Buscar no Blog

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Os Bastidores da Música Mundo do Sítio

“Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo”, assim começava o Sítio do Picapau Amarelo em 1977, para nunca mais ser recordado musicalmente de outra forma. A canção de Gilberto Gil, que tem o mesmo nome da série, enalteceu os elementos principais da obra de Monteiro Lobato: os personagens, o folclore, a brincadeira das crianças e, claro, o sítio de Dona Benta. Gil captou a mistura de fantasia e realidade tão presente nos livros de Lobato e compôs a música que seria lembrada por gerações e gerações de brasileiros.
 Além de uma letra significativa, a canção tem uma batida bem brasileira, inspirada nos ritmos da Bahia, o que aumenta a sua identificação com a cultura popular. A música ainda sofre influência do reggae e do rock, traço marcante dos trabalhos do cantor.
Gilberto Gil chegou a regravar a música “Sítio do Pica-pau Amarelo” anos mais tarde. A versão de 1994 ganhou uma ambientação do campo, com alguns sons de passarinho logo na introdução. A gravação de 2002 recebe uma influência direta dos ritmos eletrônicos, e a de 2003, é tocada em um show ao vivo. Porém, a mais conhecida das versões, é a música tocada na série apresentada pela TV Globo em 2001. A música ganhou uma batida mais animada e um pouco mais rápida, bem mais aproximada do reggae.

Créditos: Morettini
A gravação de 2001 foi a grande fonte de inspiração para a banda ½ dúzia de 3 ou 4 gravar a versão da música “Sítio do Pica-pau Amarelo” aqui para o Mundo do Sítio. “Foi uma baita honra! Regravar uma música que representa a cultura de um país inteiro é uma responsabilidade muito grande. Ainda mais quando a composição de Gilberto Gil conta o universo da obra de Monteiro Lobato.”, afirma Marcos Mesquita, diretor musical e integrante da banda.
Os jovens talentosos do grupo deram um toque pessoal a composição ao utilizarem uma mistura de arranjos, um verdadeiro balaio, como costumam dizer. “Um diferencial foi ter usado a viola, que remete a música sertaneja de raiz e também ao rock rural, contrastando com o vibrafone, que puxa para o jazz, o urbano. Nós fizemos uma mescla no estúdio, com instrumentos de verdade e uma batida eletrônica.”, diz Mesquita.
Outra opção da banda foi utilizar apenas recursos vocais, ao invés de interpretar a canção. “A música fala por si e já está no inconsciente de todo mundo. Por isso optamos por não colocar a letra e trabalhar uma característica comum do grupo que são os arranjos de voz”, afirma ele.
A música já está disponível no site do Mundo do Sítio e a banda não esconde a sua ansiedade para ver o mundo virtual estrear. “Quando a música foi inserida no contexto do portal, com os personagens animados, ficamos muito emocionados, não só por estar
num projeto tão bacana e tão cuidadosamente desenvolvido, mas também por voltar no tempo e reviver as histórias de Monteiro Lobato e a nossa infância. Até agora só recebemos comentários positivos. Mas, saber de fato se atingimos o resultado esperado, só
quando o site estrear”, diz Mesquita.
Ouça o tema do Mundo do Sítio.


Fonte: Blog do Sítio

Nenhum comentário: