Buscar no Blog

domingo, 24 de julho de 2011

"Novo Sítio é adaptação tropicalista"

Desde a última Quinta Feira há um novo Sítio no Canal Futura. Os personagens são os mesmos, mas as histórias vão além dos livros de Lobato. Comparado com a temporada anterior, Walcyr Carrasco, o novo autor da série, fez uma pequena revolução no Sítio.
Os livros de Lobato se esgotaram na primeira temporada, e o desafio do autor era criar histórias fiéis ao universo do escritor. No entanto, atento aos atuais sucessos da cultura internacional, Carrasco trouxe à tela um Harry Potter brasileiro, um menino bruxo atrapalhado, que chega ao Sítio para combater um bruxo mau. Os novos personagens fogem das principais fontes da obra de Lobato: o folclore nacional e a mitologia clássica.A nova versão do Sítio é bem tropicalista e faz a antropófaga do sucesso internacional. A adaptação mantém, no entanto, outros aspectos essenciais da obra de Lobato. O potencial contestadora boneca Emília foi ampliado. Walcyr Carrasco parece ter familiaridade com a personagem mulher "politicamente correta". Sua melhor criação televisiva, a Catarina de " O Cravo e a Rosa" foi uma Emília mais madura. E "Xica da Silva", fez o retrato de uma mulher contestadora.
 O modo de contar a história também foi reformulado. Na primeira temporada, havia fidelidade à forma como Lobato articulava a narrativa. Havia vários enredos no mesmo episódio e  narração das aventuras do Sítio eram contadas na forma de memórias.
 O roteiro de Walcyr reorganiza essa estrutura. As duas histórias da primeira semana foram entrelaçadas, e em vez de serem memórias, passaram a acontecer no tempo presente. Em roteiro, essa é uma diferença fundamental, pois abre espaço para cenas de suspense e surpresa, que conquistarão o público.

A Continuação deste episódio a partir de amanhã às 10:00, 12:30 e às 19:00 no Canal Futura!

Nenhum comentário: