Buscar no Blog

domingo, 11 de março de 2012

Seriado é uma adaptação da obra de Monteiro Lobato

Dona Benta (Nicette Bruno) (Foto: TV Globo)Dona Benta (Nicette Bruno) Foto: TV Globo
Para trazer as histórias do Sítio para os dias atuais, alguns elementos foram inseridos na trama, como a Internet, utilizada por Dona Benta (Nicette Bruno), e o forno de microondas que substituiu o fogão a lenha de Tia Nastácia (Dhu Moraes). Embora os redatores tenham adotado uma linguagem atual para dar maior veracidade aos diálogos, palavras e expressões antigas, como 'canastra da Emília' ou 'torneirinha de asneira', características do texto de Monteiro Lobato, foram mantidas na adaptação.
Sítio do Pica Pau Amarelo - Emilia (Foto: CEDOC/TV GLOBO)Emilia (Isabelle Drummond) Foto: TV Globo
As histórias são ambientadas no sítio de Dona Benta, uma simpática senhora que vive afastada da correria e do barulho da cidade. Ela conta com a amizade da Tia Nastácia, que cozinha deliciosos quitutes para ela e para sua neta, Lúcia, mais conhecida como Narizinho (Lara Rodrigues). Ao lado da inseparável boneca Emília (Isabelle Drummond), Narizinho é uma menina doce e cheia de sonhos, que cria um mundo de fantasias ao seu redor.

Sítio do Pica Pau Amarelo (Foto: CEDOC/ TV GLOBO)A turma do Sítio do Picapau Amarelo (Foto: TV Globo)
Durante as férias escolares, Narizinho recebe a visita de seu primo Pedrinho (César Cardadeiro), que vive na cidade grande com sua mãe. Juntos, os dois embarcam em inúmeras aventuras pelo Sítio do Picapau Amarelo. Assim como sua prima, Pedrinho também tem um amigo inseparável, o Visconde de Sabugosa (Cândido Damm), feito por Tia Nastácia a partir de uma espiga de milho velha. O Visconde, por ter vivido muito tempo entre os livros, é um homem cheio de sabedoria.

Sítio do Pica Pau Amarelo - Izak Dahora  e  (Foto: CEDOC/ TV GLOBO - João Miguel Junior)Saci e Tio Barbabé (Foto: João Miguel Junior)
Além deles, outros personagens que habitam o sítio são o irreverente Saci Pererê (Izak Dahora) e a malvada Cuca (Jacyra Santos). Nesse universo, que mistura fantasia e realidade, Narizinho e Pedrinho vivem suas histórias e aventuras, aproveitando ao máximo a infância.
Uma das grandes novidades da nova versão do Sítio do Picapau Amarelo foi a personagem Emília ser interpretada por uma criança. Nas três versões anteriores, a boneca foi vivida por atrizes adultas. Entre elas, Lúcia Lambertini, na versão exibida pela Tupi, entre 1951 e 1964, e Dirce Migliaccio, na primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo, na TV Globo.

Sítio do Pica Pau Amarelo - turma (Foto: CEDOC/ TV GLOBO)Sítio do Pica Pau Amarelo - turma (Foto:TV Globo)
O elenco inicial da nova versão era formado por Nicette Bruno (Dona Benta), Dhu Moraes (Tia Nastácia), João Acaiabe (Tio Barnabé), César Cardadeiro (Pedrinho), Lara Rodrigues (Narizinho), Isabelle Drummond (Emília), Cândido Damm (Visconde de Sabugosa), Izak Dahora (Saci), Jacyra Santos (Cuca), Aline Mendonça (Marquês de Rabicó), Zé Clayton (Burro Falante) e Sidnei Beckencamp (Quindim). O programa contava com ainda com a participação especial de Ary Fontoura (Coronel Teodorico).
Assim como na primeira versão produzida pela TV Globo, grande parte das gravações era feita num sítio localizado na Ilha de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. As cenas internas eram gravadas nos estúdios da Renato Aragão

Nenhum comentário: