Buscar no Blog

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Roberto Talma dirige nova versão do "Sítio" no teatro



O mundo mágico onde sabugo de milho é gente e boneca de pano fala terá vez no teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, a partir do próximo domingo (12), Dia das Crianças, quando estréia a montagem "Sítio do Picapau Amarelo", com direção de Roberto Talma.



A fábula de Monteiro Lobato (1882-1948) foi sucesso na televisão em diversas adaptações em emissoras como a extinta Tupi, a Cultura, a Band e a Globo.
A montagem atual no teatro tem 18 atores e adaptação de Flávio do Souza. Mariana Elisabetsky, que já fez espetáculos infantis de sucesso em São Paulo, como "A Flauta Mágica" e "O Mágico de Oz", dá vida à boneca Emília.


"É a primeira vez que faço o 'Sítio'. Quando era criança, não tive muito contato com as adaptações na TV, porque morava na Inglaterra e nos Estados Unidos. Acho que o mais bacana do 'Sítio' é a imaginação das crianças que moram nele. Elas não tinha telefone, PlayStantion ou internet. Elas se divertiam horrores com coisas feitas por elas mesmas, como um sabugo de milho", disse a atriz à Folha Online.



Elisabetsky disse que a Emília é uma personagem difícil de ser interpretada. "Acho que a maior dificuldade é o fato de grande parte do público já ter uma expectativa grande em relação à Emília. Todo mundo já tem uma espécie de Emília eleita pelo coração. Acho que complicado vencer essa expectativa, mas é o que pretendo fazer."
A atriz afirmou que um dos pontos fortes da personagem é a possibilidade de criação: "Ela tem um trabalho de corpo bacana e uma voz maluca. A Emília permite quase tudo!".
O processo de construção da montagem foi "vapt-vupt" segundo a atriz, que começou a ensaiar em 1º de setembro. Elisabetsky comentou o papel do diretor nesse processo. "O [Roberto] Talma tem um estilo muito diferente do meu último diretor, o [Roberto] Lage [de "A Flauta Mágica"]. O Talma tem um olhar bem televisivo. Estou gostando dessa mudança. O mais bacana é que ele dá liberdade para o ator", disse.



Outros personagens
A cozinheira Tia Nastácia é vivida por Bibba Chuqui. Já os primos Narizinho e Pedrinho são interpretados, respectivamente, por Ana Paula Grande e João Maria. O intelectual Visconde de Sabugosa é interpretado por Rodrigo Miallaret e Dona Benta, por Suzanah Borges.
Durante a peça, os habitantes do sítio recebem visitantes ilustres do mundo infantil, como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Peter Pan e Dona Carochinha.


Além dessas personalidades dos contos infantis, ainda há a participação de figuras clássicas do "Sítio", como o porco comilão Marquês de Rabicó, a malvada Cuca, o rinoceronte Quindim e o Burro Falante.

Nenhum comentário: