Buscar no Blog

sábado, 12 de novembro de 2011

O Ciclo do Mosquito da Dengue




Ele é pequeno, não chega nem a um centímetro, e vive cerca de 30 dias. Apesar disso, se não tomarmos cuidado, pode nos causar um problemão. Basta uma picada do mosquito Aedes aegypti para pegarmos uma doença séria e que merece toda a nossa atenção, a dengue.


Esse inseto de cor escura, como o café, e com listras brancas pelo corpo, costuma voar e se desenvolver nas cidades. Não gosta de sol forte e, por isso, “ataca” principalmente nas primeiras horas do dia ou nas últimas da tarde. No entanto, é bom ficar de olho mesmo durante o dia, pode ser que ele encontre na sombra alguma “vítima” distraída.


O mais curioso é que a grande responsável por disseminar a dengue, na verdade, é a fêmea do mosquito. Uma vez infectada pelo vírus da dengue ela carrega para sempre o vírus e espalha a doença de duas formas: com a própria picada, o contato direto com o ser-humano, e na reprodução. Apesar de ter um ciclo de vida curto, a fêmea do mosquito pode colocar de 150 a 200 ovos por vez. E a probabilidade desses ovinhos também estarem infectados com o vírus é grande.


E você sabe onde a fêmea do mosquito deposita os seus ovos? Em milímetros acima de uma superfície (que pode ser lata, garrafa, pneu, calha, vaso) que tenha água. Assim, quando chove o recipiente enche e rapidinho os ovos se abrem e dão origem a larvas. Larvas essas que vão se desenvolver e em sete dias viram um novo mosquito. Por isso é muito importante estar sempre atento e tomar cuidado todos os dias.


Nenhum comentário: