Buscar no Blog

segunda-feira, 31 de março de 2014

Confusão para tentar salvar Rapunzel

 

fd

Hermengarda é que acaba subindo nas tranças da Rapunzel. Como castigo, a moça é obrigada a limpar todos os tijolos da torre com uma escova de dente. Coitada! Pesadelo acaba caindo na conversa dos dois jagunçoes presos pela Cuca e acredita que tem muita comida na casa de Hermengarda. Serena fica encantada com a riqueza do coronel e mais tarde o homem comunica ao Elias que vai casar. Cuidado, Coronel! Pesadelo vai até casa de Hermengarda, mas é colocado na torre também. Quem vai para a prisão, junto de Rapunzel, é o Saci, que também resolveu “passear” por ali. Otávio sobe na torre. Depois, Saci e Pesadelo descem do local. Hermengarda já está por ali e Otávio está com sua amada. Melhor sair correndo, Otávio…

Cartão Telefônico 6

Vídeo

Vídeo Show invade o Sítio!

sábado, 29 de março de 2014

Propaganda



Divulgação do novo livro lançado pela Globo Livros: Reinações de Narizinho - Edição de Luxo

sexta-feira, 28 de março de 2014

Cuca captura dois jagunços!

fdEssa agora! A Turma fala para Otávio que Rapunzel está presa na torre e todos decidem salvá-la. Os jagunços que se depararam com o Saci ficam muito assustados e correm. Quem encontra os dois é a Cuca. Seria melhor terem ficado com o Saci. Hermengarda ajuda sua filha a fingir que está precisando de ajuda na estrada. Teodorico para e ajuda Serena, que agora se encontra sem a companhia da mãe. Na torre, a turma manda Otávio gritar para Rapunzel jogar suas tranças, mas ele é meio lento. Teodorico se apaixona por Serena e a convida para ir até sua fazenda. Quando Otávio estava quase subindo nas tranças de sua amada, Hermengarda chega. Se escondam turminha!

Propaganda

 

fd

Clique na imagem para ampliar

Divulgação da estreia do Sítio do Picapau Amarelo, em 2001 no site da Globo Internacional.

Cartão telefônico 5


Edição de Luxo de Reinações de Narizinho chega às lojas!

 

fd

 

Não à toa Monteiro Lobato admitiu que, apesar do título dedicado a Narizinho, quem reinava mesmo nas histórias era Emília. Nem mesmo o autor mais respeitado de toda a literatura infantojuvenil brasileira conseguia dominar as peraltices da boneca de pano nas dezenas de aventuras povoadas da mais rica mitologia nacional.

Conhecido como a locomotiva do comboio da saga do Picapau Amarelo, Reinações de Narizinho reúne as onze histórias que Lobato começou escrevendo em 1920. Surgem ali Narizinho, Pedrinho, o Visconde, Rabicó, Tia Nastácia, e, claro, Emília, que comanda todas as travessuras em um misto de realidade e fantasia, trazendo à cena personagens clássicos da literatura infantil mundial, como Cinderela, Branca de Neve, o Gato Félix, todos ilustres convidados de cada uma das festas.  Na nova edição, destacam-se a manutenção da sintaxe e do vocabulário do original de 1931, o que resultou em uma preciosa e necessária referência para os debates lobatianos dos tempos atuais.

O fascínio e o encanto mantidos por quase um século e que tomaram gerações e gerações de crianças vêm, sobretudo, da simplicidade das narrativas, como se cada um de nós estivesse compondo o que aconteceu antes e o que vai acontecer depois. Na nossa língua mais sincera e pura, que, pelo estilo único de Lobato em fundar as histórias em um português fluido e atemporal, acaba se tornando produto da espontaneidade natural de nossos primeiros atos criativos.

O projeto gráfico de Mayumi Okuyama acompanha de perto essa viagem no tempo e dialoga com as edições anteriores da Globo Livros, seja na tipografia ou nas ilustrações. A consultoria do pesquisador Vladimir Sacchetta, um dos pioneiros na cruzada pela valorização dos personagens tipicamente brasileiros de Lobato, enriqueceu uma edição que vai servir de referência tanto ao iniciado em assuntos lobatianos como àquele que está dando seus primeiros passos nas obras do mestre.

Um clássico do faz-de-conta, na mesma medida que um Esopo ou um La Fontaine, Reinações de Narizinho ainda reina quando pensamos no projeto de uma literatura infantojuvenil nacional. Encontram-se ali os personagens que povoam nosso imaginário há tanto tempo, reunidos integralmente em um único volume, e que nos ensinaram e continuam ensinando a aprender brincando, instigando a curiosidade que é própria da infância e despertando o gosto pela leitura e pelo conhecimento. 

quinta-feira, 27 de março de 2014

Serena quer dar um golpe em Teodorico!

fd

 

Emília decide salvar a Rapunzel, mas vai ser muito difícil. Serena decide dar o '”golpe do baú” em um coronel da região. É claro que é o Coronel Teodorico. Por falar nele, ele e Elias saem pela mata a procura de capangas que assaltaram a venda mais cedo e encontram Otávio. Ambos pensam que ele faz parte da gangue, mas o amado de Rapunzel consegue escapar. Hermengarda coloca Rapunzel para trabalhar, mas por um descuido, ela queima uma roupa da patroa com o ferro de passar. E para onde ela vai? De volta pra torre, Rapunzel. Os jagunços encarregados de procurar Otávio procuram pelo homem na mata, mas encontram nada mais e nada menos que  o Saci. Quem acaba encontrando Otávio é Emília, que anda pelo Capoeirão…

Rapunzel pede ajuda!

fd

Quem não gosta de ouvir as histórias de Dona Benta? Dessa vez é a Rapunzel que vai causar muita confusão pelo Sítio. Hermengarda é a vilã da história que “roubou” Rapunzel ainda bebê e a levou para ser sua escrava. E não é que a princesa está perto do Arraial dos Tucanos.! Otávio é um dos empregados da fazenda de Hermengarda e é apaixonado por Rapunzel. Quem não gosta nada desse relacionamento é a filha da vilã, Serena, que obriga dois capangas irem atrás de Otávio para puni-lo por não gostar dela. Os besouros da Emília já sabem que Rapunzel foi trancada na torre. A boneca, mais cedo, encontrou Otávio andando pelo Sítio, mas o perdeu de vista. A turma sai para procurar Otávio, que estava roubando ovos do galinheiro, mas deparam-se com os besouros, que entregam um bilhete de socorro… É da Rapunzel!

Alessandra Negrini interpreta Rapunzel na TV

          fd

Com uma Rapunzel dessas, não vão faltar príncipes subindo pelas paredes. Alessandra Negrini foi a próxima estrela da Globo a fazer uma participação especial no Sítio do Pica-Pau Amarelo do canal Gloob.

A atriz interpreta a protagonista da série Rapunzel iniciou as gravações dos episódios em 2003. Para ficar com as tranças longas, iguais às da solitária personagem dos Irmãos Grimm, ela lançou mão de um aplique nos cabelos.

Fã do infantil, Alessandra ficou muito feliz com o convite.

- Eu sempre assisti ao “Sítio”. É um prazer muito grande pra mim participar dele agora – vibra a atriz, que faz o primeiro trabalho na tevê voltado para o público infantil.

Dia do Circo


“Hoje tem marmelada? Tem, sim senhor!”
Hoje é o dia do circo e nada melhor do que aproveitar a data e descobrir aonde surgiu esse espetáculo tão popular!
O circo surgiu de uma maneira bem diferente da que existe hoje. Antigamente os artistas faziam suas apresentações sozinhos e como não tinham um local fixo eles se apresentavam nas ruas, nas casas das famílias nobres ou em teatros.
Os anos passaram e durante a Idade Média os circenses passaram a andar em grupos e viajar pela Europa para se apresentarem.
Até que em 1769, na Inglaterra, surgiu o circo que conhecemos! Com picadeiro circular que reúne os malabaristas, palhaços, acrobatas, contorcionistas, equilibristas, ilusionistas e muito mais. Todo esse pessoal em um lugar só!
Mas foi só na metade do século 19 que essa atração chegou ao Brasil. As famílias ciganas que saíram da Europa e vieram para cá trouxeram para nós esse universo mágico que tanto gostamos.
E aproveitando, conta para gente o que você mais gosta no circo?
Créditos: Julyana Oliveira (texto)

quarta-feira, 26 de março de 2014

Cartão Telefônico 4


Descrição no verso do cartão

A menina do nariz arrebitado é meiga,sonhadora,sabida e muito valete. A carinha de anjo esconde a companheira perfeita de aventuras, corajosa e comedora de jabuticabas. Ela é a dona da Emília,boneca feita de pano, mas que pensa e fala como um ser humano.

Vídeo

Anjinho da Asa Quebrada

Mabu Thermas Resort Foz do Iguaçu tem programação especial para a Páscoa

  O Hotel tem o espaço recreativo baseado na obra de Monteiro Lobatofd
                Os personagens no restaurante do resort            
 
A programação da Semana Santa no Mabu Thermas Grand Resort será completa, com opções de lazer, gastronomia e descanso para todas as idades. No dia 17/04 (quinta-feira) os hóspedes terão um jantar brasileiro com música ao vivo e uma divertida apresentação do Circo Mágico Mabu. Na sexta-feira (18/04) a gastronomia ficará por conta do jantar Ibero Lusitano, com a exibição de dança flamenca. Após o jantar, um show de mágica promete encantar toda a família.
No sábado os hóspedes terão o Jantar de Páscoa e o Baile de Aleluia, que terá o som comandado pelo DJ & Live Project. No domingo de Páscoa será oferecido um jantar italiano com cozinha show de pizza, que permitirá aos clientes acompanhar o preparo das massas. Nesta data será realizada ainda uma festa disco embalada por sucessos musicais dos anos 60, 70, 80 e 90. Para encerrar a programação, no dia 21/04, serão oferecidos um jantar com menu sugestão do chef e o Grand Bingo Mabu.
Dentro da agenda do Mabu está também a Missa de Páscoa. Para quem gosta de esportes radicais, o resort oferece tirolesa, parede de escalada, arco e flecha e paintball. Aulas de dança, passeio de charrete, oficina de talentos e desafios culturais estão também entre as atividades. Com uma recreação inspirada no Sítio do Picapau Amarelo, os pequenos terão brincadeiras como coelhinhos no Sítio do Pica-Pau Amarelo; histórias com Dona Benta e caça aos ovinhos de chocolate no Sítio, entre outras atrações. Os personagens Emília e Visconde estarão no hotel para divertir as crianças.
De 17/04 (quinta-feira) a 21/04 (segunda-feira) o valor da diária por pessoa está a partir de R$ 603,50 em apartamento duplo. O pacote inclui café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia, além de bebidas alcoólicas e não alcoólicas nas refeições.
 
                   fd
                           Cuidado com a Cuca! Ela também está por lá

Quer saber quando o Visconde de Sabugosa e a Emília estarão no Thermas Grand Resort?

       fd








Sítio do Picapau Amarelo seleciona projetos artísticos para programação 2014

 

A Prefeitura de Taubaté vai selecionar e credenciar projetos de apresentações artísticas para compor a programação do Sítio do Picapau Amarelo e de outros logradouros públicos, de abril a dezembro de 2014. O edital com a ficha de inscrição, relação de documentos necessários e instruções está disponível no site www.taubate.sp.gov.br.

           fd

As propostas deverão ser entregues, em envelope lacrado, no dia 04 de abril, das 09h às 17h, na secretaria do Sítio, à Av. Monteiro Lobato, s/n, Chácara do Visconde. Mais informações também pelo telefone (12) 3635-3234.

Podem participar do chamamento público artistas ou grupos, pessoas jurídicas, com trabalhos relacionados à obra de Monteiro Lobato. Os proponentes poderão participar com um projeto em cada uma das modalidades: espetáculos, instalações, artes cênicas, artes visuais e artes musicais.

As atividades devem ser planejadas para um espaço com cerca de 5 x 5m, em sala fechada ou tenda montada na área externa do Sítio e de outros espaços públicos. Para os projetos que apresentarem teatro de fantoches, o espaço é de aproximadamente 4 x 5m em sala fechada.

Serão considerados preferencialmente projetos com referência na obra “Emília no País da Gramática”, tema da Semana Monteiro Lobato deste ano. Por conta do feriado de Páscoa a Semana, que comemora o aniversário de nascimento do escritor em 18 de abril, será realizada de 22 a 27 de abril.

Os espetáculos e instalações artísticas devem estar enquadrados em quatro eixos temáticos propostos pela organização e conforme a necessidade da programação do Sítio:
- “Laboratório do Visconde”, onde as crianças possam fazer experiências com as palavras;
- “Arraiá do Jeca”, onde as crianças possam mergulhar na cultura caipira tipicamente junina, sendo levadas inclusive a cantar e dançar músicas do gênero;
- “Emília na Primavera dos Museus”, onde as crianças e a comunidade sejam levadas a tomar consciência de sua própria identidade numa aventura em um museu;
- “Emília na Semana da Criança”, onde as crianças sejam levadas a brincar.

Os trabalhos serão julgados segundo os seguintes critérios: excelência e diversidade do texto; adequação ao tema; aplicação técnica dos materiais; ineditismo da proposta e viabilidade técnica. A seleção será realizada por uma comissão especialmente designada por meio de Portaria. O resultado final será divulgado até o dia 8 de abril.

Cada contratado receberá os valores brutos abaixo, sujeitos aos descontos legais, pagos 10 dias após atestada a execução do serviço:
- Espetáculos, instalações, artes cênicas, artes visuais e artes musicais: R$ 1.500 por dia, compreendendo 04 a 08 apresentações ou visitas diárias.
- Teatro de fantoches: R$ 500,00 por apresentação (em regra, duas apresentações por dia durante a semana e até quatro apresentações por dia aos fins de semana).

Serviço
Sítio do Picapau Amarelo seleciona projetos artísticos para programação 2014
Edital completo disponível em: www.taubate.sp.gov.br
Data da entrega das propostas: 04/04/2014
Horário: das 09h às 17h
Local de entrega: Secretaria do Sítio do Picapau Amarelo, na Av. Monteiro Lobato, s/n, Chácara do Visconde
Informações: (12) 3635-3234

Fonte: Vale News

terça-feira, 25 de março de 2014

Final feliz para Juca e Jacira

fd

 

Abapuru quer comer Pedrinho para adquirir a coragem do menino. Pobre Dona Benta ao descobrir que o neto ia ser jantado! A avó ficou pasma e Nastácia desmaiou. Emília tem um plano e marca um duelo para ver quem é mais forte: Abapuru ou Juca Pirama. Se Abapuru perder os Timbiras irão embora dali. E começa a luta! Os índios se enfrentam e quem vence? O Juca é claro! Já o Pesadelo consegue se livrar da índia Doráceia que queria jantá-lo. Juca como é um homem bom não mata Abapuru e a calmaria volta a reinar no Sítio do Picapau Amarelo. Juca e Jacira vão se casar e os índios vão embora do Capoeirão.

Propaganda

 

fd

Propaganda divulgando o álbum de figurinhas do Sítio do Picapau Amarelo, lançado em 2002 pela Panini.

Clique na imagem para ampliar!

Curiosidades: Site Iguinho divulgava o Sítio!

fd

O Site infantil do IG, o Iguinho, tinha em sua página, a grade de programação da TV aberta com programas exibidos na telinha. O Sítio do Picapau Amarelo ganhou uma posição especial e a imagem demonstra a divulgação da obra de Lobato no site. A imagem é do site Iguinho de 2001 e 2002.

Vídeo

Ficha técnica do DVD

segunda-feira, 24 de março de 2014

NICETE BRUNO DIZ QUE VIROU MÃE DO SÍTIO

fd

Nicete Bruno está maravilhada com o trabalho no Sítio do Picapau Amarelo. A atriz se sente gratificada por estar exercendo essa função.
- Todos são ótimos, eu virei mãe de todos lá. Não só das crianças mas também adultos como o Du Moraes e o Ari Fontoura. É muito bom, brincou Nicete.

 

Notícia: 2002

Cuca aparece na aldeia e Abapuru descobre a coragem de Pedrinho!

fd

Quem disse que a confusão terminou? Juca Pirama decide se entregar para a tribo dos Timbiras e avisa o pai, Potiaçú. Jacira escuta tudo e se preocupa. Enquanto isso na aldeia, Pesadelo, que foi capturado pelos índios, é colocado na panela. A Cuca já deu falta do ajudante. Assim que Dona Benta descobre que Juca voltou para a aldeia, decide chamar as crianças. O amado de Jacira precisa ser salvo. A confusão não termina e todos estão na tribo. Cuca aparece por lá querendo salvar Pesadelo e recapturar Potiaçú. Sorte que o bodoque do Pedrinho ajudou. Sorte, eu disse sorte. Agora, Apaburu quer comer Pedrinho para adquirir sorte…E agora?

fg

Vídeo

O Fantasma do Casarão

domingo, 23 de março de 2014

Vídeo

Pequeno Samurai

Vídeo

Primeiras cenas do Sítio de 2006

Vídeo

Os Doze Trabalhos de Hércules

Animações invadem a televisão brasileira

fd

 

Séries como o Sítio do Picapau Amarelo ganham espaço não só na TV aberta

Desenhos desenvolvidos no País vêm conquistando cada vez mais tempo de exibição nos canais infantis, além de fãs e grande audiência. “Os produtores e autores brasileiros são muito criativos e têm ótimas ideias”, afirma Daniela Vieira, diretora de conteúdo do Cartoon Network no Brasil.

A técnica de animação usada para essa nova versão do Sítio é chamada "cut out", a mesma utilizada no desenho animado A Mansão Foster Para Amigos Imaginários. Já as gravações das vozes dos personagens foram realizadas em São Paulo, pelo estúdio Ultrassom, com direção de voz e de casting de Melissa Garcia, e conta com a voz da atriz Gessy Fonseca, que volta a dar voz à personagem Dona Benta, pois ela foi a primeira atriz a fazer a Dona Benta, em um programa de rádio em 1943, e, chegou a conhecer pessoalmente Monteiro Lobato nessa época.

Em dezembro de 2013, foi anunciada a produção da 3ª temporada da série e, de acordo com alguns boatos, está prevista para 2014. Quem sabe novos desenhos não voltem em Abril, quando a Rede Globo faz uma mudança em sua programação?

sábado, 22 de março de 2014

Vídeo

Anjinho da Asa Quebrada

sexta-feira, 21 de março de 2014

Emília tira Juca Pirama da aldeia e Potiaçu sai da gruta da Cuca!

fdEmília manda Tia Nastácia fazer um banquete. Tudo faz parte de um plano da boneca. Enquanto isso, Pedrinho, Narizinho e Jacira aproveitam uma distração da Cuca e salvam Potiaçú da bruxa. Claro, que o Saci deu uma forcinha. Todos o índios da tribo dos Timbiras comem os quitutes da Nastácia e dormem. Emília desamarra, Benta e Barnabé. Juca Pirama que é teimoso não quer sair dali, mas o Saci aparece e consegue levar todos em seu redemoinho. Juca está emburrado e quer se entregar para os Timbiras. Dona Benta consegue enganá-lo e o tranca no galinheiro. Potiaçú se encontra com o filho, mas não está satisfeito por ter um filho covarde, que fugiu de seu “destino”…

 

fg

Vídeo

Anjinho da Asa Quebrada

Vídeo

Bruxa Mãe…Bruxa Filha

Vídeo

A Menina da Selva

quinta-feira, 20 de março de 2014

Benta, Nastácia e Barnabé são presos, mas Emília tem um plano!

fd

A Emília é uma danada mesmo! Assim que a boneca apareceu na tribo, os índios acreditaram que ela é uma deusa. Já na mata, Jacira vai na frente e deixa Benta, Nastácia e Barnabé mais atrás, todos estão cansados. A índia chega até a tribo e encontra Pedrinho e Narizinho. As crianças e Jacira decidem ir atrás de Potiaçú, pois o índio cego ainda está nas mãos da Cuca. Quem está com falta de sorte agora é Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé. Os três são presos pelos Timbiras e levados até a tribo. Emília consegue desamarrar Juca Pirama, mas ele não quer fugir de seu “destino”. Emília está conversando com o índio e vê novos prisoneiros. Já dá para imaginar quem são…

 

fd

Vídeo

Bruxa Mãe…Bruxa Filha

Isabelle Drummond deixa as aventuras do Sítio para viver escândalos em nova novela!

fd

 

Escândalo! Esta é uma palavra que vai acompanhar a personagem de Isabelle Drummond em Geração Brasil. A atriz será Megan, filha da atriz Pamela Parker (Claudia Abreu) e enteada de Jonas Marra (Murílo Benício), gênio da informática. Mimada pelos pais, ela vive a vida sem preocupações, só gastando e ostentando o dinheiro da família poderosa. 

Para compor o estilo rocker da personagem, Isabelle ficou loiríssima e alongou os fios. O make tem tudo para ser copiado por todas.

Cheia de estilo e atitude, a gata vai causar por onde passa. Megan namora o escritor Alex (Fiuk), mas nem sonha com as más intenções do gato.

O livro História das Invenções é relançado pela Globinho!

fd

O livro custa R$36,00

 

Durante um chuvoso mês de fevereiro, Dona Benta resolve ler para os netos e para a boneca Emília um livro chamado História das invenções do homem, o fazedor de milagres. Antes de começar, ela avisa: “Este livro não é para crianças, mas se eu o ler do meu modo vocês entenderão tudo”. No decorrer da narrativa, Dona Benta cumpre o prometido e o autor – como já havia feito nos livros Emília no país da gramática, Aritmética da Emília, O poço do Visconde, Geografia de Dona Benta e Serões de Dona Benta – mostra uma nova metodologia de ensino, provando que é possível informar e divertir ao mesmo tempo.

Enquanto degustam a pipoca preparada por Tia Nastácia, Pedrinho, Narizinho e Emília ouvem a avó contar sobre o nascimento do nosso planeta, o surgimento da vida na Terra e a evolução do homem. Depois, ela fala sobre descobertas e invenções que mudaram a história da humanidade, como o fogo, a cerâmica, a roda, os óculos, o avião e muitas outras.

Em um instigante diálogo, Dona Benta desenvolve a ideia de que as invenções são ferramentas que servem para aumentar o poder do nosso corpo e nos permitem dominar as forças da natureza. Esse conceito fica explícito nos títulos dos capítulos que dividem o livro: Da pele ao arranha-céu, A mão, O pé que roda: a roda, A boca, O ouvido, O olho etc.

Com uma combinação fascinante de realidade e fantasia, por meio da voz de seus personagens, Lobato traduz para os leitores a obra do historiador holandês Hendrik Van Loon e apresenta um painel do progresso social e científico do homem, contextualizando os desdobramentos das inovações tecnológicas para a humanidade.

História das Invenções foi publicado pela primeira vez em 1935 e a nova edição comentada, lançada pela Globinho, teve como base a edição de 1947. Esta edição atual traz comentários que atualizam o conteúdo original e apontam novos avanços e descobertas em várias áreas do conhecimento.

Cartão telefônico 3

Descrição no verso do cartão

Ela é feita de pano, mas pensa como um ser humano. E fala, como fala. Com seu espírito contestador,palpiteiro, ousado e independente, Emília conduz a maioria das histórias e dá a ela um tom contraditório e muito divertido. 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Vídeo

Bruxa Mãe…Bruxa Filha

Benta e Nastácia a caminho da tribo e Emília enfrenta os Timbiras!

fd

Essa Emília! Já está querendo arrumar confusão. A boneca quer salvar Juca Pirama, mas ele não quer, pois alega que é corajoso. Já no Sítio, Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé saem a procura das crianças. Jacira é a guia da expedição, mas todos estão cansados de tanto andar pela mata. Potiaçú continua com falta de sorte. A Cuca finge ser amiga do velho para depois poder assá-lo. Cuidado com a Cuca, Potiaçú. O Chefe da tribo dos timbiras, o Abapuru, diz para Juca que ao anoitecer, ele vai ser sacrificado. Emília ao ver tais palavras do índio malvado, aparece e abre a “torneirinha de asneiras”…

fg

Vídeo

A Dama dos Pés de Cabra

Cartões Telefônicos 2

Descrição no verso do cartão


Só mesmo no Sítio. um burro sábio e que fala! O Conselheiro é um grande conhecedor de fábulas e administrador da fazenda sempre que Dona Benta não está

Cartões Telefônicos 1


Descrição no verso do cartão

O nobre menos nobre do sítio, o Marquês de Rabicó é um porco bem-humorado, devorador de comida. Tia Nastácia vive querendo levá-lo para a panela...Marido da Emília, é um boa-praça que participa das aventuras, mas morre de medo de tudo.

terça-feira, 18 de março de 2014

Vídeo

Chamada episódio O Teosuro

Jacira aparece no Sítio e Juca Pirama é preso!

fg

 

Quem são os índios que apareceram pela reigão do Sítio do Picapau Amarelo?  Juca Pirama, Potiaçú e Jacira andam pela beira do ribeirão. Uma tribo surge e prende Juca. Jacira e Potiaçú fogem, cada um para um lado. Jacira é a sortuda que vai parar no Sítio do Picapau Amarelo. Em meio a uma roda de histórias, Barnabé conta sobre os índios e quem resolve aparecer bem na hora? Jacira, é claro. Por outro lado os outros dois índios estão com falta de sorte. Juca Pirama é amarrado pela tribo dos Timbiras e Potiaçú entra na caverna da Cuca. Enquanto isso, no Sítio Jacira conta sua história para Benta e os outros. Todos sentem aventura no ar e decidem ir atrás dos índios perdidos. Até parece que Dona Benta vai deixar, ainda mais no meio da noite. Assim que amanhece, a turminha desbrava a mata à caminho de uma tribo, deixando a avó e a cozinheira preocupadas. Juca já pode comemorar, pois Emília e sua turma já estão na tribo dos Timbiras… fd

Índios invadem capítulos do Sítio no Gloob!

Amanda Lee nos bastidores do programa

Para a atriz Amanda Lee, todo brasileiro tem um antepassado indígena qualquer. Ela, inclusive. A beleza dessa neta de índios já chamou a atenção do diretor Jayme Monjardim, que a convidou para fazer a mestiça Luiza em A Casa das Sete Mulheres. O sucesso foi tanto que Amanda volta a interpretar uma índia em O Sítio do Pica-Pau-Amarelo. No episódio "Juca Pirama", que estréia na segunda, dia 16, ela dá vida a Jacira, uma indiazinha saliente que cai de amores pelo personagem-título do poema de Gonçalves Dias. "Estou adorando fazer o Sítio porque é voltado para crianças. É a chance de mostrar um pouquinho da cultura indígena para elas", acredita.

No episódio "Juca Pirama", o protagonista é um bravo guerreiro tupinambá que, certo dia, é aprisionado pela tribo inimiga timbira. O jovem índio só escapa de ser morto porque é solto pela sempre intrépida Emília e sua turma. Jacira, uma nativa dos timbiras, porém, se apaixona pelo prisioneiro e resolve ir atrás dele no Sítio do Pica-Pau-Amarelo. O ator André Gonçalves, que interpreta Juca Pirama, volta a trabalhar na Globo depois de quase três anos. Nesse período, ele apareceu apenas na segunda edição da Casa dos Artistas, do SBT, onde conheceu sua atual mulher, a atriz Cynthia Benini, com quem teve Valentina, de apenas dois meses. "Este é o meu primeiro trabalho na tevê voltado para o público infantil. O mais legal é que a Manuela vai me ver pela primeira vez num trabalho que faz parte do universo dela", sorri, coruja, referindo-se à filha de sua união com Teresa Seiblitz.

Experiência

Por coincidência, tanto Amanda quanto André já interpretaram índios antes na tevê. Em A Casa das Sete Mulheres, a atriz causou frisson no público masculino ao protagonizar cenas calientes com Dado Dolabella e Bruno Gagliasso. Apesar da pouca experiência, ela garante que não foi nem um pouco difícil aparecer de tapa-sexo logo em seu segundo trabalho na tevê graças à delicadeza da direção de Jayme Monjardim. O universo indígena também não é novidade para André Gonçalves. "Já sou quase um especialista no assunto. Quando fiz A Muralha, levei seis meses fazendo laboratório para o Apingorá. Isso facilitou a minha vida", ressalva.

Mesmo assim, os dois admitem que interpretar figuras indígenas requer alguns cuidados. O maior deles, para Amanda, diz respeito ao gestual. E, principalmente, ao olhar. "A Jacira presta atenção em tudo. Está o tempo todo alerta. Por isso mesmo, tem um olhar meio desconfiado...", sublinha a atriz. Amanda confessa que se sentiu mais à vontade nas cenas gravadas em externas. Mais precisamente no Alto da Boa Vista e no Camorim, no mesmo lugar em que a Globo ergueu a aldeia cenográfica de A Muralha. Quando gravava no cenário que reproduz o interior do Sítio do Pica-pau Amarelo, a atriz redobrava sua atenção. "A Jacira é um típico bichinho-do-mato. Como ela nunca entrou num sítio antes, tudo é novidade para ela. Por isso, está sempre tão assustada", explica.

O episódio "Juca Pirama" tem significados bem pessoais para Amanda Lee e André Gonçalves. Para ela, é a oportunidade de mostrar seu trabalho para um público diferente daquele que acompanha sua carreira desde a estréia em Coração de Estudante, onde ela fez a estudante Laura. Para ele, porém, "Juca Pirama" é "praticamente" uma despedida. A partir de agora, André pretende se dedicar exclusivamente ao teatro. "Sei o quanto é difícil viver de teatro no Brasil, mas vou tentar", confessa. Para tanto, o ator já ensaia uma peça em São Paulo, Eu Te Darei o Céu, enquanto encena outra no Rio, O Assalto. "Há quatro anos, tento fazer teatro e não consigo. Mas é esse o ofício que escolhi desde criança. Felizmente, estou fechando minha carreira na tevê com chave de ouro", orgulha-se.

Propaganda

 

destaqueterra

Divulgação de postagens especiais sobre Monteiro Lobato no site Terra, em 2003.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Notícias antigas: Rei Arthur no Reino do Picapau Amarelo

 

fd

A Lenda do Rei Arthur será o segundo episódio inédito de Sítio do Picapau Amarelo a ser exibido esse ano a partir de quinta-feira, dia 24. O episódio contará a história do Rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda, a exemplo do que fez o próprio Monteiro Lobato com vários períodos históricos da humanidade. Segundo o autor Mário Teixeira "o Rei Arthur e seus cavaleiros servirão de pretexto para se falar um pouco sobre o mundo da cavalaria, com suas guerras, caçadas, batalhas e torneiros em um mundo marcado pelo cristianismo, mas no qual feitiços e fadas estão sempre presentes".


Um buraco no tempo faz com que o mago Merlim (Emiliano Queiroz) apareça no Sítio do Picapau Amarelo enquanto Dona Benta (Nicette Bruno) distrai as crianças lendo uma versão da lenda do Rei Arthur. Ao mesmo tempo em que isso acontece, Visconde (Candido Damm) desaparece e surge no Castelo de Camelot, no meio da Távola Redonda, onde estão reunidos o Rei Arthur (Leonardo Vieira), a Rainha Guinevere (Leandra Leal) e seus principais cavaleiros, Percival ((Pedro Neschling) e Lancelote (Guilherme Trajano).
Visconde tenta se explicar para o Rei Arthur. Merlim faz o mesmo com Dona Benta e conta que o castelo de Camelot estava sitiado pelo traidor Mordred (Luciano Viana), apoiado pela fada má Morgana (Luana Piovani), meia-irmã do rei. Por este motivo, Merlim abriu um portal do tempo para tentar salvar o reino de Arthur. Diante do cerco de Mordred e Morgana, o rei decide que o melhor a ser feito é imitar Merlim e irem todos se refugiar no Castelo de Dona Benta. Eles só não contavam que Mordred e Morgana também conseguissem passar por um portal no tempo e fossem parar na casa da Cuca (Jacira Santos).
É assim que personagens lendários vão parar no Sítio do Picapau Amarelo, fazendo com que Emília (Isabelle Drummond), Pedrinho (Cesar Cardadeiro) e Narizinho (Lara Rodrigues) se envolvam em novas aventuras. Nesta segunda-feira, dia 14, foram gravadas as cenas em que a bruxa Morgana (Luana Piovani) tenta destruir Pedrinho e o Saci (Izak Dahora).


Os detalhes você confere no site do Sítio do Picapau Amarelo, em www.globo.com/sitio

Notícia: 2003

Propaganda

 

fd

Divulgação do episódio Os Bandeirantes no site da Globo

Para colorir um mundo melhor

 


Que tal pintar alguns desenhos para ajudar o mundo? A Emília separou alguns dicas para combater a dengue que só vão ficar bem visíveis se você os colorir.

Depois de deixá-los bem bonitos, mande para a gente. O pessoal do Sítio ficará muito feliz em divulgar.

Nicete Bruno dá adeus à Paulo Goulart

fd

               Paulo Goulart faz homenagem à Nicete nos bastidores do Sítio

Esta semana, nós perdemos um de nossos maiores atores, o Paulo Goulart. A atriz Nicette Bruno, companheira do Paulo, por mais de 60 anos, recebeu o Fantástico para falar dessa saudade enorme que ficou. Ela está, claro, muito abalada, mas ao mesmo tempo serena.

Em meio a tantas cenas mostradas na reportagem do ator com Nicete, tem uma emocionante, quando nos bastidores do Sítio de 2003, Paulo aparece com flores para presentear sua amada. Lembrando que os dois atuaram juntos no programa durante o episódio Os Bandeirantes.

Outra cena que apareceu no especial do Fantástico, foi a participação do autor Paulo Goulart no Sítio do Picapau Amarelo antigo. O ator vai deixar saudades, mas quem sente mesmo é a mulher. Nicete terminou a entrevista com uma bela frase: ‘Amor enorme, te amo eternamente’.

fg

                               Paulo no sítio antigo

sábado, 15 de março de 2014

Existe vida inteligente na telinha

      A reprise do Sítio do Picapau Amarelo é um exemplo que existe boas opções para as crianças

Em 2005, temporada ainda não reprisada por nenhum canal

Por volta dos 2 anos, a criança começa a ter a televisão como uma alternativa de entretenimento. E é por isso que os pais se preocupam em escolher o que os seus filhos vão assistir. "A forma de tornar um programa educativo ou mais benéfico é fazer virar um objeto de discussão entre a criançada", diz Andréa Rama, doutora em educação pela PUC-RJ.

 Mas o que é importante ter em um programa infantil? "Devem ser informações do universo da criança, textos curtos e ágeis com humor e senso crítico. Não se deve subestimar a capacidade de uma criança nem sofisticar uma informação", opina Toni Brandão, um dos roteiristas do Sítio do Picapau Amarelo, da Globo.

Um dos programas que é a diversão da criançada e ao mesmo tempo educativo é o Sítio do Picapau Amarelo do Canal Futura, Gloob e TV Cultura. Com faixa etária a partir dos dois anos, o formato que foi lançado em 2001 e está sendo reprisado pelos canais já anunciados. Ganhou um formato moderno, pelas mãos de Toni Brandão, Cláudio lobato, Mariana Mesquita e Luciana Sandroni.

sexta-feira, 14 de março de 2014

VHS do Sítio em acervo da Livraria Saraiva

fd

O Site da livraria Saraiva possui em seu acervo vários títulos de VHS do Sítio do Picapau Amarelo, que foram lançados em 2003. Porém todos estão indisponíveis no momento, mas as imagens estão no site para relembrar como eram as “fitas” de alguns episódios. Lembrando que a livraria vendia os produtos em questão até meados de 2009.

Editora Casa da Palavra lançou o livro No Reino do Faz de Conta

No reino do faz de conta

 

O Sítio do Picapau Amarelo é um universo criado pelo pai da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato. Desde o início do século XX, ele vem contagiando leitores variados e, neste livro, é apresentado às próximas gerações: crianças ainda em fase de alfabetização, que não possuem fluência de leitura para lerem de modo independente a obra de Lobato. Com ilustrações já reconhecidas pelos pequenos da série animada da Rede Globo, esta obra promete iniciar uma bela jornada ao mundo da leitura e da literatura; levar os futuros leitores ao país da fantasia, ao estado de euforia, a um universo paralelo – como disse Gilberto Gil: ao Sítio do Picapau Amarelo.


A obra inaugura a linha Meu 1o. Livro do Sítio do Picapau Amarelo da editora Casa da Palavra em parceria com a TV Globo.

Propaganda

A divulgação do Sítio do Picapau Amarelo em site da Globo. O episódio em questão era A Dama dos Pés de Cabra, de 2004.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Propaganda

                          fg

Divulgação do especial de Natal do Sítio no site do Canal Futura.

Figurino da Emília: 2007

 

                                  Tatyane volta à TV como Emília

As semelhanças entre as outras Emílias e a versão 2007 eram muitas. Emília continuavaesperta, inteligente e abusada. Mas o figurino, por exemplo, não teve inspiração tão infantil quanto as anteriores. Os cabelos de lã continuaram mais curtos, mas as roupas ganharam tons de terra e róseos. "Ela tem até uma bolsinha agora. Está bem moderninha", contou Tatyane, em 2007.

Adeus Paulo Goulart

 

                             fd

Inúmeros foram os papéis que o ator Paulo Goulart interpretou na TV brasileira. Para nós, fãs do Sítio, o ator deu um show quando deu vida ao personagem Bartolomeu Bueno da Silva, em 2003.

Casado com a atriz Nicete Nruno, a Dona Benta, Paulo vai deixar saudades não só para sua família, mas para todos que o assistiam e davam risadas ou ficavam intrigados com as várias faces do ator.

 

fg