Iara
parte para o Pólo Norte!
Capítulo 5
Iara
entra nas águas rumo ao Pólo Norte. Saci aparece na gruta da Cuca e vê Papai
Noel. Saci vai soltá - lo, mas Cuca o vê. Saci foge da gruta pulando. Cuca vai
atrás. Noel se desamarra e tenta usar sua mágica, mas ele não consegue. O Bom
velhinho foge da gruta. Saci vai para o ribeirão e grita por Iara. A Rainha das
Águas não aparece. Cuca chega e vai pegar o Saci. O Diabinho de uma perna só
some. A Bruxa cai no ribeirão e fica brava. No Pólo Norte, a turma fica triste
ao ver os duendes chorando pelo sumiço de Noel. Emília tem uma ideia. A Boneca
chama a atenção dos duendes e diz que todos precisam fazer os presentes, senão
não vai ter natal. Emília manda o Visconde procurar pistas sobre o sumiço do Bom
Velhinho. O Sabugo vai. No Sítio, Benta chora no quarto de Narizinho. A avó está
triste, pois a turma sumiu. Nastácia entra no quarto e tenta acalmar Benta. A
Cozinheira vê uma carta de Narizinho e dá para a avó. Benta lê e se acalma, pois
na carta está escrito que eles foram procurar Noel no Pólo Norte. Barnabé,
Quindim, Rabicó e Conselheiro conversam sobre a preocupação de Benta. No Pólo
Norte, turma e duendes fazem brinquedos. Narizinho, Emília e Pedrinho percebem
que duendes estão melhores. Eles saem para procurar o Visconde. Nastácia
cozinha. Benta fala para a cozinheira e para Barnabé que está mais calma. Cuca
volta para gruta e não encontra o Bom Velhinho. O Papai Noel anda pelo Arraial.
Todos os habitantes da cidade o olham. Crianças vão abraçá - lo. Noel pergunta
para Teodorico onde tem magia por ali. O Coronel diz que no Sítio do Picapau
Amarelo ele pode encontrar. O Bom Velhinho decide ir para lá. No Pólo Norte,
Visconde encontra uma pista. Turma aparece. Iara chega no Pólo Norte. A Rainha
das Águas não está acostumada com as águas geladas e desmaia.
Capítulo 6
Papai
Noel fica encantado com o Sítio do Picapau Amarelo!
Capítulo 7
Todos ganham
presentes!
Cuca
vê no seu caldeirão que o Papai Noel está no Pólo Norte e parte para lá. Saci
ouve tudo e fica pasmo. Saci usa o seu redemoinho e parte para o Pólo Norte
também. Benta diz para Nastácia que está mais calma, pois o Papai Noel está com
a turma. As duas decidem fazer a ceia de natal. Barnabé colhe temperos na horta
e fala com Quindim, Rabicó e Conselheiro. Barnabé diz que está pegando temperos
para Nastácia usar na ceia. Rabicó já fica todo alegre. No Pólo Norte, todos
estão felizes. Cuca invade a Fábrica de Noel. Duendes começam a correr. Papai
Noel vê a bruxa e fica pasmo. Saci chega no Pólo Norte. Saci vê Iara desmaiada e
decide levá - la de volta para o Ribeirão. Cuca continua causando confusão na
fábrica. Emília manda todos pararem. A Boneca diz para Cuca que ela não gosta do
natal, pois ninguém nunca deu um presente para ela. Emília pega um presente e dá
para Cuca. A Bruxa se cala e some. A Turma do Sítio do Picapau Amarelo se
despede dos Duendes e do Papai Noel. Pedrinho joga o pó de pirlimpimpim e a
turma parte para o Sítio. No Sítio, Benta, Nastácia, Barnabé, Rabicó, Quindim e
Conselheiro abraçam a turma, pois estavam com saudades. Todos olham para a
porteira e vêem Antonica chegando para a festa de natal. Pedrinho abraça a
mãe. Todos vão arrumar a Ceia de Natal. Nastácia cuida da mesa e dos quitutes.
Benta arruma as crianças. Anoitece. Iara agradece o Saci por ele ter salvado
ela. O Trenó do Papai Noel aparece no céu e faz presentes caírem perto de Iara e
Saci. Cuca feliz com o presente que Emília lhe deu. Papai Noel deixa mais
presentes para a bruxa. No Sítio, amigos e parentes chegam para a festa. Papai
Noel aparece no trenó e presentes vão caindo para todos. Papai Noel solta sua
famosa gargalhada e some. Todos comemoram o natal. Emília olha para o céu e vê
um brilho. A Boneca acredita que é uma estrela cadente, mas o brilho está
caindo.
Capítulo 8
Emília vê um brilho no céu e percebe que ele está caindo. A Boneca vai ir atrás do brilho, mas Narizinho chega e a abraça desejando um Feliz Natal. O brilho cai no Capoeirão, faz um barulhão e emite uma luz forte. Saci usa o seu cachimbo que ganhou de natal. O Diabinho de uma perna só ouve o barulho. Iara usa seu espelho de mão que ganhou do Papai Noel e também ouve o barulho. Na gruta, Cuca também se espanta com o barulho e com a luz forte que vem da mata. Na sala do Sítio, Benta, Nastácia, Pedrinho, Narizinho e Visconde curtem os presentes que ganharam. Narizinho pergunta para todos onde está Emília. Ninguém sabe. A Boneca anda pelo Capoeirão a procura do brilho que ela viu. Emília encontra seus besouros e pergunta se não viram algo cair do céu. Casca e Cascadura dizem que viram algo de estranho por ali e vão levar a boneca até lá. Barnabé, Quindim, Conselheiro e Rabicó fecham a porteira do Sítio. Benta lê na sala. Narizinho aparece e diz para a avó que não está conseguindo dormir, pois Emília ainda não apareceu. Dona Benta pede para a neta se acalmar e vai dormir com ela. A Boneca chega no local onde o brilho caiu e percebe que é um anjo. Emília fica feliz, pois é o Flor das Alturas. Pedrinho vê Benta dormindo com Narizinho e estranha. O menino vai para a cozinha beber água e encontra Nastácia. Pedrinho diz que viu a avó dormindo com sua prima e acredita que Emília ainda não apareceu. Os dois vão dormir. Amanhece. Saci e Iara saem para procurar de onde veio o barulho de ontem. Cuca também vai investigar o barulho que ouviu. No meio da floresta, Emília dorme com o anjo em seu colo. Flor das Alturas acorda e fala com Emília. A Boneca olha para ele e fica feliz.
Capítulo
10
Cuca quer sumir com o Flor das Alturas. Nastácaia aparece na sala. Benta diz que a turminha já comeu e todos foram brincar com o anjo. As duas tiram a mesa do almoço. Turma brinca no Sítio com o anjo. No Arraial, Teodorico diz para Elias que a festa de ano novo vai ser no Arraial. O coronel também diz que vai avisar a todos na redondeza. Os caçadores atiram em animais no Capoeirão, mas não acertam. Saci ouve os barulhos de tiros e estranha. Anoitece. Benta termina de falar com Teodorico no telefone. A avó fala para a turma e para Nastácia que a festa de ano novo vai ser no Arraial. Narizinho pede para Benta contar a história do Ano Novo. A avó conta. Barnabé dá boa noite para Quindim, Conselheiro, Rabicó e a Vaca Mocha. Benta conta também a história da Iemanjá, a rainha do mar, que pega as oferendas de pessoas todo o fim do ano. Todos vão dormir. Cuca entra no Sítio. A Bruxa anda perto da casa de Barnabé. Barnabé está na janela e vê Cuca pelo Sítio.
Capítulo 11
Turma pesca e Cuca aparece!
Tio Barnabé vê Cuca pelo Sítio. Barnabé vai chamar Quindim, Rabicó e Conselheiro. Cuca está prestes a entrar no casa. Quindim aparece e expulsa a bruxa a chifradas. Barnabé apaga o lampião e todos vão dormir. Amanhece. Todos tomam café da manhã. Barnabé aparece e fala que a Cuca invadiu o Sítio na noite de ontem. Emília quer saber o que a bruxa estava fazendo no Sítio. Saci fala para Iara sobre o barulho de tiro de ontem. A Rainha das Águas fica pasma. Teodorico chega no Sítio e fala para Dona Benta que ela vai levar lentilha para a festa de ano novo no Arraial. O coronel diz que precisa ir, pois tem mais coisas para fazer. Nastácia aparece e diz que ouviu a conversa. A cozinheira fala que Teodorico está bem disposto para realizar a festa de fim de ano. Visconde, Pedrinho, Narizinho, Emília e o anjo colhem minhocas com Rabicó. A Turma quer ir pescar no ribeirão. Turma termina de pegar as minhocas e corre para ir ao ribeirão. Turma passa pela porteira e comprimentam Quindim, Conselheiro e Barnabé. Nastácia procura a receita de lentilha, pois faz tempo que ela não faz. Cuca vê no caldeirão que turma está pescando. A Bruxa aparece no ribeirão e fala para todos que quer o anjo. Os caçadores que estavam por perto ouvem Cuca falando em anjo. A Turma fica pasma ao ver a bruxa.
Cuca aparece no ribeirão e manda a turma do Sítio entregar o anjo a ela. Os caçadores observam tudo. A Turma está com medo. Iara sai de dentro do ribeirão e empurra a bruxa. A Rainha das Águas manda eles fugirem e volta para o ribeirão. A Turma corre. Cuca fica no chão com raiva. Os caçadores decidem seguir a turma do Sítio do Picapau Amarelo. Saci aparece na beira do ribeirão e estranha ver Cuca ali. Turma chega no Sítio com mais calma. Os caçadores observam tudo. Nastácia não encontra a receita de lentilha e pergunta para Benta se ela viu o papel. A avó diz que guardou em uma gaveta e pega a receita para a cozinheira. Nastácia vai para cozinha falando para si os ingredientes que precisa. A Cozinheira nota que precisa de carne de porco. Rabicó ouve pela janela que a receita precisa de porco e corre. O Leitão, sem querer, esbarra em Quindim e Conselheiro. O rinoceronte e o burro estranham o desespero do Rabicó. Cuca volta furiosa para a gruta. Iara conta para o Saci o que a Cuca aprontou. No Sítio, a turma diz que precisa fazer o anjo voltar a voar e poder assim, fugir de Cuca. Caçadores estão escondidos atrás de um arbusto e ouvem tudo. Barnabé passa pelos caçadores e não os vê, pois os dois homens se esconderam. Benta pede para Nastácia chamar a turma para o almoço. A Cozinheira grita. Turma corre para a casa. Os caçadores resolvem capturar o anjo e levá - lo para o circo.
Os caçadores decidem capturar o anjo à noite. Narizinho e Pedrinho falam com Emília. A Boneca diz que está com medo que Cuca capture o Flor das Alturas. O Anjo ajuda Nastácia a recolher a mesa do almoço. Benta vê e elogia o anjinho. As duas abraçam o Flor das Alturas. Anoitece. Todos dormem. Narizinho vai para a varanda e chama Emília para dormir. A Boneca, que está na rede, diz que vai ficar com olhos abertos para que Cuca não apareça. Narizinho diz para ela se acalmar. Os Dois caçadores entram no Sítio. Emília olha para o lado e vê duas sombras pelo quintal. Narizinho também olha. As duas saem correndo para chamar Quindim. Os caçadores andam pelo Sítio. Barnabé vai apagar o lampião da varanda de sua casa e encontra Emília e Narizinho. Barnabé fica sabendo que tem dois homens no Sítio. O velho acredita que são ladrões de galinhas. Barnabé pega sua espingarda e sai pelo Sítio. Narizinho e sua boneca apontam para os homens. Barnabé atira. Os caçadores fogem. Cuca vê no seu caldeirão eles fugindo do Sítio e fica brava, pois tem mais gente querendo o anjo. Amanhece. Narizinho e Emília contam para Pedrinho e Visconde que viram dois homens no Sítio. A boneca desconfia que eles também querem o Flor das Alturas. Saci vê os caçadores no acampamento. Emília manda os seus besouros procurarem dois homens que estejam atrás do anjo. Nastácia recolhe as roupas do varal. Rabicó a observa escondido, pois está com medo que a cozinheira coloque ele na lentilha. Nastácia volta para a casa e fala para Benta que agora vai passar as roupas de ano novo que acabou de tirar do varal. Cuca sai da gruta para se vingar da Iara que atrapalhou os seus planos de ontem. Besouros vêem os caçadores falando no anjo. Iara está na beira do ribeirão. Cuca surge por trás e pega a Rainha das Águas.
Os caçadores entram pela janela da casa do Tio Barnabé e pegam o anjo. Quindim aparece e expulsa os homens do Sítio. Visconde vê através do binóculo que Quindim expulsou os caçadores e avisa a todos, agora só falta a Cuca. Saci diz que tem uma ideia. O diabinho de uma perna só usa seu redemoinho e tira a bruxa do Sítio. Todos se acalmam. Depois, Barnabé, Benta e Nastácia chegam ao Sítio e acordam Conselheiro e Rabicó, que estão na porteira. O porco vê Nastácia e corre. A cozinheira não entende. Benta e Nastácia riem. Anoitece. Na gruta, Cuca está brava. Os caçadores conversam no acampamento e dizem que não vão desistir de capturar o anjo. Amanhece. Iemanjá diz a Iara que precisa de sua ajuda para chegar ao Rio de Janeiro e pegar as oferendas de Ano Novo. A Rainha das Águas decide ajudar a sua amiga. Na varanda, turma conversa sobre o ocorrido na noite anterior. Eles acharam melhor não contar nada para Benta e Nastácia. Narizinho vai ao pomar pegar algumas frutas para Nastácia usar no ano novo. Cuca vê no caldeirão e fica feliz. Benta está feliz com o ano que está chegando. Narizinho está no pomar. Cuca aparece e pega a menina.
Capítulo 16
Cuca pega Narizinho. Anoitece. Quindim, Rabicó e Conselheiro procuram por Narizinho no Sítio. Na varanda, Benta e Nastácia estão preocupadas com o sumiço da menina. Pedrinho chega e fala para as duas que Narizinho não está no Sítio. O menino fala para avó que vai procurar sua prima no Capoeirão dos Tucanos. Benta concede, mas ela fala para seu neto que o Tio Barnabé vai ter que ir junto. Pedrinho corre para a casa de Barnabé. O velho pega um lampião e os dois saem para a mata. No quarto, o anjo fala para Emília que está preocupado com Narizinho. A boneca tenta acalmar o Flor das Alturas. Cuca vê no seu caldeirão, todos preocupados com o sumiço de Narizinho. A bruxa fala para a menina que vai trocá - la pelo anjo. Pedrinho e Barnabé procuram Narizinho pela mata. Saci vê os dois e estranha. Benta e Nastácia tomam água com açúcar na cozinha e depois vão para a varanda. Pedrinho e Barnabé chegam na varanda e falam para as duas que Narizinho desapareceu. Benta chora e senta em sua cadeira de balanço. Amahece. Iara guia Iemanjá nas águas do mar de São Paulo. Benta dorme na cadeira de balanço. Todos no Sítio a observam e ficam com pena da avó. Anjo senta no colo de Benta e tenta acalmá - la. Cuca manda seu morcego levar uma carta de troca da menina pelo anjo ao Sítio. Quindim está na porteira. A carta cai na frente do rinoceronte. Quindim leva o papel para todos na varanda. Emília lê em voz alta e todos se preocupam.
Capítulo 17
Benta chora e entra na casa. Nastácia vai atrás. O anjo quer se entregar para Cuca, mas Emília não permite. Pedrinho diz que vai salvar Narizinho e corre para o Capoeirão dos Tucanos. Benta vê o seu neto saindo e fica desesperada. Pedrinho entra na mata e chama pelo Saci. O diabinho de uma perna só aparece e os dois vão para a gruta da Cuca. Os dois combinam um plano. Saci aparece e empurra Cuca no caldeirão. Pedrinho vai salvar Narizinho e todos fogem. Cuca fica presa no caldeirão. No acampamento, os caçadores já sabem o que fazer para capturarem o anjo. Benta e Nastácia vêem Pedrinho, Saci e Narizinho chegando no redemoinho e ficam felizes. Todos se abraçam. Quinidm diz para Barnabé que Narizinho foi salva. O velho e o rinoceronte correm para receber a menina. Rabicó, que foi abraçar sua dona, sai de fininho, pois Nastácia diz que vai começar a fazer a lentilha. O porco decide fugir do Sítio. Amanhece. Teodorico organiza a festa de ano novo no Arraial. O anjo fala para turma que quer voltar a voar para fugir do perigo. A Turma diz que logo as suas asas vão crescer. Rabicó anda pelo Capoeirão fugindo de Nastácia. Os caçadores estão a caminho do Sítio para pegarem o anjo. Os homens encontram o porco na mata e o param.
