O uirapuru é o pássaro com um dos cantos mais bonitos de toda a floresta. Quando ele canta, todos os outros animais ficam em silêncio para admirar seu canto. É tão especial, que existem duas histórias sobre o seu surgimento. Você sabia?
Uma delas diz que um jovem índio apaixonou-se pela filha do cacique de sua tribo, um homem muito ciumento. Por não poder declarar o seu amor, o guerreiro pediu ao deus Tupã que o transformasse em um pássaro, para cantar as mais belas canções para sua amada.
Outra história diz que o chefe de uma aldeia queria escolher sua esposa e pediu a duas jovens da tribo que participassem de um desafio. Ele se casaria com a moça que acertasse a flecha em um alvo colocado bem alto. No entanto, a moça mais apaixonada não acertou a mira e ficou muito infeliz. Chorou e pediu à Tupã que a transformasse em um pássaro, para poder observar seu amado, mesmo que de longe.
Não se sabe qual dessas histórias é verdadeira, se a do guerreiro ou a da índia, mas por conta das duas lendas o uirapuru também é chamado de “rei do amor”, o pássaro dos apaixonados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário