Buscar no Blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Exposição em Taubaté mostra obras de arte do escritor Monteiro Lobato

Uma das obras do pintor Monteiro Lobato, que ficarão expostas em Taubaté. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Uma exposição em Taubaté, no interior de São Paulo, revela um lado diferente do escritor Monteiro Lobato. Conhecido por seus clássicos da literatura, como o 'Sítio do Pica Pau Amarelo', 'Urupês' e 'Jeca Tatu', Lobato tinha o hábito de pintar.

O Secretário de Cultura de Taubaté, Monteclaro César Júnior, revela que apesar do talento para escrever, Lobato tinha um sonho. “Na verdade o sonho realmente do Monteiro Lobato era ser pintor. Ele acabou enveredando pelo mundo das letras, mas ele sempre diz que conseguia expressar a vontade de desenhar escrevendo”, conta.

Na mostra, há três obras originais pintadas durante uma de suas viagens a uma fazenda da cidade de Valinhos, próxima de Campinas, em 1940. Uma das telas é assinada com pseudônimo usado pelo artista: Zezé.

O que Monteiro Lobato retratou do mundo ganha um destaque no museu. As obras do artista vão ficar expostas numa única sala. Penduradas em um painel que ainda não foi concluído. Haverá um cordão de isolamento, além de sensores e alarme para garantir a integridade das telas.“É tudo uma questão de segurança e até durante o período que as pessoas fizerem a visitação nós vamos fazer a recomendação para não usar flash, enfim, coisas dessa natureza. Mas o que é importante é poder passar, também para as crianças, essa faceta do Monteiro Lobato que pouca gente no Brasil conhece”, justifica Monteclaro.

A sala será inaugurada no dia 5 de dezembro, aniversário da cidade de Taubaté. O Sítio do Pica Pau Amarelo fica na Avenida Campinas, s/n, no bairro Chácara do Visconde.

http://globotv.globo.com/tv-vanguarda-sp/link-vanguarda/v/exposicao-em-taubate-sp-mostra-telas-de-monteiro-lobato/2265783/

Nenhum comentário: