Mais do que contar boas histórias, Lobato sempre gostou de ouvi-las.
Buscava do público algumas explicações e direções para os personagens e também procurava se modificar de acordo com que os leitores diziam sobre tudo o que escrevia.
Isso fazia de Lobato um autor cada vez mais bem aceito pela crítica e de seus livros cada vez mais presentes na vida das pessoas.
Confira algumas frases onde o escritor agradece os leitores, principalmente as crianças, por todo esse processo:
“Para crianças, um livro é todo um mundo. Lembro-me de como vivi dentro do Robinson Crusoé do Laemmert. Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar“.
“Fazer bons livros para crianças é das coisas mais sérias, nas quais é preciso não só trabalhar com inteligência e coração, mas com uma elevada argúcia e cuidado”
“Mas o Mundo da Fábula não é realmente nenhum mundo de mentira, pois o que existe na imaginação de milhões e milhões de crianças é tão real quanto as páginas deste livro”
“Loucura? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira – mas já tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum”
“O certo em literatura é escrever com o mínimo possível de literatura. A mim me salvaram as crianças. De tanto escrever para elas, simplifiquei-me“
Nenhum comentário:
Postar um comentário