Buscar no Blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bolinhos de chuva com raspas de limão para qualquer hora


Doces, macios e cheios de lembrança. Talvez seja esse o primeiro pensamento que vem à mente quando ouvimos falar de bolinhos de chuva. Dizem os historiadores que se trata de uma herança portuguesa, devido a semelhança da massa do bolinho com a do tradicional sonho da doçaria lusa. Ganhou forma no século XIX com a popularização do trigo e, como relata o pesquisador Luís Câmara Cascudo, no livro História da Alimentação no Brasil, por aqui eram feitos por escravas e chegaram a ser chamados de bolinhos de negra.
O preparo fácil e os ingredientes acessíveis tornaram a receita popular, mas foi mesmo pelas mãos da personagem do escritor Monteiro Lobato, a Tia Nastácia do sítio do Pica-Pau Amarelo, que o quitute ganhou fama. Os companheiros da cozinheira se fartavam com a delícia no sítio mais conhecido do país.
O nome do danado nos faz lembrar dos momentos de comilança, quando o bolinho era preparado por nossas avós ou mães em dias de chuva e a criançada se reunia na sala para ver o filme da tarde e disputar cada pedaço do doce coberto com açúcar e canela.
Mas, certamente, não é preciso esperar os dias chuvosos para preparar a delícia. Com ajuda da receita de Tia Nastácia que encontramos no site Mundo do Sítio não tem segredo para fazer os bolinhos de chuva. A seguir, confira a lista e note que acrescentamos um pouquinho mais de sabor. Raspas de limão dão um toque à receita.

Bolinhos de chuva com raspas de limão
Ingredientes
Massa
4 ovos
¾ de copos (americano) de açúcar
2 copos (americano) de farinha de trigo
2 copos (americano) de leite
1 colher de chá rasa de fermento
Raspas da casca de um limão
Cobertura
Açúcar e canela a gosto
1 litro de óleo para fritar
Preparo
Misture todos os ingredientes da massa em uma tigela. Em seguida, coloque o óleo em uma panela e leve ao fogo. Quando o óleo estiver bem quente, pegue um pouco da massa com uma colher e coloque para fritar. Quando os bolinhos estiverem dourados, retire da panela e coloque em um prato coberto com papel toalha para retirar o excesso de óleo. Misture o açúcar e a canela, passe os bolinhos na mistura e sirva. Rende cerca de 40 bolinhos.

Nenhum comentário: