Buscar no Blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sítio do Picapau Amarelo vai ser municipalizado

Taubaté deu mais um passo no processo de municipalização do Sítio do Picapau Amarelo. Projeto de lei do prefeito Roberto Peixoto autorizando a Prefeitura a receber o imóvel do governo estadual foi aprovado em primeira votação pela Câmara de Vereadores na última quarta-feira, 16 de fevereiro.
Com a aprovação, a Prefeitura dará prosseguimento às demais etapas da municipalização, em conjunto com a Secretaria Estadual de Cultura. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Taubaté, a municipalização envolverá ainda o restauro do imóvel e o levantamento do acervo e da museografia do Sítio do Picapau Amarelo, onde está instalado o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato.

Até o momento, o Sítio do Picapau Amarelo já recebeu diversas melhorias, como a reforma do telhado e das instalações elétrica e telefônica. Até mesmo a centenária jaqueira recebeu um tratamento especial, devido a lesões em seu tronco. Além disso, está sendo concluído o levantamento do parque arbóreo do sítio, também conhecido como Chácara do Visconde.

“Este é um processo que exige atenção aos mínimos detalhes e estamos trabalhando para que tudo seja feito corretamente até podermos, finalmente, municipalizar o Sítio do Picapau Amarelo”, frisou o prefeito Roberto Peixoto. Considerado um verdadeiro patrimônio da cidade, o Sítio do Picapau Amarelo, local em que nasceu o escritor Monteiro Lobato, sedia o quarto museu mais visitado do Estado de São Paulo.

A ligação de Taubaté com o escritor proporcionou que a cidade recebesse o título de Capital Nacional da Literatura Infantil, aprovado no ano passado pelo Congresso Nacional.

Nenhum comentário: