Buscar no Blog

domingo, 5 de agosto de 2007

A História da Pipa


um pássaro? Um avião? O super-homem? Não. É uma boneca de pano! Graças à invenção de Visconde e Urbando, Emília voou com a pipa-delta pelo céu. Mas você sabe quando e onde foi o primeiro vôo de uma pipa na história? Cerca de duzentos anos antes do nascimento de Jesus Cristo, na China. Para alguns historiadores, as pipas nasceram de uma tentativa frustrada do homem de voar, que transferiu essa vontade para o artefato de varetas, papel, cola e linha.
Conhecido também como papagaio, pandorga ou cafifa, o brinquedo milenar possibilitou importantes descobertas científicas ao longo da história.
Abaixo você confere as experiências mais famosas:Em 1749, o escocês Alexander Wilson usou vários termômetros presos a pipas para medir a temperatura nas alturas.
No ano de 1752, Benjamin Franklin empinou uma pipa forrada de pano num dia de chuva, com uma chave presa ao fio. A eletricidade das nuvens foi captada pela chave e ele descobriu o pára-raio. O inglês Douglas Archibald, em 1883, prendeu um anemômetro (medidor de vento) à linha de uma pipa e mediu a velocidade do vento a 360m de altura.
No ano de 1901, Guglielmo Marconi usou uma pipa para erguer uma antena e fez a sua primeira transmissão radiotelegráfica sem fio.Em 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro vôo do homem com um objeto mais pesado que o ar, decolando e pousando sozinho, usando um conjunto com pipas-caixa, acionadas por sua própria força. Esse primeiro protótipo de avião ganhou o nome de “14 Bis”.
No Brasil, a pipa chegou por volta de 1596, trazida pelos colonizadores portugueses, e desde então vem colorindo os céus de todas as partes do nosso país.




Nenhum comentário: