Buscar no Blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Museu dá vida aos personagens do 'Sítio do Picapau Amarelo'

Imagine um lugar onde é possível conviver com os personagens da obra infantil de Monteiro Lobato: Narizinho está na porta de casa brincando com Pedrinho, Visconde de Sabugosa está lendo um livro na biblioteca e a boneca de pano Emília sentada na janela de um casarão histórico, dividindo uma porção de histórias com crianças que chegam de todas as cidades do Brasil. Assim é o ‘Sítio do Picapau Amarelo’, uma chácara de Taubaté (SP), destinada a encantar crianças e adultos com as histórias mágicas escritas por Lobato no início do século passado.
Criado em 1958, o Museu Histórico Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato foi instalado em um casarão de taipa de pilão, onde viveu o escritor até os 14 anos junto com seu avô, o Visconde de Tremembé. A localidade passou por uma venda da família, foi abandonada, reformada e, por fim, tombada patrimônio histórico pelo Estado de São Paulo, período em que foi entregue à população, em 1981.

Monteiro Lobato viveu muito tempo aqui nessa chácara, e você percebe que na obra dele há referências que ele tira daqui, como a jaqueira e o pomar de Dona Benta. Todo o universo lúdico dele foi criado aqui no ‘Picapau Amarelo’”, explica Tina Lopes, 50, coordenadora do museu, que preparou atividades especiais para o mês de outubro, em que se comemora o Dia das Crianças. (consulte a programação).
Com uma agenda agitada, o sítio conta com apresentações teatrais, brincadeiras, árvores frutíferas, playground, atividades culturais e o museu, que recebe cerca de 200 crianças por período (manhã e tarde). Número atingido "quase diariamente", afirma Tina. “As crianças e os adultos ficam encantados só de estar próximo aos personagens que saíram dos livros. São pessoas do país inteiro”.

Personagens de "A Reforma da Natureza"

Pedrinho
O espírito aventureiro do neto de Dona Benta faz com que ele se meta em diversas confusões
Emília
Boneca de pano que ganhou vida, ela é traquina e uma verdadeira matraca
Vaca Mocha
Vítima de uma das intervenções de Emília, a vaca ganha torneirinhas no lugar de suas tetas
Tia Nastácia
Cozinheira de mão cheia, ela é uma espécie de 'faz tudo' do sítio. É excelente contadora de 'causos'
Visconde de Sabugosa
Feito de sabugo de milho, é o sábio do sítio. Seu passatempo é ensinar as coisas para a turminha
Narizinho
Neta de Dona Benta, a menina de nariz arrebitado adora entrar em uma aventura
No dia em que a reportagem visitou o museu, um grupo de 32 crianças carentes da creche pública SOS, da cidade de São Lourenço (MG), chamou atenção. Elas estavam eufóricas com a apresentação teatral a que haviam acabado de assistir. “É um passeio cultural interessante para as crianças, que muitas vezes não têm conhecimento da importância dos personagens de Monteiro Lobato. Então, elas vêm ao passeio e ficam maravilhadas com o universo do escritor.”, explica Iris Nogueira, 30, coordenadora da creche.
Entre a garotada, Lurriely, 7 anos, tinha um motivo especial para comemorar. Ela foi convidada a dançar no palco do teatro e estava bem feliz. “Eu adorei a peça. Gostei de dançar no palco junto com Narizinho e a Emilia, que é a minha amiga”, disse.
E esta felicidade não atinge apenas o público que visita a atração; os atores que interpretam os personagens contam que diariamente se emocionam com o carinho que recebe dos visitantes. “O público troca experiências de vida com a gente. Eles sentam aqui e começam a falar com os personagens e contar suas histórias”, relata o ator Diego Dias, que interpreta o personagem Visconde de Sabugosa na peça apresentada no período da manhã.
Fernanda Oliveira, que faz o papel da Narizinho, reforça o apoio das crianças no cotidiano do sítio. “É muito importante, ainda mais quando estamos estreando uma peça nova. A sensação da estreia é emocionante, pois ela muda o jeito do seu personagem ser. O nervosismo é inevitável, mas, aos poucos, você vai se adaptando e consegue fazer um bom trabalho”, conta a atriz.
De fato, era a primeira vez que o grupo de teatro apresentava o espetáculo "A Reforma da Natureza", obra de Monteiro Lobato, adaptada pela diretora artística do grupo Renata Batista. Após a peça, o elenco fica circulando pelo sítio atendendo à população.
E quando os atores passeiam pelo sítio, Emília é a recordista de abraços. “Eu adoro trabalhar aqui, é muito gostoso. Não é um trabalho, é um divertimento”, relata a atriz Adriane de Oliveira, que faz a boneca de pano há 7 anos. Ela conta que em determinada ocasião se emocionou com uma carta de uma senhora idosa. Em um trecho do relato, a carta dizia "amo muito você, quando veio aqui ao sítio, eu viajo nas histórias. Que Deus abençoe todos os personagens que me fazem feliz", uma demonstração de carinho que reflete o poder dos personagens de Lobato no imaginário de pessoas de várias gerações.

Nenhum comentário: