Buscar no Blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Personagens de Monteiro Lobato incentivam a leitura na Feira do Livro

Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa e Tia Anastácia, personagens criados pelo escritor Monteiro Lobato, fzeram a alegria da criançada, estimulando o interesse dessa turminha pela literatura durante a Feira Pan-Amazônica do Livro. A iniciativa, que apresentou nesta segunda-feira, 5, o clássico “O casamento da Emília”, faz parte do projeto Movimento de Incentivo à Leitura (MIL), do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).


De acordo com a bibliotecária responsável pelo MIL, Maria Silvia da Silva, o projeto foi criado paralelamente à reestruturação das bibliotecas da rede pública estadual de ensino para formar bons leitores desde a educação infantil. “A intenção é atingir desde os menores alunos, despertando a curiosidade e o interesse pelas histórias, pela leitura. Por isso trabalhamos de forma lúdica”, explica Maria.


A peça de Monteiro Lobato, encenada por alunos das escolas estaduais e técnicos da Seduc, tem este objetivo. “Esta mostra do projeto na Feira do Livro busca apresentar para os alunos o encantador mundo da literatura infantil criado por Monteiro Lobato. As crianças assistem a peça e, ao mesmo tempo, são estimuladas a conhecer mais sobre a história lendo os livros”, diz a bibliotecária.


Os personagens encantaram os pequenos espectadores com a história do matrimônio da boneca Emília. Daiseany Lima, de 11 anos, aluna da terceira série de uma escola municipal de Belém, assistiu a encenação e gostou do que viu. “Eu adoro a Emília e as história do Lobato. Eu sempre leio as histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo”, revela a menina, que disse ser uma leitora assídua das aventuras de Emília e toda a sua turma.


O aluno André Chaves, de 17 anos, da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, em Belém, encarnou o papel do autor, que apareceu no final da peça com uma mensagem para as crianças. Ele, como Monteiro Lobato, contou para os pequenos o quanto se dedicou à literatura e que escreveu as histórias pensando em todas as crianças. Um incentivo para aqueles que estão começando a pegar gosto pelos livros. “Me sinto orgulhoso de ter participado e de incentivar as crianças à leitura. Hoje muitas delas estão mais preocupadas com a TV ou com video games. As histórias de Monteiro Lobato são interessantes o suficiente para chamar a atenção delas”, acredita o jovem.


Para Maria Silvia, a leitura “pode melhorar o vocabulário, ampliar a cultura, o conhecimento, além de criar um imaginário de vida, com sonhos que ajudarão as crianças a buscar seus objetivos”.

Nenhum comentário: