Buscar no Blog

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

"TV Globinho" será cancelado em 2015; criança não existe para a TV aberta

fd

Eis que, no decorrer da última semana, a TV Globo anunciou o último suspiro de sua programação infantil.


Em comunicado enviado à imprensa, a emissora carioca revelou que, a partir de abril do próximo ano, "Bem Estar" e "Encontro" passam a ocupar o espaço que era destinado à "TV Globinho" aos sábados, até então único programa infantil que resiste na grade.


Com o fim da "TV Globinho", a rede reforça sua posição de total descaso com o público infantil, desvirtuando-se de uma das principais funções da televisão no Brasil, que seria, por lei, promover a cultura e entretenimento da população como um todo.


Ao deixar de lado as crianças, a Globo passa a ignorar boa parte da população, carente demais para ter acesso à TV paga.


Quando tirou o programa de sua grade semanal, a emissora já dava indícios de que o fim da televisão para crianças estava próximo. Embora pouco valiosa em termos educativos e de conteúdo questionável, a "TV Globinho" era um resquício de um nicho cada vez mais ignorado pela mídia brasileira.
Com colaboração fundamental do Ibope, que deixou de contar o público infantil em suas medições, e do governo, que restringiu ao extremo as ações de propaganda e merchandising nesses programas, a TV aberta abriu mão de bons e maus projetos voltados ao público.


Do consagrado "Sítio do Pica-Pau Amarelo" ao frustrante game-show em que se tornou o "Bom Dia & Cia", os programas infantis foram perdendo espaço pouco a pouco, como se o público infantil não existisse ou estivesse todo ele na TV paga. Uma realidade que, como bem sabemos, está longe de ser observada nesse país.


A falta de criatividade e de vontade fez com que atrações de qualidade definhassem até seu fim: dos áureos tempos de "Bom Dia & Cia" com Eliana e "Caça Talentos", de Angélica, aos tempos de agora, com desenhos e games.
Falta na TV aberta brasileira produtos de qualidade para o público infantil. Também falta ao nosso governo boa vontade para incentivar a produção desses programas.


Politicamente, o Brasil passa por uma crise sem precedentes, crise moral, ética e de princípios, o que se reflete diretamente nas políticas redes de televisão.


Os próprios canais da TV paga voltados ao público sofrem com a pobre programação infantil e, embora contando com todo o suporte do Grupo Globo, o canal Gloob, único que tem programação verdadeiramente nacional, opta por programas pouco instrutivos.


São raros os casos de produtos de qualidade, como o caso da nova série da TV Cultura, “Que Monstro te Mordeu?”, do excelente diretor Cao Hamburger (de "Castelo Rá-Tim-Bum").

Fonte: http://www.fatimanews.com.br/entretenimento/tv-globinho-sera-cancelado-em-2015-crianca-nao-existe-para-a-tv-aberta/163924/

4 comentários:

Anônimo disse...

globo e um lixo e vai continuar pior

Anônimo disse...

E o desenho animado será exibido só no Cartoon???

Anônimo disse...

E o desenho animado será exibido só no Cartoon???

Anônimo disse...

E o desenho animado será exibido só no Cartoon???