Hoje no programa, Emília joga calda de chocolate e um menino aparece. O menino foge e todos vão atrás. Nastácia começa a chorar, pois sua festa foi estragada. Benta a abraça e entrega um presente a ela. As duas se abraçam e choram. Turma, Visconde, Barnabé e Teodorico não encontram o menino. Emília vai a cozinha e enche uma xícara com farinha. A boneca joga farinha na escada e pegadas aparecem. Pedrinho encontra Saci e pergunta se ele não viu um menino estranho por aí. Saci diz que não e vai para a gruta da Cuca. O diabinho de uma perna só pergunta para a prima se ela não está metida na confusão do Sítio. Emília encontra o menino em baixo da cama de Narizinho. Os dois começam a conversar. Benta mostra o livro que chegou de encomenda. O livro se fecha e se mexe sozinho. Nastácia fica assustada. A avó diz que livro não se movimenta sozinho. A cozinheira varre o corredor do segundo andar e escuta Emília conversando com alguém. Nastácia coloca o ouvido na porta para escutar. O menino bruxo percebe e lança um feitiço, fazendo Nastácia ficar com duas orelhas de jumento. Nastácia corre para a sala. Todos a vêem. Emília chega com o menino invisível. Cuca fica brava, pois não foi convidada para a Convenção das bruxas, monstros e outras coisas pavorosas. Todos pedem para o menino fazer a Nastácia voltar ao normal. O menino pede para algumas pessoas saírem, pois tem gente demais. Teodorico e Barnabé saem. O menino lança um feitiço. Emília nota mais alguma coisa estranha em Nastácia.
Buscar no Blog
sexta-feira, 29 de março de 2013
Final de Semana: Diversão ao ar livre
O projeto fim de semana, realizado pelo blog a cada mês, está sendo um sucesso. O Final de Semana: Diversão ao ar livre é um projeto do blog, onde durante um determinado final de semana não haverá postagens. A ideia é que os leitores saiam e se divirtam ao ar livre. Não tem nada melhor que sair para brincar com os amigos, passear com os pais e se divertir bastante. Se o dia estiver chuvoso, jogue brinquedos de tabuleiro em casa. A intenção é que o leitor saia da frente do computador e da televisão. Neste final de semana, o blog não terá postagens. O projeto será realizado uma vez por mês, porém vamos adiantar o projeto do mês de Abril.
Alimentação Saudável
O Mundo do Sítio em parceria com o ministério da saúde acaba de lançar campanhas para uma alimentação saudável. As cartilhas que, são colocadas na internet, incentiva as crianças a comerem alimentos não gordurosos para diminuir a obesidade infantil.
Gloob exibirá O Picapau Amarelo!
Para quem estava esperando novos episódios do Sítio no Canal Gloob, a notícia não é muito boa. As reprises das histórias ainda continuam. Assim que terminou a aventura Reforma Na Natureza, os telespectadores esperavam que o canal exibisse O Menino Bruxo, que foi cortado da programação. Mas a partir de segunda, O Picapau Amarelo começa a ser reprisado novamente.
quinta-feira, 28 de março de 2013
Confusão na festa de aniversário de Nastácia!
Hoje no programa, todos ficam preocupados que a porta da sala abriu misteriosamente. Depois, Nastácia vai para a cozinha pensando em seu aniversário, que é amanhã. Benta e a turma combinam de fazer uma festa surpresa para a cozinheira. Anoitece. Emília ainda cisma que entrou alguém na casa quando a porta se abriu misteriosamente. Benta chega e pede para a boneca parar de falar aquilo, pois Narizinho está com medo. Emília sai do quarto e vai para o corredor do segundo andar. Uma porta se fecha sozinha. A boneca grita pelo Visconde e manda ele ficar de vigia na beira da escada. Pegadas pelo Sítio dão para ser vistas. Amanhece. Emília acorda com um pesadelo e depois vai com Narizinho para o corredor. Ela acorda o sabugo, que dormiu. No café, todos fingem que esqueceram o aniversário de Nastácia, deixando a cozinheira triste. Uma encomenda chega para Benta. Nastácia vai lavar algumas roupas que a avó pediu. Enquanto Nastácia está ocupada, todos organizam a festa. O bolo é feito. Benta abre a encomenda e vê um livro com páginas roxas. Ela estranha, pois não tem nada escrito. A avó coloca o livro na mesa da biblioteca e o objeto se mexe sozinho. Rabicó derruba as roupas lavadas e Nastácia tem que lavar novamente. O bolo vai para debaixo da mesa. Emília e Narizinho não o encontram e acham que foi o culpado é Rabicó. O porco diz que não foi ele. Pedrinho, Visconde, Emília e Narizinho vão para a cozinha procurar pistas e vêem o bolo, mas não é o bolo que Narizinho fez. Pedrinho chama Nastácia. Na varanda, todos do Sítio até Teodorico esperam a cozinheira. Nastácia chega e todos cantam parabéns. Na hora de assoprar as velinhas, o bolo explode. Todos acreditam que foi Emília. Uma risada é ouvida. Pedrinho nota que não foi a boneca e sim de alguém invisível. Emília pega a calda de chocolate e joga de onde vem a risada. Um menino aparece.
Aventuras no Sítio: O Alfinete de Pombinha Carijó
Emília descobre tudo com os seus besouros
Emília se balança na rede e Peter Pan chega acompanhado de Pedrinho e Narizinho. O personagem começa a contar a história:
- A Sininho sumiu, Emília! Só você pode me ajudar!
Dona Benta vai á biblioteca e Visconde conta sobre sumiço de Peter e Sininho do livro. A avó vai na varanda e vê o menino e vai logo dizendo:
- Então foi aqui que você se meteu! Seja bem vindo!
- Obrigado – diz Peter Pan com o tom de voz triste. Foi a Sininho, vovó. Ela sumiu – explica Narizinho.
Depois na cozinha, Nastácia oferece bolinhos para Peter se alegrar, mas nem isso funciona. O “causo” é grave – diz a cozinheira para todos.
Emília lembra que viu a sininho no meio da dança das fadas, ontem. A boneca acredita que foi a Cuca. Emília vai até o pomar e pede para Casca e Cascadura investigarem. Não é que ela estava certa! Peter Pan joga um pouco do pó das fadas e Pedrinho, Narizinho e Emília voam rumo a gruta da bruxa. Nastácia e Benta saem da casa e veem a turma voando. Será que descobriram onde está a fada – diz Dona Benta para a cozinheira.
Cultura exibirá o Sítio!
quarta-feira, 27 de março de 2013
Emília lembra como foi desfazer as reformas!
Hoje no programa, a turma narra como Dona Benta conversou com Emília para saber o que estava acontecendo. Narizinho conta como foi que seu primo usou a magia para fazer a Cuca levitar e eles, o Rabicó e Teodorico fugirem da gruta. Emília narra como foi que a Magrela foi embora do sítio. Pedrinho lembra como foi que a Cuca parou de flutuar, tudo porque o Saci narrou para ele. Narizinho lembra como foi que o Rabicó comeu alguns livros da biblioteca. Emília conta como foi desfazer as reformas. Pedrinho lembra como foi o início das reformas que o Visconde fez na natureza.
Vídeo
Relançamento de mais um livro!
O Livro O Sítio No Descobrimento, por Luciana Sandroni acaba de ganhar uma nova edição.
A história conta a viagem feita pela turma rumo ao descobrimento do Brasil. A primeira parada é em Portugal e depois entram no navio de Cabral e navegam até chegar em novas terras: o Brasil. Uma aventura relançada pela Editora Globo.
Luciana Sandroni é conhecida como a filha de Lobato por apreciar tanto as aventuras da turma mais famosa do mundo.
Dia do Circo
Na Festa do Faz de Conta, o circo animou todos os convidados
Em Caçadas de Pedrinho, um rinoceronte fugiu do circo: Quindim
Muita confusão no episódio O Circo
Em 2005, Saraiva também se envolveu com um circo
Em 2007, o circo animou o Arraial
O circo no Sítio em desenho
Cultura cede Cocoricó e Castelo à Globo, em troca do Sítio
Sítio do Picapau Amarelo será exibido na TV Cultura
A TV Cultura adquiriu os direitos de transmissão para exibir o seriado infantilSítio do Picapau Amarelo. A emissora paulista conseguiu levar a segunda versão do programa após um acordo com a rede Globo. Para exibir o Sítio em território nacional, a Cultura teve que ceder os direitos de Cocoricó e Castelo Rá-Tim-Bum para a Globo Internacional. A emissora não informou a data que a atração entra no ar.
O Sítio do Picapau Amarelo foi exibido pela TV Globo em duas versões. A primeira nos anos de 1977 a 1986, e a segunda entre os anos de 2001 até 2007. Na segunda versão, o seriado passou por sete temporadas, chegando ao número de 570 episódios. O roteiro é baseado na obra homônima do escritor Monteiro Lobato, autor de 17 livros de histórias infantis.
Na trama, os episódios são ambientadas no sítio de Dona Benta, uma simpática senhora que vive afastada da correria e do barulho da cidade grande. Ela conta com a amizade da Tia Nastácia, que cozinha deliciosos quitutes para ela e a neta, Lúcia, mais conhecida como Narizinho. Ao lado da inseparável boneca Emília, Narizinho é uma menina cheia de sonhos, que cria um mundo de fantasias ao seu redor. Com a chegada de Pedrinho, um menino corajoso que passa as férias no sítio da avó, os três se envolvem em altas aventuras.
Fonte: UOL
terça-feira, 26 de março de 2013
Emília quer fazer uma nova reforma na natureza!
Hoje no programa, Narizinho lembra como a Cuca transformou ela em faxineira e seu primo em um aprendiz de Bruxa. Emília conta como foi a Reforma da vaca Mocha. Tia Nastácia narra como foi que os seus bolinhos fizeram todos os representantes da conferência ficarem calmos e como foi bagunçado o evento. Emília interrompe as Memórias e vai para outro lugar do sítio. Tio Barnabé continua contando a reforma que a Magrela fez no Quindim. Rabicó lembra como foi ser preso na gruta da Cuca. Pedrinho avisa Benta e Tia Nastácia que Emília quer fazer uma nova reforma na natureza.
Aventuras no Sítio: O Alfinete de Pombinha Carijó
Todos se despedem das fadas e Benta diz:
- Hora de dormir, cambada!
Todos adormecem sonhando com a dança das fadas. Visconde dorme na biblioteca e alguém anda pela casa. No quarto de Narizinho, alguém procura algo nas gavetas da cômoda. Amanhece e no café da manhã, todos comentam sobre a visita das fadas. Emília pergunta para sua dona;
- Narizinho! O que as fadas vieram fazer no Sítio?
- Me conhecer é claro! Eu sou a mais importante do sítio - disse a menina, deixando a boneca furiosa.
No quintal, Narizinho conta a verdade para Pedrinho o que as fadas foram fazer no sítio e o menino se preocupa, achando melhor não contar nada para Emília. Os dois, para esquecer do ocorrido, apostam para ver quem chega antes no ribeirão.
Saci rouba o pito do Tio Barnabé e em seguida o velho vê algo voando no céu, parecia uma pessoa? - indaga Barnabé.
Visconde lê livros e percebe que Peter Pan e Sininho desapareceram das páginas. Emília chega e o sabugo conta sobre o que houve.
No ribeirão, Pedrinho e Narizinho brincam de pular e jogar água no outro. A menina olha para o céu e diz:
- Pedrinho! Olha é o Peter Peter Pan
- Ele está indo para o Sítio - diz o menino maravilhado.
Os primos correm até a porteira e Peter Pan pousa dizendo:
- Me ajudem! A Sininho desapareceu!
Dia do Cacau
Quando se fala no cacau, todos se remetem a lembrar do chocolate, pois o fruto é a matéria prima do doce. Originário das áreas tropicais da América Central, o cacau já foi um dos principais investimentos na época da corte portuguesa no Brasil. Hoje, o fruto é mais encontrado na Bahia e vai continuar sendo muito lembrado na época de Páscoa.
segunda-feira, 25 de março de 2013
Pedrinho e Narizinho lembram como foram capturados pela Cuca!
Hoje no programa, Emília lembra a chegada da Magrela ao sítio. Pedrinho e Narizinho contam como foi que eles ficaram perdidos no Capoeirão. Dona Benta narra como foi a chegada dela e da Tia Nasatácia na Conferência da paz e como os bolinhos mais famosos do mundo fizeram os representantes dos países ficarem calmos. Emília conta qual foi a primeira reforma da Natureza. Pedrinho e Narizinho lembram como eles e o Rabicó foram capturados pela Cuca.
Emília na pele de Isabelle ou Isabelle na pele de Emília?
“Uma vez eu esqueci do horário de gravação e fui para uma dessas casinha na árvore, brincar. Depois todo mundo me procurava, ninguém me achava e aí um coordenador de produção me achou, ele estava desesperado”. Isabelle Drummond contou essa curiosidade em uma de suas entrevistas.
Toda criança é sapeca e Isabelle Drummond conseguiu emprestar todo seu carisma para a personagem Emília do Sítio. Os autores acertaram em cheio escalando uma criança para a boneca de pano. Para quem não sabe, Isabelle nem sabia ler quando começou no infantil, só depois que aprendeu, conseguia ler os roteiros sozinha.
Como a atriz mesmo disse: “ Boneca tem que ser criança”
Próxima Visita ao Parque!
Ontem, dia 24 de Março, o parque temático do Sítio do Picapau Amarelo estava aberto para as visitas em família. O parque realiza esse tipo de visitas uma vez por mês. A próxima visita será no dia 14 de Abril. Vale lembrar que o local é aberto para escolas todos os dias, desde que tenha marcado antecipadamente.
Aventuras no Sítio: O Alfinete de Pombinha Carijó
A Dança das Fadas
Depois na sala, Pedrinho quer se vingar da Emília e conta para a boneca sobre o alfinete. Ela arregala tanto os olhos que eles arrebentam. Anoitece e Tia Nastácia costura os olhos da boneca e ela a agradece com um beijo estalado. Emília vai à sala e fala com o Pedrinho:
- É verdade sobre aquilo que você falou sobre o alfinete? Narizinho interrompe dizendo:
- Esqueci de colocar o Rabicó no chiqueiro.
Tio Barnabé vê da janela de sua casa, luzes e acredita que são vagalumes. Narizinho coloca o seu leitão de estimação no chiqueiro e vai até o pomar. Fadas aparecem e uma se aproxima perguntando, com uma voz fina:
- Estamos procurando uma varinha mágica. Por acaso você a viu?
A menina fica com os olhos arregalados e se cala.
Dona Benta se preocupa com a demora da neta e sai com Pedrinho, Visconde, Emília e Nastácia para procura – lá. Benta e os outros chegam ao pomar e observam a dança das fadas. Todas flutuam como penas. Nastácia fica com medo que até treme a mão, mexendo o lampião que está segurando. Cuca anda pelas árvores e vê as fadas. Ela se aproxima e captura uma fada, colocando – a dentro de um pote…
domingo, 24 de março de 2013
Ibope do Sítio do Picapau Amarelo
Na manhã do último sábado, 23/03/2013, o Sítio do Picapau Amarelo não conseguiu alcançar o ibope para chegar à liderança. O canal SBT ficou em primeiro lugar isolado das 07h às 12h. Como pode – se perceber, o canal trabalhou muito programas infantis: Bozo e Sábado Animado.
A Rede Globo está deixando as crianças de lado em sua programação e são elas que mais assistem à televisão durante a manhã. De segunda à sexta, só tem programas para adultos: notícias e quadros que fazem as crianças irem se refugiar na tv a cabo. E quem não tem esse previlégio?
sábado, 23 de março de 2013
Um Sítio com mais humor!
Em 2005, Cininha de Paula, que dirigia o programa, começou a chamar parentes para trabalhar no infantil e acertou em cheio quando deu a ideia para escalar Chico Anysio para o papel do Doutor Saraiva. Um ator que colocava o "engraçado" acima de tudo.
O personagem de Chico Anysio ficou no programa de Abril e Dezembro e mesmo com as cenas sérias, conseguia quebrar a sintonia e deixar o local sempre engraçado e bom para se trabalhar.
Como o ator mesmo dizia: "Sorrir é ,e sempre será o melhor remédio".
A Hora do Planeta
Dona Benta vai até a porteira do Sítio e pega o jornal do dia. A avó volta para a varanda e senta na cadeira de balanço, lendo uma das notícias do jornal:
" A organização WWF - Brasil promove pela quinta vez a hora do planeta. Pessoas, empresas, comunidades são convidados a desligarem as luzes por uma hora a partir da 20:30".
Benta vai à cozinha e fala com Tia Nastácia para separar as velas e lampiões, pois assim que anoitecer vai contar histórias para a turma.
Emília ouve toda a conversa e vai falar para Pedrinho e Narizinho, que estão na jabuticabeira. Os três não veem a hora de anoitecer para ajudar o planeta e ouvir as histórias de um jeito diferente: com as luzes apagadas, só velas e lampiões acessos.
Participe você também! É hoje às 20:30.
sexta-feira, 22 de março de 2013
As memórias da viagem ao céu terminam!
Hoje no Programa, Visconde conta como foi a chegada das crianças inglesas no sítio e lembra como foi se vestir de anjo para salvar o Flor Das Alturas. Pedrinho quer contar a parte de quando o Peter Pan chegou, mas o personagem aparece e começa a ditar esta parte. Narizinho conta como foi conhecer a Alice do País das Maravilhas. Emília narra como foi a despedida do anjinho. As Memórias da Viagem ao Céu terminam. Peter Pan vai embora. A Próxima aventura que eles vão lembrar vai ser A Reforma da Natureza.
Aventuras no Sítio: O alfinete de Pombinha Carijó
A Briga de Emília e Pedrinho
Na hora do almoço, todos se deliciam com os lambaris fritos, quando ouvem um barulho vindo da biblioteca. Todos correm para lá e veem o Visconde de Sabugosa, caído, estalado no chão. O pobre caiu da estante. Pedrinho pega o sabugo e Nastácia diz:
- Deixa que eu conserto o senhor Visconde!
A cozinheira vai ao milharal e pega uma espiga de milho nova para fazer um novo Visconde. Na cozinha, Nastácia conserta o boneco e ele volta ao normal. Muito obrigado, tia – diz o Pedrinho que observava tudo. Narizinho interrompe a conversa e pede:
- Tia! Você deu o alfinete de pombinha carijó para Emília?
A velha responde com a cabeça que sim e os primos saem pelo Sítio. Pedrinho comenta com a prima que é melhor deixarem a boneca sem saber sobre a varinha. Dona Benta alimenta a vaca mocha e Nastácia o burro falante.
Pedrinho vai ao seu quarto e vê Emília pegando o seu bodoque. O menino fala alto:
- Emília é muito feio pegar as coisas dos outros. Vou falar para a vovó.
- Pode falar seu cara de coruja seca – diz a boneca invocada.
Os dois se desentendem e a boneca gente sai furiosa.
Depois na sala, Pedrinho quer se vingar da Emília e conta para a boneca sobre o alfinete. Ela arregala tanto os olhos que eles arrebentam…
Dia Mundial da Água!
Depois do ar Dona Benta falou da água, começando com esta pergunta:
- Que é água?
Todos sabiam. Quem não sabe o que é água?
- Uma coisa que a gente bebe – disse Emília.
- A mãe da vida – respondeu Pedrinho, que era mais filosófico.
- A leva e traz – sugeriu Narizinho, lembrando – se do trabalho da água na erosão (Poço do Visconde).
Dona Benta explicou:
- A água é o berço onde nascemos e o berço onde ainda se embalam todos os organismos. Sem água não há vida possível pois ela é a mãe da vida, como disse Pedrinho. E também uma coisa que a gente bebe, como disse Emília. Fora o homem, todos os seres, sejam animais ou vegetais, se utilizam da água para beber, apenas.
- E também tomar banho – advertiu Emília. – Os passarinhos gostam muito de banhos.
- Sim, banho de refrescar o corpo - concordou Dona Benta, _ porque os animais se limitam a molhar – se, não se lavam a nossa moda, esfregando o corpo com sabão…
Trecho tirado do livro Serões de Dona Benta, Círculo do Livro
Sangue Bom: Isabelle Drummond troca a faxina pelo futebol em novela
Após o sucesso da empregada Cida, de Cheias de Charme, Isabelle Drummond volta à telinha para viver Giane, em Sangue Bom, nova novela das sete da Rede Globo.
Veja Isabelle Drummond pronta para uma partida de futebol como Giane, na nova novela Sangue Bom
(Foto: Zé Paulo Cardeal/Rede Globo)
E vai ser com um visual 'moleque' que a ex-empreguete Cida vai dar vida a Giane, uma menina sem vaidade, que se veste como menino. A garota é corintiana roxa e ama jogar uma pelada. Mas, por trás de seu lado garoto, há uma moça sensível que esconde uma paixão pelo amigoBento (Marco Pigossi).
Isabelle Drummond deixa cabelos curtos para viver Giane
Na trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, também estão Humberto Carrão, Sophie Charlotte, Isabelle Drummond, Herson Capri, Fernanda Vasconcellos, Mayana Neiva, Marco Pigossi, Giulia Gam, Marisa Orth, Marco Ricca, Letícia Sabatella, Malu Mader, Ingrid Guimarães e outros grandes talentos.
A próxima novela das sete da Rede Globo tem estreia prevista para abril.
quinta-feira, 21 de março de 2013
A Chegada dos Ingleses!
Hoje no programa, Dona Benta conta para Tia Nastácia como foi a visita dos astrônomos do sítio. A Turminha narra como foi a despedida do São Jorge e a volta para o sítio. Visconde também escreve como foi a reação de Dona Benta quando viu o anjinho. Emília lembra como escolheu o nome do anjo (Flor das Alturas). Enquanto o sabugo escrevia, todos procuravam as estrelas trazidas da viagem, mas acabaram encontrando uma pena do Flor das Alturas. Pedrinho narra como foi a escolha das crianças para verem o anjo. Dona Benta lembra como foi a chegada dos ingleses.
Aventuras no Sítio: Alfinete de Pombinha Carijó
Tia Nastácia e o alfinete!
No Sítio do Picapau Amarelo, Nastácia está terminando de descer a barra do vestido de Narizinho e Emília chega interrompendo:
- Tia Nastácia! Eu quero aquele alfinete de pombinha carijó que tem em sua cestinha de costura.
Narizinho convida a boneca para passear no pomar, mas ela não quer. A menina sai pela porta e Nastácia, percebendo que Emília não vai ficar quieta até ganhar o aflinete, dá o objeto para a diabinha.
Narizinho anda pelas árvore velhas do pomar e senta no pé de jabuticabeira, adormecendo em seguida.
Um pouco mais a diante, no ribeirão, Pedrinho e Tia Nastácia pescam lambaris para o alomço. Os lambaris fritos vão ficar um delícia – diz a cozinheira com uma risada.
Narizinho acorda no pomar e se depara com uma vespa – fada. O ser misterioso pede para a menina se ela viu alguma varinha mágica em formato de alfinete. Narizinho diz que não viu e a vespa – fada vai embora. Na biblioteca, Emília guarda o seu alfinete dentro da canastra.
Narizinho chega na horta e quer contar para a avó sobre a vespa – fada, mas a velha se vira e responde:
- Depois minha filha! Agora estou ocupada! Vá contar suas reinações para Pedrinho.
Pedrinho e Nastácia chegam ao Sítio e veem Narizinho na porteira. Nastácia vai para a cozinha e a menina conta para o primo o que houve. Na hora do almoço, todos se deliciam com os lambaris fritos, quando ouvem um barulho vindo da biblioteca. Todos correm para lá e veem o Visconde de Sabugosa, caído, estalado no chão. O pobre caiu da estante…