Buscar no Blog

sábado, 14 de maio de 2011

Veja a programação de maio da exposição "Tatiana Belinky-moradora de livros"

De maio a julho, o Sesc Ribeirão mergulha no mundo das histórias e fantasias. Pelo 2º ano consecutivo, o projeto “Tirando de Letra” chega para incentivar a leitura e promover o contato do público com as histórias. A exposição homenageia Tatiana Belinky, integrante da Academia Paulista de Letras e autora de mais de 200 livros.

Com a chegada da televisão, passou a adaptar grandes clássicos da literatura para a telinha. Ela foi a responsável pela primeira adaptação do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, para a televisão, nos anos 50 e 60, num total de 360 episódios.

A homenagem conta ainda com leituras artísticas por meio de exposições, espetáculos teatrais, contações de histórias, oficinas e leituras dramáticas, elaborados a partir do universo dessa consagrada escritora. A entrada é gratuita. O Sesc Ribeirão fica na Rua Tibiriçá, 50. Mais informações pelo telefone (16) 3977-4477.

Confira a programação de maio:

EXPOSIÇÃO
TATIANA BELINKY - MORADORA DE LIVROS
Abertura 13/5, sexta, às 20h30, na Sala de Exposições. Visitação até 31/7, de terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Horário especial para visitação de grupos escolares: de terça a sexta, das 9h30 às 21h30, até 1º/7. Informações e agendamento pelo email tirandodeletra@ribeirao.sescsp.org.br.

OFICINASLIMERIQUE 3D
Com ChicOrtiz. Partindo do desenho de Letras (fontes) e da referência dos Limeriques de Tatiana Belinky, os participantes criarão um jogo de computador com gráficos 3D utilizando o programa open source multiplataforma Blender.
28 e 29/5, sábado e domingo, das 14h às 18h, na Sala de Internet Livre. 15 vagas. Inscrições antecipadas no local. A partir de 8 anos

VAI ILUSTRAR LÁ NA INTERNET LIVRE!
Com Instrutor de Internet. Criação de ilustrações com referência no livro Mandaliques, de Tatiana Belinky. Utilizando ferramentas online do Software Livre GIMP e com tablet gráfico, vamos desenhar e editar imagens.
12/5 (turma 1) e 26/5 (turma 2), quintas, das 15 às 17h, na Sala de Internet Livre.
15 vagas. Inscrições antecipadas no local.

PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS
CONTAR, CANTAR E ENCANTAR TATIANA BELINKY
Com Grupo Girasonhos. Criado em 1995, pelo contador de histórias Giba Pedroza, o violonista Léo Doktorczyk e o percussionista Fernando Boi, o Grupo Girasonhos traduz todo o encantamento das histórias literárias em interpretações repletas de poesia e canção. Durante o mês de maio, eles apresentam ao público mirim histórias de Tatiana Belinky, de forma a conquistá-los pelas letras, músicas e histórias.
Sábados, às 16h, no Auditório. 202 lugares (*exceto em 14/5, que a apresentação acontecerá no Galpão de Eventos. 130 lugares). A partir de 4 anos. R$ 4,00 (inteira), e grátis para estudantes, idosos e matriculados no SESC com carteirinha. Retirada de ingressos a partir de 1h antes de cada apresentação.

14/5 7 CONTOS RUSSOS
Feiticeiros, príncipes, bruxas, madrastas más, pobres camponesas, monstros marinhos, magos e outros seres encantados são já conhecidos de nossas crianças. Juntam-se a eles agora estranhos bogatires, popes, boiardos, cossacos e tocadores de gusli. As ancestrais histórias russas transmitidas pela inventividade de Tatiana Belinky, além de divertir, fornecem elos de ligação com a literatura universal de nomes como Tolstoi e Puchkin.

21/5 O CASO DO BOLINHO
Um conto tradicional reescrito com a experiência de quem entende de criança. Uma avó faz um bolinho e o coloca na janela para esfriar. O bolinho vai rolando até sair para o quintal, e do quintal, para a estrada, onde começa sua saga...

28/5 O SAMURAI E A CEREJEIRA
Crescia no jardim de um samurai, uma cerejeira que florescia no 16º dia do primeiro mês de cada ano. Muito tempo se passou até que o samurai ficou só e todo o seu amor se voltou para aquela cerejeira, já bem velha. Mas um dia ela amanheceu nua e seca... Um dos mais famosos contos japoneses recontada pelo Grupo Girasonhos sob a ótica de Tatiana Belinky.

OFICINA CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS (para crianças!) Com Grupo Girasonhos.
22/5, domingo, das 16h às 18h, no Quintal.
Destinada a crianças a partir de 6 anos. 30 vagas. Inscrições antecipadas na Sala de Internet Livre. Grátis.

TEATRO INFANTIL ITINERANTEESPETÁCULO RUMO À COCANHA!
Com Grupo Engasga Gato. Direção de Márcio Ba. Imagine colher uma nova brincadeira de uma árvore logo ali? Ou um delicioso sanduíche do arbusto ao lado... ou ainda um mergulho na fonte das gargalhadas? Esses e outros milagres compõem a paisagem que está na mira dos personagens desse espetáculo, em que a poesia e a diversão são inseparáveis.
17, 18 e 19/5, terça a quinta, às 8h30 e 14h30, nas escolas contempladas pelo programa.
Apoio: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto / Secretaria Municipal de Educação.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - TATIANICES
Com Mirian Fontana e Eula Hallak. A escritora Tatiana Belinky gosta tanto, tanto de livros, - e isso a gente descobre fácil pela quantidade que ela escreveu, traduziu, adaptou e inventou, que convida o leitor a “morar” neles. O mais difícil para as atrizes Míriam Fontana e Eula Hallak está em escolher que histórias contar. Para você ficam o convite e a surpresa! 22 e 29/5, domingos, às 15h, no Quintal.

Serviço
“Tirando de Letra – Tatiana Belinky”
SESC Ribeirão
Visitação
até o dia 31/07, de terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Horário especial para visitação de grupos escolares: de terça a sexta, das 9h30 às 21h30, até 01/07.
Informações e agendamento pelo e-mail: tirandodeletra@ribeirao.sescsp.org.br
Grátis

Nenhum comentário: