conversar sobre A Reciclagem do nosso lixo doméstico, ou seja, o lixo que produzimos em casa!


Quase todas as coisas que consumimos, não sei se repararam, vêm embaladas em plásticos, latas, vidros, papéis. Pode ser uma bolacha de água e sal, pode ser um suco, pode ser um sorvete…


E o que fazemos com essas embalagens? Imaginem um lugar gigante, mais ou menos do tamanho de um campo de futebol! Tanto em largura como em profundidade! Imaginem esse lugar cheio de lixo!


Restos de alimentos, de vidros, metais, plásticos, papéis, móveis de casa, coisas que nem imaginamos. Todo esse lixo rodeado por animais que se alimentam desses materiais: ratos, urubus, baratas. É essa a solução que as cidade haviam encontrado para dar um fim ao lixo que consumimos. Deixava-se lá, cobria-se e “caso encerrado”. Todo aquele material se decompondo vagarosamente, soltando líquidos e fumaça tóxica, altamente prejudicial à saúde do planeta. Contaminava-se o ar, os mananciais. Um horror.


Bem, mas podemos contribuir para que esse cenário seja cada vez menos recorrente. E sabem como?


Todo mundo fala em reciclar. Na minha casa, por exemplo, separamos o lixo. Um lugar para depositar o lixo orgânico, restos de comida, e outro lugar para depositar o que pode ser reciclado: metais, vidros, plásticos e papéis. Lavamos cada um dos materiais (o que é muito importante) e deixamos em um latão comum do nosso prédio. Você pode pedir ao síndico do seu condomínio para adotar essa atitude onde vive! Isso tem de virar um hábito.


Mas reciclar não basta! Temos de cobrar, de alguma forma, que os produtores das embalagens repensem nos materiais que utilizam na hora de guardar e condicionar os alimentos. Então, o esforço fica completo. Não adianta nós reciclarmos e a produção de plástico aumentar, por exemplo!


Então, mãos à obra para conscientizar as pessoas a reciclarem seus lixos domésticos. Pode ser no condomínio, no clube, na escola, em casa, no bairro!


Um abraço para vocês e até o dia 12 de setembro!
Marcelo


Marcelo Cunha Bueno é consultor do Mundo do Sítio, desde o começo do site. Acompanhou a criação da Terra Encantada da Sabedoria, Biblioteca do Visconde e o jogo Brincaderia. Além disso, é dono da escola Estilo de Aprender, em São Paulo, e colunista da Revista Crescer

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dona Joaninha usa o anel e vai casar com Teodorico!

Hoje no programa, Joaninha fica bonita e vai até a casa do Teodorico. Coronel se apaixona por ela e nem ouve Dona Benta por telefone. Doutor Caramujo faz cirurgia em Izabel e Argemiro. Amanhece e o médico volta e tira os esparadrapos das pernas e das cabeças das visitas. A cirurgia não funcionou e Emília fica furiosa. Antera conta para Cuca e Iara onde está a mão. As três correm para pegar o anel e deixam a bruxa de Portugal amarrada. Saci ouviu tudo e sai ventando. Benta vai casa coronel e encontra ele com Joaninha transformada em nova. Coronel diz que vai se casar com Tibita, mas ele nem sabe que Joaninha e ela são as mesmas pessoas. Saci aparece no Sítio e fala onde foram Cuca, Iara e Pesadelo. A turma também quer ir atrás do anel. Lá vem confusão!

Pedrinho salva Rabicó!

Hoje no Gloob, Quindim fala para Narizinho, Emília e Pedrinho que acredita que Rabicó ficou preso no caminhão da campanha contra a fome. Barnabé arruma a sela no Pangaré e Pedrinho parte para encontrar o porco. Visconde diz ao Polegar que as suas experiências sumiram e não sabe o que pode acontecer. O personagem se oferece para o sabugo fazer as experiências com ele para saber o que houve com os insetos. O motorista do caminhão vê uma pulga gigante na estrada e resolve descansar. O motorista dorme e sonha com o inseto gigante. Pedrinho chega e o acorda. O menino fala do porco. Rabicó sai do caminhão feliz. No laboratório, Visconde termina de fazer experiências com Polegar e o personagem começa a se sentir mal. Pequeno Polegar cresce e Emília e o sabugo observam. Rabicó chega no Sítio com Pedrinho. Narizinho fica feliz. As notícias de um inseto gigante começa a se espalhar pelo mundo. Visconde e Emília vêem Polegar grande. Depois, o sabugo vê as notícias no jornal e fala para Emília que o inseto gigante é a pulga que eles operaram. Visconde também diz que o mundo todo está vendo a mesma pulga. O vizinho de Benta, Candorra fala para ela que quer vender o Sítio, pois viu uma formiga gigante por lá. Pedrinho e Narizinho ouvem e resolvem ver essa história de perto. Polegar anda pelo Sítio, feliz com seu novo tamanho. Carochinha aparece e desconfia que ele seja o seu personagem. Pedrinho e Narizinho chegam na estrada que leva à fazenda de Candorra. Os primos vêem a formiga gigante

Aventuras no Sítio: Histórias de Nastácia


Elias pega a cumbuca de ouro e sai. Turma anda pelo Sítio com a rainha que saiu do ribeirão e colhe frutas do pomar. Elias vai à casa de Teodorico e mostra a cumbuca de ouro e diz que achou nas terras que comprou dele. Teodorico fica fascinado e vai até a venda  com Elias. Elias diz que eles podem dividir o ouro. Eles deixam a cumbuca em cima do balcão. Coronel aceita a proposta de Elias. Eles olham para o lado e não acham o ouro. Uma moça sai da venda com a cumbuca: é a princesa ladrona. Na mata, Saci vê o bicho manjaléu e sai ventando até casa Barnabé. Saci conta para o velho o que viu e Barnabé acredita, pois também viu o ser na noite anterior. Os dois querem fazer algo. Um jabuti toca flauta pelo capoeirão. Turma anda pelo Sítio e levam a Rainha para conhecer Barnabé. Eles chegam e descobrem que um monstro está rondando o Sítio e a mata. A princesa ladrona entra no Sítio com a cumbuca de ouro...

Programação de Sábado


Evento literário traz Ziraldo e outras atrações a Monteiro Lobato

Monteiro Lobato realiza a partir desta quinta-feira (30) o terceiro Festival de Literatura Infantil. O evento - que segue até o próximo domingo - vai promover o encontro entre escritores e o público.

Uma das principais atrações vai ser o escritor e cartunista Ziraldo, que participa de um bate-papo no encerramento do evento.

O Festival deste ano destaca o legado do escritor José Bento Monteiro Lobato, que completaria 130 anos em 2012. Foi na cidade que o escritor criou suas principais obras literárias: Urupês, Jeca Tatu e o Sítio do Picapau Amarelo.
Na quinta e sexta-feira, as atividades ocorrem nas escolas municipais e na biblioteca pública da cidade. Entre as atrações, haverá contação de histórias com o escritor Jonas Ribeiro e apresentações teatrais.
Mundo Infantil
No sábado e domingo a Praça Deputado Cunha Bueno promove um passeio pelo mundo da literatura, com exposição, venda e distribuição de livros, brincadeiras e oficinas culturais. A tenda principal será palco para bate-papo com escritores, literatura cantada e apresentações artísticas.
Entre as atrações estão o astronauta brasileiro Marcos Pontes, a escritora vencedora do prêmio Jabuti (2009) Dulce Auriemo e o cantor e compositor Jair Oliveira “Jairzinho”.
Legado de Lobato
Na manhã de domingo (02), às 9h30, os escritores Oiram Antonini, Nelson Somma Junior, Conceição Molinaro e Carmem Lúcia de Azevedo, se reúnem na mesa “Monteiro Lobato”. Uma oportunidade para conhecer a obra de uma das referências da literatura infantil brasileira.
Ziraldo
No encerramento do evento, às 15h, acontece um bate-papo com o escritor Ziraldo. Prestes a completar 80 anos, está entre os mais conhecidos escritores infantis do Brasil. Desde 1979 concentra-se na produção de livros para as crianças, entre eles, “O Menino Maluquinho”.

Foto: Ziraldo caracterizado de Monteiro Lobato!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Cuca captura Antera!



Hoje no programa, Antera dá moedas de ouro para Joaninha e consegue se hospedar na pensão. Cecéu leva a bruxa até o quarto e depois a bruxa de Portugal procura a ão pela pensão. Teodorico fala com Benta por telefone e a avó não tem coragem de contar o sumiço das tartarugas. Iara aparece na gruta da Cuca e convence a bruxa a ir atrás de Antera. Pesadelo, Iara e Cuca se transformam em gente e vão na pensão. Eles pegam a bruxa, deixando a mão na pensão. Emília chama Doutor Caramujo e ele vai operar Izabel e Argemiro. Joaninha acha a mão e pega o anel. Ela coloca e vai acontecer muitas confusões...

As experiências do Visconde somem!

Hoje no Gloob, Nastácia vê a galinha atacando Polegar e o salva. A Cozinheira leva ele para dentro e mostra a visita para Dona Benta. Nastácia vai na cozinha pegar algo para ele comer. Pedrinho e Narizinho chegam e ficam felizes por verem o pequenino na sala. Emília chega e conversa com o visitante. O Curupira fala para o Saci que alguém do Sítio está pegando alguns insetos da mata. Benta e Nastácia ouvem barulhos de trovão e vão tirar as roupas do varal. Logo depois, a cozinheira vai pegar o Visconde para levar para dentro. Na sala, todos conversam. Nastácia conta a história do Curupira. A Chuva entra no laboratório do Visconde e joga todas as experiências para fora do oco da árvore. Depois da chuva, a campanha contra a fome começa. Todos comparecem. Rabicó entra no caminhão da campanha. O motorista tranca o porco lá dentro, sem perceber e sai com o veículo. Visconde e Polegar vão ao laboratório. O Sabugo fica pasmo com o sumiço de suas experiências

Visita à Editora Globo


Visita À Editora Globo


Visita à Editora Globo

Aventuras no Sítio: Histórias de Nastácia


Turma corre para a cozinha e vê a formiga gigante comendo as coisas da mesa. Pedrinho pega o bodoque e expulsa a formiga da cozinha. Nastácia diz que aquela formiga lembra a história da formiga e a neve, onde uma formiga fica presa na neve e pede ajuda para vários seres. No final Deus manda a formiga ir furtar. Nastácia conta que vários personagens de suas histórias estão aparecendo no Sítio, inclusiva a Rainha que também está na cozinha. No Arraial, Elias fecha um negócio com Teodorico e compra suas terras. Elias fica feliz. Barnabé encontra Quindim e pergunta para ele se não viu algum monstro pelo Sítio. O rinoceronte diz que não. A Rainha que saiu do ribeirão comemora poder enxergar e conhece o pomar, o Sítio inteiro. Elias encontra uma cumbuca com ouro nas terras que comprou de coronel e fica pasmo...

Cuca na redação do Mundo do Sítio!

Foto: Quando vê uma revista Casa e Comida, a Cuca esquece suas maldades e corre para ler receitas maravilhosas! http://instagr.am/p/O4etv1gQBZ/

Visita ilustríssima




Olha só quem veio visitar a redação do Mundo do Sítio essa tarde: a Emília, o Visconde, o Marquês de Rabicó e a Cuca.






Foram muitos flash, autógrafos… A Emília já estava doidinha de tanta alegria e o Rabicó, morrendo de fome com a correria.





Durante o passeio, o Visconde parou para ler um dos seus livros favoritos.





Só a Cuca que saiu aprontando todas, mas ainda bem que os outros personagens estavam aqui para controlar.



 

Dicas e macetes dos jogos do Mundo do Sítio

Quer saber como passar a 10 fase do Saci Pula-Pula? E para que serve os itens dos jogos? Veja algumas dicas e macetes que o pessoal do Mundo do Sítio vai te ensinar para você se dar bem em todos os jogos

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A mão fujona

Hoje no programa, Pesadelo sia atrás da mão da bruxa de Portugal. Ele encontra e leva para a gruta. Saci aparece e também vê a mão. A mão foge de novo. A bruxa de Portugal procura a mão pela mata. Turma encontra Argemiro e Izabel. Depois de perderem os dois de vista, a turma se depara com a mão da bruxa andando pela mata. Pedrinho, Narizinho e Emília encontram Iara e a rainha das águas conta o que houve. Pesadelo encontra as tartarugas e decide colocá - las na panela. Emília manda Iara convencer Cuca a pegar o anel da bruxa, pois assim a malvada fica sem poderes. A mão anda pelo Arraial e a bruxa aparece por ali procurando por ela. Iara entra na gruta para colocar o plano de Emília em ação. A mão entra na pensão e a bruxa também entra na hospedagem. Joaninha lamenta pois coronel lhe deu um fora. A bruxa aparece na recepção, assustando Cecéu e Joaninha. Turma vai para mata procurar Izabel e Argemiro. Barnabé e seu grupo procuram pelas tartarugas e encontram Izabel e Argemiro. Os portugueses fogem, mas são encontrados pela turma.

Pequeno Polegar em perigo!

Hoje no Gloob, Emília, Visconde e Narizinho montam um esqueleto de brinquedo. Dona Benta pensa em uma campanha contra a fome. Visconde conversa com Emília. Os dois resolvem fazer uma nova reforma na natureza, mas agora vão usar a ciência. Narizinho vai no quarto de Pedrinho e ambos conversam. O menino encontra o Pequeno Polegar em baixo de sua cama. Narizinho fica encantada. Benta coloca cartazes da campanha contra a fome no Arraial. Emília sai pela mata para procurar cobaias para as experiências que ela e Visconde vão fazer. A Boneca conversa com seus besouros, quando vê algumas formigas para as experiências. Nastácia conversa com Polegar. Pedrinho e Narizinho falam brincando que é melhor chamar o gigante. Polegar foge de medo e vê Quindim, o pequenino se assusta. Os primos procuram o Polegar pelo Sítio. Benta chega e os dois pedem para avó tomar cuidado por onde pisa e por onde anda com o carro. Polegar passa na frente do galinheiro e uma galinha o ataca

Lobisomem

Uma das lendas mais conhecidas já assustou várias vezes os moradores do Sítio do Picapau Amarelo.

Curupira

O Curupira já passou pelo Sítio várias vezes. Em 1977 ele deu as caras pela primeira vez. Em 2001 na história O Saci e Reforma da Natureza ele deu ar da sua graça. Depois disso não parou de fazer aparições pelo Sítio do Picapau Amarelo.

Mudança na loja do Sítio!

A Loja do Sítio no site da Globo Marcas está com mais artigos para a venda. Resta saber se virão mais produtos do Sítio?

Aventuras no Sítio: Histórias de Nastácia!


Capítulo 05
Dona Benta manda todos irem dormir. A rainha vai ficar no quarto de hóspedes. Nastácia apaga o lampião. É um monstro que está atrás da moita sai e anda pelo Sítio. Enquanto todos dormem na casa, Barnabé ouve barulhos e sai de sua casa. O velho vê o monstro e entra em casa correndo. Rabicó e Conselheiro também veem e correm. Amanhece. Nastácia faz bolinhos  coloca na janela. A cozinheira vai dar comida para as galinhas e encontra Barnabé. O velho fala do monstro e ela fica pasma. Nastácia percebe, que como Barnabé descreveu, é o monstro manjaléu de sua história. Nastácia volta para cozinha e não acha os bolinhos e pensa que foi Rabicó. Nastácia se vira e encontra João e Maria, uma de suas histórias do folclore, diferente da de Andersen. João e Maria correm. Benta aparece e pergunta por que demorou levar os bolinhos para a mesa do café. Nastácia fala sobre suas histórias e personagens que estão no Sítio. Benta diz que não pode ser verdade e ao se virar vê uma formiga gigante mexendo no fogão. As velhas gritam e a turma, que está na mesa, ouve...

domingo, 26 de agosto de 2012

Vale a pena lembrar!

Guerra de tortas na ficção. O Sítio estava ali! http://globotv.globo.com/rede-globo/video-show/v/reveja-cenas-de-torta-na-cara-em-novelas-e-programas-da-telinha/1023961/

A Reforma da Natureza - Parte 2 no Gloob

Aventuras no Sítio: Histórias de Tia Nastácia

Barnabé pega a moça pela mão e a coloca na charrete. Ele volta ao sítio. Macaco anda procurando borboletas, mas “sem querer” acerta as orelhas do coelho e pede desculpas.Coelho quer se vingar. Barnabé chega no terreiro e leva a moça até a sala, onde estão todos. Barnabé diz que ela é cega. A moça diz que é uma rainha e que ficou cega por causa de uma maldade. Emília usa o faz de conta e faz a moça voltar a ver. A rainha abraça a boneca e Benta a convida para passar a noite. Nastácia volta para a cozinha e lembra que a rainha é de uma suas histórias do folclore. O macaco está deitado e o coelho acerta a perna dele pensando ser “cobras. Macaco corre atrás do coelho, que se esconde em uma toca. Desde então, os coelho adoram morar em tocas. Ao anoitecer Nastácia conta uma de suas histórias, até a rainha escuta. A cozinheira conta da Princesa Ladrona, onde os filhos de um rei apostavam dinheiro e a princesa sempre ganhava o jogo e consequentemente o dinheiro. Por fim o caçula dos filhos do rei não quis apostar dinheiro e venceu a princesa ladrona. Enquanto todos estão na varanda ouvindo histórias, algo ronda o Sítio e os observa...

sábado, 25 de agosto de 2012

Semana da Pátria com programação especial na Rede Mabu

A Semana da Pátria será de diversão e muitas opções gastronômicas na Rede Mabu Hotéis & Resorts. De 07/09 (sexta-feira) a 09/09 (domingo) a programação especial contemplará o Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu/PR, e o Mabu Capivari Eco Resort, em Campina Grande do Sul/PR. Os clientes poderão contar com jantares temáticos e muitas atrações de lazer, além de uma completa infraestrutura que deve garantir momentos memoráveis para toda a família.
MABU THERMAS & RESORT EM FOZ DO IGUAÇU

O Mabu Thermas & Resort apresenta de 07/09 a 09/09 o aguardado Festival Cores e Sabores, que traz muitas atividades recreativas e culturais, além de jantares temáticos embalados por música ao vivo. A intenção é proporcionar aos hóspedes a energia brasileira com uma programação voltada à cultura do país. Para as crianças, uma das principais atrações é a área de lazer inspirada no Sítio do Picapau Amarelo. Os pequenos têm à disposição diferentes brincadeiras com caráter educativo, como a “Horta da Narizinho”, o “Poço do Visconde”, o “Cantinho da Emília” e o “Parquinho do Pedrinho”.

Aventuras no Sítio: Histórias de Tia Nastácia!

Capítulo 03
 A mulher cega sai do ribeirão e vai batendo nas árvores para se localizar. Primos chegam ao Sítio e veem um coelho pulando pelo terreiro, eles estranham, pois é um coelho diferente, grande. Primos entram ao Sítio e falam para a avó sobre o coelho. Benta diz que deve ter vindo do capoeirão. O coelho encontra o macaco na mata e eles querem caçar. O coelho vai caçar cobras e o macaco borboletas. Emília diz para Nastácia, primos, Visconde e Benta que tem algo acontecendo no Sítio, pois viu um macaco pela região.  Nastácia tranca a casa com medo. Saci fala para Cuca que viu um monstro pela mata. A bruxa não dá importância. Barnabé vai de charrete pela estrada para chegar a venda. O velho freia o cavalo ao ver a mulher cega tentando se localizar.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Cuca ataca a bruxa de Portugal!

Hoje no programa, a bruxa faz acontecer vários raios. No Sítio, todos percebem os raios e ficam com medo. Emília descobre que Izabel e Argemiro foram se entregar. No Arraial, todos percebem os raios e ficam com medo. Joaninha vai para casa de Teodorico cuidar das tartarugas, mas elas não estão lá, estão no Sítio. Bem as tartarugas fugiram e são encontradas por Izabel e Argemiro. Iara aparece no gruta e a bruxa de Portugal a faz desmaiar. Cuca acorda e segura a bruxa. Iara acorda. Cecéu fala para Joaninha que não era legal ela ficar sozinha com o coronel.  Joaninha acha que é legal ficar falada e manda Cecéu espalhar a notícia. No sítio, um grupo sai para procurar as tartarugas e outro sai para encontrar Izabel e Argemiro. A bruxa de Portugal vai usar o seu anel do poder, mas Cuca morde a mão da bruxa, que cai. A mão foge com o anel e Antera fica sem sua mão e sem o anel...

Emília faz tudo voltar ao normal!

Hoje no Gloob, Dona Benta e Nastácia vêem a cadeira da sala flutuando. Emília e Magrela chegam. A Boneca conta sobre suas reformas. Um apito dá para ser escutado da cozinha. Barnabé chega e fala que quando o leite esquenta ele apita e desliga sozinho, mais uma reforma de Emília. Cuca chega na gruta e vê Pedrinho, Narizinho e Rabicó fora da jaula. Pedrinho fala algumas palavras mágicas e a bruxa flutua. Todos fogem, até Teodorico. Magrela se despede de Emília. A boneca joga o pirlimpimpim na amiga e Magrela volta para casa. Pedrinho, Narizinho, Rabicó e Teodorico chegam ao Sítio e vêem as abóboras na jabuticabeira. Os netos vão para a sala e abraçam Dona Benta. Nastáia dá um chá de maracujá para Teodorico se acalmar, pois ele viu a Cuca. Benta fala com jabuticabas e descobre que elas estão sofrendo com a reforma. No Sítio, todos olham as reformas que Emília fez. Barnabé mostra a cerca para Teodorico. Visconde avisa para Benta e as crianças que o Rabicó está comendo os livros da biblioteca. Saci aparece na gruta e lê palavras mágicas para fazer Cuca descer. A Bruxa cai dentro do caldeirão. Saci vai embora sem ajudar a Cuca a sair do caldeirão. Benta fala com Emília e a boneca se convence que as reformas não foram boa ideia. Emília faz tudo voltar ao normal. Nastácia fala para Benta que gostou de algumas reformas da marquesa. Visconde conta para Emília sobre o Doutor Zamenhoff. Na hora do lanche, Benta, Nastácia e os netos comemoram

Dia da Infância!

A infância é o tempo de descobertas, fantasias e muita brincadeira. Hoje, dia 24 de Agosto, é comemorado o dia da infância. Desde quando abrimos os olhos pela primeira vez, vemos o mundo e com o tempo vamos crescendo. Começamos a andar, falar, mesmo que seja um pouquinho errado, brincamos com amigos e estudamos. Na escola aprendemos a ver a vida com outros olhos e a hora mais legal é o lanchinho e o recreio. Quando crescemos acho que perdemos um pouco a graça, pois em algumas pessoas a fantasia vai embora.


"Acho a criatura humana muito mais interessante no período infantil do que depois de idiotamente tornar-se adulta."
                                                                                                                                 Monteiro Lobato

Lenda do Boitatá




Em cada canto do Brasil, ele ganhou um nome. No Sul, é conhecido como Baitatá, Batatá ou Bitatá. No Nordeste, virou o Batatão, na Bahia é chamado de Biatatá e pelos índios será sempre lembrado por Mbaê-Tata.


O Boitatá, nome que se tornou mais popular, é uma cobra (ou serpente) que tem o corpo coberto por fogo. Há quem diga que seus olhos são verdadeiros vulcões que queimam quem cruzar o seu caminho. Mas fique calmo. Ele não é mal. Só quer defender a mata de pessoas perigosas.


Vive na água, mas consegue sair do seu habitat com facilidade se percebe que a floresta está ameaçada. E para proteger a mata é capaz de fazer qualquer coisa até se transformar em um tronco só para vigiar os lenhadores.


A lenda do Boitatá é uma das mais antigas e por isso veio sofrendo modificações ao longo dos tempos. No Brasil, há quem acredite ainda que esse bicho não é uma cobra e sim um touro gigante que solta fogo pelo nariz.

A Cuca chegou na caverna e não gostou do que viu…




A Cuca estava passeando pelo Capoeirão quando os invasores chegaram a sua caverna. Ela ficou furiosa com o que viu.


- Como ousam? Quem vocês pensam que são seres insolentes?


Ficou nervosa mesmo. Tão nervosa que quebrou uma vassoura, rachou o caldeirão e arrancou alguns quadros da casa. Está tudo ainda mais bagunçado e mais sujo. Acho que a Cuca não percebeu que tudo isso tem relação com a falta de banho e de higiene dela.


Ela está tentando, ao modo dela, eliminá-los. O que será que ela vai fazer?

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Izabel decide se entregar para a bruxa!

Hoje no programa, Nastácia vê Dona Benta transformada em bebê e fica pasma. Visconde aparece e também fica pasmo. Barnabé aparece na janela e não entende nada. Izabel fala para Narizinho que a Bruxa está ali por sua causa. A Bruxa de Portugal faz a Cuca dormir e avisa para Pesadelo a sua patroa só vai acordar quando ela quiser. Emília, Narizinho, Pedrinho e Visconde não sabem o que fazer. Eles ouvem um grito de Nastácia e vão para a cozinha. A Cozinheira avisa que Benta virou uma sementinha. Izabel alimenta Argemiro. Visconde avisa para a turminha que Benta poderá sumir, pois a avó está regredindo. Nastácia chora pela Benta. Barnabé a consola. Izabel se acha culpada de tudo o que está acontecendo de ruim no Sítio. Izabel pega Argemiro e avisa ao Zé Carijó que vai se entregar para a Bruxa de Portugal. Zé tenta fazer a princesa desistir da ideia, mas não consegue. A Dama dos Pés de Cabra se despede de Quindim e Conselheiro e sai do Sítio. Emília quer pedir para Izabel dizer todos os pontos fracos da Bruxa. A Boneca fala com Zé e descobre que a princesa foi embora. Nastácia não encontra os netos de Teodorico transformados em tartarugas e grita pedindo ajuda. Emília manda Zé plantar Dona Benta transformada em sementinha. Rabicó traz o regador. A Boneca rega e a semente brota. Benta aparece, todos ficam felizes. A Bruxa de Portugal vê tudo na bola de cristal e quer acabar com todos do Sítio do Picapau Amarelo

Nastácia se espanta ao chegar no Sítio!

Hoje no programa, Visconde é atacado pelos anticorpos do Doutor Zamenhoff. No Sítio, Saci não consegue derrubar mais a cerca. Barnabé conversa com a vaca mocha. Emília e Magrela fazem reformas nos livros da biblioteca, fazendo eles ficarem com gosto de comida. Narizinho vê um livro da Cuca. A Bruxa manda ela não mexer. Pedrinho não está interessado em se tornar mau. Zamenhoff espirra e Visconde sai do corpo do doutor. Magrela reforma o Conselheiro. Emília não gosta. Nastácia manda os líderes ficarem quietos. Dona Benta fala da paz. Teodorico procura pelos netos de Benta na mata. Cuca prende os seus prisioneiros e sai para capturar o coronel. Narizinho mostra a chave e todos saem da jaula. Teodorico aparece dentro da jaula. Na conferência, todos gostam do discurso de Dona Benta. Visconde e Zamenhoff chegam. Depois de um tempo, Nastácia, Benta e Visconde chegam ao Sítio e percebem as reformas. A cozinheira vai ao pomar procurar Narizinho e vê as abóboras no lugar das Jabuticabas