Buscar no Blog

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Gloob começa a reprisar O Menino Bruxo!

A partir de hoje, o canal Gloob começou a reprisar a segunda temporada do Sítio escrita por Walcyr Carrasco. O Canal criou dúvidas sobre a exibição devido a duas notas divulgadas pelo canal: primeiro comunicou que não iria reprisar e depois confirmou a exibição.

O autor Walcyr Carrasco nunca mais foi o mesmo depois de ler "Reinações de Narizinho". Ele tinha apenas oito anos, mas desenvolveu o que convencionou chamar de "personalidade de Emília". Explica-se. Antes tímido e recatado, o menino tornou-se falastrão e extrovertido. Tudo por causa de uma certa boneca de pano. "A Emília me ensinou a falar o que vem à cabeça. Ou, como ela mesma diz, falar as coisas na batata!", diverte-se. E aquele garoto que aprendeu a ler com as obras de Monteiro Lobato começou a escrever também influenciado pelo autor. E, numa dessas coincidências da vida, Walcyr foi convocado pela Globo, depois de assinar 16 livros infanto-juvenis, para assumir uma tarefa para lá de prazerosa: desenvolver novos episódios para a série "Sítio do Pica-pau Amarelo". A nova leva de aventuras de Emília, Visconde & cia. estréia hoje. "Não só conheço a obra completa de Monteiro Lobato, como tenho profunda afinidade com ela. Depois de trabalhar no 'Sítio', serei um autor muito melhor", almeja.


A primeira providência que Carrasco tomou ao receber o convite da Globo foi conversar com a família de Monteiro Lobato. Ele garante que os herdeiros do escritor não fizeram qualquer tipo de ressalva ou recomendação. Mesmo assim, o autor promete se manter fiel ao que considera ser um "procedimento quase padrão" nas histórias de Lobato. Segundo ele, boa parte das narrativas infanto-juvenis do autor se divide entre os moradores do Sítio recebendo algum visitante ilustre ou eles mesmos se aventurando por algum território inexplorado. O episódio que dá início à nova fase, observa Carrasco, pertence à primeira categoria. O ilustre visitante em questão é Peninha, um menino-bruxo interpretado por Henrique Ramiro, ex-integrante do programa "Gente Inocente!". O aprendiz de feiticeiro chega no Sítio com a missão de salvar Narizinho, papel de Lara Rodrigues, das garras de um poderoso feiticeiro, vivido por Antônio Calloni. "Os novos episódios estão recheados de humor. Se não tiver humor, qualquer programa torna-se 'inassistível' para a garotada", brinca a diretora Cininha de Paula, outra egressa do "Gente Inocente!".


As mudanças na nova fase do "Sítio do Pica-pau Amarelo" não se limitam ao roteiro e à direção. A partir de agora, as histórias vão deixar de ter a duração limitada a uma semana e vão ficar no ar o tempo que o autor julgar conveniente. Além disso, Walcyr Carrasco ganhou "carta branca" da família para criar novos personagens e para desenvolver outros que não foram aproveitados o suficiente nos episódios anteriores. Ainda este ano, ele coloca na série o Zé Carijó, um matuto visivelmente inspirado no personagem Jeca Tatu, de criação do próprio Monteiro Lobato. Dos personagens que já passaram pelo "Sítio", dois deles têm seu retorno garantido: o Coronel Teodorico, interpretado por Ary Fontoura, e a Branca de Neve, vivida por Samara Felippo. Desde que a série estreou, a atriz já interpretou a célebre personagem do conto de fadas dos Irmãos Grimm três vezes. "Esse papel é a realização de dois sonhos de infância: interpretar a Branca de Neve e trabalhar para o público infanto-juvenil", derrete-se Samara.

Nenhum comentário: