Buscar no Blog

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Carnaval em Monteiro Lobato

A cidade de Monteiro Lobato, interior de São Paulo, promove entre os dias 4 até 8 de março de 2011, o evento “Carnaval nas Montanhas”. A comemoração, famosa no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, apresenta inúmeras novidades para o público. Este ano, a festa destaca os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, representados por bonecos gigantes e pelas famosas marchinhas.

Tradição: O carnaval em Monteiro Lobato conta com a participação dos bonecos gigantes, popularmente conhecidos como Pereirões. Produzidos com balaios de bambu e fibras naturais, participam da festa desde a década de 1960. Em 2011, a família “Pereirão” ganhará novos integrantes. Trata-se da boneca “Emília” e do “Lobatinho”, símbolo cultural e turístico de Monteiro Lobato. Os personagens foram confeccionados pela comunidade e devem sair às ruas durante as cinco noites do evento, das 19h às 22h. Em tamanho gigante, os bonecos integram a “Folia dos Pereirões”, atração entre adultos e crianças. Além de Emília e Lobatinho, a trupe ainda é composta por Visconde de Sabugosa, Maria Pereira, Zé Pereira, entre muitos outros.

Música: As marchinhas ficam por conta do grupo “Trem da Viração”. O conjunto formado por: Déo Lopes, Beto Quadros, Cauique Bonsucesso, Márcio Oliveira, André Braga e Marcelo Moreira, fazem um verdadeiro passeio pelas tradicionais marchinhas de carnaval. Clássicos de Lamartine Babo, Braguinha e Noel Rosa, fazem parte do roteiro dos músicos. Algumas canções do universo infantil também entraram no repertório, entre elas: “Sítio do Picapau Amarelo”, do cantor Gilberto e Gil, “Emília – Boneca de Pano” de Baby Consuelo e “Saci Pererê”, do compositor Moraes Moreira.

As melodias que foram temas dos personagens do Sítio ganharam nova versão em ritmo carnavalesco. O grupo “Trem da Viração” apresenta-se todas as noites, das 22h às 02h, e também durante as matinês.
 Matinês: Nos dias 6 e 8 (domingo e terça-feira) das 16h00 às 19h00, acontecem as matinês, com concursos de fantasia mirins e também a participação da Banda Municipal de Concerto de Monteiro Lobato. A corporação musical, formada por jovens do município, que une traços da cultura regional com inserções eruditas, preparam uma variedade de canções que prometem agradar o público.
O “Carnaval nas Montanhas 2011” será realizado na Praça Comendador Freire, no centro de Monteiro Lobato. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria de Cultura e Turismo. A participação do público é gratuita.

Serviço:
Carnaval nas Montanhas
Dias 4, 5, 6, 7 e 8 de março de 2011.
Horário: Das 19h às 02h
Matinês: Dia 06 e 08 de março de 2011.
Horário: Das 16h às 19h
Local: Praça Comendador Freire– Centro.
Entrada Franca

6 comentários:

Anônimo disse...

segue meu blog seria uma honrra ver seguindo meu blog
http://todosossitio.blogspot.com/

Weverton Santos disse...

Olá!Gostei muito do seu blog entra no meu,eu fiz ele a pouco tempo ai tá o link dele,espero que você tenha gostado,e que tal a gente conversar um pouco!
www.mundo-do-sitio.blogspot.com

Samuel disse...

Pablo, eu atualizei meu blog, fiz postagens novas, uma nova enquete, gostaria muito que você deixasse uma opinião! www.viagemdepirlimpimpim.blogspot.com

Bruna Marques silva disse...

oi pablo siga o meu blog sera uma honrra telo voce la seguindo o meu blog.
http://viagemdefazdecontacomaturmadositio.blogspot.com

Bruna Marques silva disse...

adoro o seu blog ele tem postagens maravilhosas com noticias e curiosidades muito importantes por favor siga o meu blog.
htt://viagemdefazdecontacomaturmadositio.blogspot.com
sua presença la sera uma honrra.

Samuel disse...

Me segue também?