Capítulo 18
Rabicó corre e consegue despistar os caçadores. O porco decide voltar para o Sítio. Conselheiro e Quindim decidem procurar Rabicó pelo Sítio, pois eles percebem que o leitão está sumido. Barnabé mostra para Emília um ninho de João de Barro. Quindim e Rabicó aparecem e falam para os dois sobre o sumiço do Rabicó. Emília estranha e vai correndo para falar o que houve para os outros. Nastácia separa a lentilha. Benta chega e oferece ajuda. Emília encontra Pedrinho, Narizinho e Visconde na varanda e fala sobre o sumiço do porco. Todos pensam um pouco e acreditam que Rabicó foi para a panela para ser colocado na lentilha. Turma vai para a cozinha e ficam bravos com Nastácia. Benta não entende nada. A cozinheira diz que nunca faria aquilo. A cozinheira diz que no fundo gosta muito do Rabicó. Benta vê na janela o leitão chegando e todos vão abraçar o porco. Saci não encontra Iara no ribeirão. Amanhece. Nastácia faz um vestido de ano novo para Emília. Visconde experimenta seu paletó e sua cartola brancas. Dona Benta experimenta seu vestido no quarto. Pedrinho e Narizinho vêem e falam que ela está linda. A avó abraça os seus netos. O anjo passeia pelo pomar. Os caçadores o vêem e o pegam. Rabicó vê.
Capítulo 19
Um
Ano Novo cheio de Alegrias!
Rabicó vê os caçadores capturando o anjo. O porco corre e fala para Quindim e Conselheiro o que houve. Os três vão para a varanda avisar Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde o que houve. A Turma fica pasma e corre para salvar o Flor das Alturas. Nastácia e Benta vêem a turma. Barnabé aparece. A avó pede para ele ir atrás das crianças. Caçadores colocam o anjo em uma jaula, que está em uma camionete. Os homens fogem. Turma vê o Flor das Alturas sendo levado e eles choram. Barnabé chega e vê o que aconteceu. Cuca vê os caçadores com o anjo em seu caldeirão e aparece na frente da camionete. O veículo pára. A Turma corre para salvá - lo. Os caçadores saem da camionete e mandam ela sumir. Cuca faz eles virarem sapos. A turma abre a a jaula e salva o anjo. Cuca aparece e manda eles darem o Flor das Alturas. Saci surge e tonteia a bruxa com seu redemoinho. Turma volta ao Sítio. Benta e Nastácia os vêem e ficam felizes. Anoitece. Todos do Sítio vão ao Arraial para a festa de Ano novo, até Quindim, Rabicó e Conselheiro foram. Iara cumpre o que disse e chega com Iemanjá no Rio de Janeiro. A Mãe das Águas vê as oferendas chegando para a Rainha do mar. Iara se despede de sua amiga e diz que precisa chegar rápido ao ribeirão. A Rainha das Águas pede ajuda de peixes e golfinhos para conseguir chegar no ribeirão. Cuca expulsa o Saci da sua gruta. O diabinho de uma perna só vai para o ribeirão triste, pois vai passar o fim de ano novo sozinho. Iara chega e abraça o Saci. Os dois ficam felizes e comemoram a chegada do ano novo. No Arraial, todos felizes. O Anjo consegue voar. Todos que estão na cidade observam. Emília chora e abraça Narizinho. O Relógio da igreja dá meia noite. Foguetes começam. Todos comemoram a chegada do Ano Novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário