Buscar no Blog

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Aritmética da Emília

Vinha entrando uma senhora magricela, muito esticadinha para trás.


- Esta é a Dona Unidade – explicou o Visconde -, e assim como UM é o pai de todos os algarismos, assim também Dona Unidade é a mãe de todas as quantidades de coisas. Nenhuma quantidade de qualquer coisa pode existir sem ela. Quando alguém diz, por exemplo, cinco laranjas, está se referindo a uma Quantidade de laranjas, e, nessa quantidade, uma laranja é a unidade. Quando alguém diz cem papagaios, a Unidade é o papagaio.


- Passe adiante – berrou Emília. – Isso é fácil demais.


O Visconde deu nova ordem. Dona Unidade fez um cumprimento de cabeça e retirou-se, sempre muito esticadinha para trás. Apareceu outra madama, gorda e satisfeita da vida; entrou e foi logo dizendo:


- Eu sou a Quantidade. Sirvo para indicar uma porção de qualquer coisa que possa ser contada, pesada ou medida. Quando alguém pergunta: “Que Quantidade da gente há aqui neste circo?”, eu CONTO as pessoas e respondo: “Há oito pessoas”. Oito pessoas é uma Quantidade. Se alguém pergunta: “Quantos quilos pesa esse rinoceronte?”, eu PESO o Quindim e respondo: “Pesa dois mil quilos”. Dois mil quilos é uma Quantidade. Se alguém pergunta: “Que altura tem a Emília?” Eu MEÇO a Emília e respondo: “Tem dois palmos”. Dois palmos é uma Quantidade. Estão entendendo?


- Está claro que estamos. Para entender coisas, não há como nós – respondeu a boneca.

Nenhum comentário: