Buscar no Blog

sábado, 29 de outubro de 2011

Falta cultura literária

Monteiro Lobato, um dos maiores autores brasileiros e criador do sítio do Pica-Pau Amarelo disse que “um país é formado de homens e livros”. Dessa forma ele ficaria muito satisfeito com o desenvolvimento dos leitores no Brasil. Pesquisa divulgada pelo Ministério da Cultura em agosto de 2010 afirma que o índice de leitura no Brasil cresceu mais de 150 % nos primeiros dez anos deste século. Apesar do aumento de 1.87 livros lidos por ano para 4,7 , a média de leitura do brasileiro ainda é baixa, mas demonstra uma evolução.

Karla Oliveira é autora do blog Coffies and Movies, um espaço virtual com mais de 16.000 visitas mensais, que fala sobre livros, séries e filmes. A blogueira lê em média 80 livros por ano e tem parceria com diversas editoras. Karla disse que o brasileiro ainda tem pouca intimidade com a leitura e aponta alguns dos problemas que dificultam a formação de uma cultura literária. “ Eu não vejo uma grande divulgação do mercado literário. Acho que o livro deveria ter uma publicidade tão forte quanto a dos filmes.

A leitura também é um costume que se aprende em casa. Karla deixa claro que sua paixão pelos livros nasceu por influência de seu pai. “Parece até meio clichê falar isso, mas sempre que ia dormir meu pai me contava histórias. Quando aprendi a ler foi ele quem me deu o primeiro livro, O fantástico mistério de Feiurinha de Pedro Bandeira. Desde então nunca mais parei de ler”, orgulha-se.

Um comentário:

Marcos disse...

Você postou esse vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=R4K5u9O7Evc&feature=channel_video_title
por favor coloca a cena que o berloque vai embora depois dessa cena que ele dá o Kasamba pra emília.