Buscar no Blog

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Passeio pelo verdadeiro Sítio

O verdadeiro Sítio do Pica-Pau-Amarelo, onde nasceu o escritor Monteiro Lobato, está no município de Taubaté, a 128 quilômetros de São Paulo. Em uma grande área verde no centro da cidade, o local tem a casa do avô de Lobato, o Visconde de Tremembé, e um quintal com jaqueiras e outras árvores frutíferas. Um lugar que nada se parece com o seriado exibido pela TV Globo, mas que é, na região do Vale do Paraíba, o segundo mais visitado, depois do Santuário de Aparecida.

O imóvel, construído em taipa de pilão, tem nove cômodos grandes onde estão móveis e alguns objetos usados pelo escritor, além de todos os livros da carreira dele. Passar pelo Sítio de Taubaté significa conhecer, em detalhes, a carreira do autor das obras infantis e também encontrar os personagens criados por ele.

De terça a domingo, Emília, Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Pedrinho e Narizinho ficam no sítio à espera dos visitantes. Como no local foi instalado um museu onde está uma exposição permanente da vida de Lobato e suas obras, os personagens servem de guias, contam histórias e também apresentam as tramas em forma de peças teatrais aos finais de semana. Aos sábados e aos domingos, são apresentadas peças infantis às 16h. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário: