Buscar no Blog

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A Cura da Emília

Amanhece o dia no Sítio do Picapau Amarelo e Narizinho e Pedrinho acordam com febre alta e suor frio. Os dois pegaram uma bela gripe. Dona Benta vai buscar um cobertor quentinho para os dois, enquanto Tia Nastácia corre para cozinha para preparar um mingau bem fresquinho.Emília tenta fazer alguns pedidos, mas logo recebe uma bronca da Dona Benta dizendo que primeiro é preciso cuidar de quem está doente. A boneca sai do Sítio chateada, pois também quer ser paparicada e resolve que também vai ficar doente.

Sua primeira tentativa foi ficar em frente a geladeira com os pés na água fria e um ventilador no rosto, mas tudo o que ela consegue é morrer de frio. No dia seguinte, Pedrinho e Narizinho continuam doentes enquanto Emília não sente sequer uma dor de garganta… Vendo os dois amigos ainda ruins, ela pergunta pela Dona Benta e Tia Nastácia e eles dizem que elas foram cuidar do Rabicó.

Emília vai até o chiqueiro ver o que está acontecendo e vê as duas mimando o Marquês, que também acordou doente naquela manhã. Isso deixa a boneca ainda mais brava. Ela tem, então, outra ideia: ficar doente de mentira só para ser paparicada!

Ela irrita seu nariz com o cheiro das flores, depois tenta imitar uma febre bem alta colocando uma galinha em sua cabeça e vai ao rio se molhar para parecer que está suando frio.

Depois de fazer tudo isso, ela volta ao quarto dizendo estar mal e ao verem a boneca naquele estado, Dona Benta e Tia Nastácia começam a paparicá-la também. Emília fica toda feliz e pensa que, se ela já estava recebendo tanto carinho com uma doença de mentira, imagine se ela começasse a ter outras coisas?

Emília dá nós nos seus braços de pano e começa a se contorcer para fingir que está ainda pior, mas que sua doença só dá em bonecas. Os meninos se assustam e Dona Benta e Tia Nastácia aparecem correndo para ver o que aconteceu.

Emília finge estar assustada, mas Dona Benta a pega no colo para acalmá-la. No dia seguinte, Pedrinho e Narizinho acordam curados e prontos para brincar, mas Emília insiste em continuar fingindo que está doente e quando ela pensa que vai ser ainda mais paparicada, Dona Benta avisa que ela irá a uma consulta com o Dr. Caramujo.

Pedrinho e Narizinho vão ver o médico com Emília que não sabe o que fazer, pois logo logo o Dr. Caramujo irá descobrir que ela não está doente coisa nenhuma.

Quando ele está prestes a examiná-la, ela trata de enrolar os braços e mostrar ao Dr. Caramujo, que se assusta e corre para o livro de anatomia de bonecas, já que nunca tinha visto nada daquilo e não sabia o que fazer para ajudá-la! Mas de acordo com o livro, as doenças que ela estava fingindo ter eram graves e exigiam procedimentos de emergência! Enquanto ele explica o que terá de ser feito, a boneca se assusta e confessa ao Doutor que não está doente, era só um fingimento para ser paparicada. Mas ele não acredita e acha que ela está tendo alucinações e, por isso, o caso é mais grave do que se pensava.

Ela tenta fugir de todos os jeitos, mas o caramujo consegue alcançá-la. Quando ele está quase começando uma cirurgia, ela acha um jeito de convencê-lo de que não está doente: inventa sintomas que não existem para mostrar que é apenas uma invenção dela. Ao perceber que ela estava mentindo, Doutor Caramujo fica muito bravo e dá uma bronca na boneca dizendo que fingir que está doente, isso não se faz, pois ele quase começou o tratamento e isso poderia ter colocado ela em perigo!

Mas ao sair do consultório, ela começa a espirrar sem parar e percebe que acabou ficando doente de verdade! É nessa hora que ela vê que ficar doente não tem graça nenhuma, o legal mesmo é poder brincar e estar bem! Mas Dona Benta e Tia Nastácia esperam que isso tenha servido de lição para que Emília nunca mais finja que está doente. Ao ver Pedrinho e Narizinho saindo para apostar corrida até a cachoeira e nadar no riacho, a boneca promete que nunca mais vai inventar que está doente.

Nenhum comentário: