Buscar no Blog

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A Evolução da televisão e o Sítio - 1951

 

O programa Sítio do Pica-pau Amarelo foi concebido pelo psiquiatra Júlio Gouveia, que numa festa de aniversário, ao observar que as crianças estavam cansadas de sempre fazerem as mesmas brincadeiras, sugeriu aos adultos que ensaiassem de última hora uma peça teatral sobre o "Peter Pan" para apresentarem ali, o resultado satisfatório levou Gouveia a organizar um grupo amador que representava peças em vários teatros da Prefeitura do Rio de Janeiro, apenas para o público infantil.
Em 1951, Júlio Gouveia escreveu uma tese sobre o teatro infantil como veículo ideal para levar a mensagem educacional. Com ela, participou do I Congresso Brasileiro de Teatro, no Rio de Janeiro e seu trabalho foi um dos poucos, na época, sobre a matéria, feito por um brasileiro. Essa tese impressionou os diretores do único canal de televisão da época - a TV Tupi - que convidaram para levar suas peças para a televisão.
Ao ser convidado pelo canal, Júlio Gouveia teve a ideia de adaptar a obra de Monteiro Lobato para a telinha. A primeira história foi "A Pílula Falante", um dos capítulos do livro "Reinações de Narizinho", que estreou no dia 10 de janeiro de 1952. A primeira adaptação do Sítio foi no  programa Teatro Escola de São Paulo - TESP - um teleteatro dirigido ao público infantil, criado em 1948 por Júlio Gouveia e sua esposa Tatiana Belinky. O sucesso alcançado por esta única apresentação levou a emissora a produzir a primeira série de televisão do Sítio do Pica-pau Amarelo.





5 comentários:

Unknown disse...

Olá, Pablog!! Gosto muito do blog, sempre acompanho as novidades. Gostaria de pedir que vocês voltassem a postar mais curiosidades sobre o programa, os livros e as temporadas, como faziam no ínicio do blog. Me lembro que antes era só entrar no Pablog que a gente ficava sabendo de tudo sobre o sítio, mas agora só vejo postagens sobre evoluções dos personagens. Obrigado pela atenção.

Blog do Pablo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do Pablo disse...

Pode deixar, postarei em breve. Gosto de ouvir comentários como esses, pois ajudam a formar o blog. Obrigado por acompanhar o Pablog.

Anônimo disse...

sinto falta do vidios da temp de 2007,quando irao voltar?

Anônimo disse...

Ola pablog, eu gostaria muito que você voltasse com o quadro passatempo e materia de sitio só que com as revistas da tv, de 2003 e 2004. Muito obrigado. Seu blog é show.