Buscar no Blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Livros do Folclore

Que tal se divertir com livros sobre o folclore:

Este livro de Monteiro Lobato narra mais uma temporada de férias de Pedrinho. O valente neto de Dona Benta vai ao Sítio do Picapau Amarelo em busca de novas aventuras e resolve caçar um Saci. Depois de capturar o mais famoso personagem do folclore brasileiro, Pedrinho faz um trato com o Saci e os dois se tornam amigos inseparáveis, participando juntos de aventuras incríveis.

 

Tia Nastácia e o Folclore, histórias para ler, criar e representar tem como tema a cultura popular do Brasil, apresentando várias manifestações folclóricas como mitos e lendas, simpatias, adivinhas, parlendas, brincadeiras, provérbios, superstições e crendices que estão incorporados ao dia-a-dia dos brasileiros. Descreve ainda vários mitos e sua distribuição pelas regiões do país e traz o roteiro de uma peça de teatro que, de forma lúdica, ajuda a transmitir esses conhecimentos da sabedoria popular ao público infantil. Ensina também a fazer um Saci dentro da garrafa com material reciclado e a esculpir uma galinha d´angola em argila.

"Folclore Brasileiro" traz muitas histórias, saiba por que o folclore brasileiro é tão rico. Venha dançar frevo, maracatu, chula, quadrilha. Entenda a origem das danças brasileiras. Entre nessa festa, e fique por dentro das animadas festas nacionais

Neste livro, Pedrinho passa a noite na mata junto com o Saci para desvendar os segredos da floresta.
Acompanhado pelo amigo de uma perna só, o menino vê de perto o Curupira e outros sacis. Ele também ouve histórias de arrepiar, como a do Jurupari, do Boitatá e do Negrinho do Pastoreio.
Entre um susto e outro, o menino aprende muito com o Saci, que diz que as coisas só existem quando se acredita nelas.

Nenhum comentário: