Buscar no Blog

domingo, 29 de setembro de 2013

Você sabe como nasce, cresce, vive e morre uma árvore?



No último sábado, dia 21 de setembro foi Dia da Árvore, certo? Pois bem! Mas, você já parou para pensar no ciclo de vida das árvores?


Assim como todos os outros seres vivos que habitam o mundo, as árvores também passam por quatro fases: nascimento, crescimento, desenvolvimento e morte.


Há duas maneiras de uma árvore nascer: quando colocamos algumas sementes de frutos na terra ou quando as sementes, do fruto de alguma árvore que já existe, caem no solo. Quando uma dessas duas coisas acontece, é possível perceber em poucos dias uma arvorezinha bem tímida saindo do chão. Essa pequena plantinha já usa sua raiz para beber água e se alimentar com os sais minerais. O restante da sua estrutura fica com a tarefa de levar comida para as outras partes do seu ‘corpo’, como as folhas e os futuros frutos.


Com o tempo, a árvore começa a crescer um montão para cima e para baixo! E comendo direitinho, o caule da árvore também começa a ficar mais gordinho.


Após esse grande crescimento, esse ser vivo da natureza já está pronto para ser uma árvore-mãe. Ela pega minerais e açúcares da terra para produzir as flores e os frutos – como as maçãs, os pêssegos, as mangas e muitas outras frutas.


Quando a árvore começa a ficar velhinha, o seu crescimento diminui e as suas raízes começam a ficar fracas. Assim, ela tem dificuldade de pegar os nutrientes que precisa. Todas as outras partes dessa árvore começam a ficar mais fracas também. As folhas começam a cair, os galhos começam a quebrar… Esse é o momento em que a árvore-vó está pronta para partir.


Mas é importante lembrar que todo esse processo de vida das árvores pode levar alguns anos ou até mesmo décadas ou milênios! Acredita? Pois é, isso depende muito da espécie da árvore, já que cada uma delas tem um tempo de vida diferente da outra.


Bacana, não? Agora você já pode contar para todo mundo como funciona a vida das árvores! Mas sabe o que é ainda mais legal? Plantar uma árvore! Você já plantou uma árvore?

Nenhum comentário: