Buscar no Blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pirlimpimpim! As obras de Lobato viraram um mundo virtual

“Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar”, disse Monteiro Lobato em carta ao amigo Godofredo Rangel, em 1926. E o escritor cumpriu o que falava. Lobato criou obras em que encantam o público infantojuvenil brasileiro há várias gerações. A identificação com a linguagem e o contexto brasileiro fez as reinações de Emília, Visconde e toda a turma saírem dos livros e virarem série de TV. Dentro de poucos dias, chega à internet a mais nova reinvenção dessas histórias, um mundo virtual para crianças 5 a 10 anos, o Mundo do Sítio.
 São mais de 20 jogos e atividades espalhados pelos reinos mágicos idealizados por Lobato: Capoeirão dos Tucanos, Reino das Águas Claras e, claro, o Sítio do Picapau Amarelo. Há brincadeiras de todos os tipos – puzzles, aventuras, corrida, gerenciamento, pintura. Que tal colher as frutas no pomar com a Narizinho e a Emília? Ou então ajudar o Pedrinho a atravessar a mata? Até o danado do Rabicó continua aprontando. Esse guloso leitão tem que comer todos os docinhos da mesa em um jogo chamado Bocada.

As crianças poderão brincar e conversar enquanto passeiam pelos reinos.
Outro cantinho especial do Mundo do Sítio é a Terra Encantada da Sabedoria. Aqui, as crianças vão brincar e aprender com os jogos educativos, conhecer um pouco mais sobre a vida do autor no Museu do Lobato e ainda reler (ou ler pela primeira vez) os inesquecíveis textos do Sítio, de um jeito que ninguém nunca viu. As obras ganharam glossários interativos, trilha sonora e a narração emocionada de Denise Fraga, que deu vida a cada personagem. 
O vestido maravilhoso by Mundo do Sítio

Assim como você, pai, responsável ou professor, o Mundo do Sítio também se preocupa com a segurança. Por isso, desenvolveu um bate-papo em que as crianças podem conversar com os seus amiguinhos através de frases predeterminadas e imagens animadas (os emoticons, sabe?). Com o Papo do Sítio, como é chamado, não há risco de receberem alguma mensagem imprópria. A segurança é reforçada ainda com o Cantinho dos Pais, uma ferramenta que permite que os adultos confiram as atividades realizadas pela criança – com quem ela conversa, que livros lê e, se quiserem, podem determinar quanto tempo vai ficar no mundo virtual.

 Por enquanto, você pode conferir as novidades do mundo virtual aqui no blog ou através das nossas redes sociais – Facebook, Twitter, Orkut, Youtube. Agora, falta pouco para o Mundo do Sítio estrear. A equipe já começou a contagem regressiva.

Fonte: Blog do Sítio

Nenhum comentário: