Buscar no Blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

João Acaiabe é o rei dos baixinhos!

João Acaiabe não é um nome tão comentado quanto Susana Vieira e Antonio Fagundes, mas seu rosto é reconhecido por crianças de três gerações diferentes, que ele indiretamente ajudou a educar.

No ar em “Chiquititas”  como o chef Chico, responsável pela alimentação dos órfãos da novela do SBT, o ator tem no currículo participações nos infantis “Bambalalão” ( TV Cultura), e na última versão do “Sítio do Picapau Amarelo” (Globo).

“Eu estou envolvido com o público infantil há mais de 20 anos. Dou aulas em colégio, trabalhei na Febem como professor de teatro, fiz peças e programas de TV voltados para crianças”, conta ele, que confessa se pressionar para ser um bom exemplo. “Não tem como não sentir uma responsabilidade, pois sua opinião e postura chamam a atenção e servem de espelho para as crianças.”

Por enquanto, João parece ser um ótimo espelho. “As crianças gostam muito do personagem. Um dia, um garoto me abraçou e disse: ‘O Chico é meu melhor amigo’”, diverte-se o ator, que se emociona com esse assédio. “Adoro quando me reconhecem na rua e me chamam de Chico ou de Tio Barnabé.”

Acaiabe reconhece que não teve tempo de assistir à primeira versão de “Chiquititas”, em que Chico era vivido por Gésio Amadeu, mas não se incomoda com eventuais comparações. “Eu e o Gésio somos amigos e nos ajudamos muito, pois ainda existem poucos personagens para atores negros. No último ano do ‘Sítio do Picapau Amarelo’, ele me substituiu como o Tio Barnabé. Gésio é um excelente ator, canta muito bem e é um ótimo cozinheiro”, elogia. 

E o próprio João, como se sai na cozinha? “Não sou tão bom quanto o Chico, mas faço uma carne de panela com batatas com meu tempero caseiro que faz muito sucesso”, diz ele, que não revela o segredo do tempero. Afinal, um bom cozinheiro precisa ter os seus mistérios...

João Acaiabe em três momentos

O ator comenta seus trabalhos mais conhecidos pelas crianças

'Bambalalão’

O circo da Cultura foi exibido entre 1977 e 1990. “O formato dependia das crianças, havia uma preocupação educacional. Hoje, o comercial pesa muito.”

‘Sítio do Picapau Amarelo’

Ao lado de Dhu Moraes – que fazia a Tia Nastácia –, João deu vida ao Tio Barnabé de 2001 a 2006. “As crianças brincam: ‘O Tio Barnabé agora é o Chico’.”

‘Chiquititas’

Desde julho deste ano, João vive Chico, figura paterna para as crianças do Raio de Luz – como Mili (Giovanna Grigio). “Adoro contracenar com as crianças.”

Um comentário:

blogsitio disse...

Fico feliz com a volta do Pablog! Estava fazendo falta.