Buscar no Blog

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Versão 1977


A adaptação mais conhecida e exportada para o mundo todo foi a da Rede Globo, de 7 de março de 1977 a 31 de janeiro de 1986 sobretudo para países de língua portuguesa. Houve uma censura em Angola, por pensarem que a Tia Nastácia era uma escrava. Os bonecos eram todos brasileiros criados por Rui de Oliveira e Marie Louise Neri.


A trilha sonora foi dirigida por Dori Caymmi e era formada por temas essencialmente nacionais, ressaltando a mitologia e o folclore. Destaca-se a música tema da abertura composta por Gilberto Gil, "Sítio do Picapau Amarelo".
Nesta versão, os personagens ficaram imortalizados pela interpretação dos atores. O elenco principal era composto por Zilka Sallaberry (Dona Benta), Dirce Migliaccio (Emília), Jacyra Sampaio (Tia Nastácia), Rosana Garcia (Narizinho), Júlio César Vieira(Pedrinho), André Valli (Visconde de Sabugosa), Samuel Santos (Tio Barnabé), Dorinha Duval (Cuca), Romeu Evaristo (Saci), Ary Coslov (Jabuti), Germano Filho (Elias Turco), Jaime Barcellos (Coronel Teodorico), Tonico Pereira (Zé Carneiro), Aloísio Ferreira Gomes (Malazarte) entre outros.
No tempo em que esteve no ar o programa sofreu algumas modificações. A atriz Renny de Oliveira substituiu Dirce Migliaccio em janeiro de 1978 e ficou na série até 1983. Ainda em 1978, a atriz Stela Freitas passou a interpretar a Cuca no lugar de Dorinha Duval.

Nenhum comentário: