Buscar no Blog

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Taubaté: Sitio do Picapau Amarelo tem atrações no final de semana

fdA programação do Sítio do Picapau Amarelo neste fim de semana, dias 15 e 16, traz em sua programação atividades referentes a Proclamação da República, comemorada no dia 15, o Dia da Bandeira, na próxima quarta-feira dia 19 e o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20.

No sábado, dias 15, e no domingo, dia 16, a oficina pedagógica “Dia da Bandeira” acontece de manhã e a tarde e tem como objetivo apresentar às crianças que estiverem no Sítio um pouco sobre a importante data.

O Dia Nacional da Consciência Negra é uma homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Para comemorar a data acontecem no Sítio duas apresentações musicais. No sábado, às 14h30, o Grupo Folclórico Baque do Vale traz o maracatu. Já no domingo, também às 14h30, é a vez do Grupo Folclórico Cia de Moçambique do Parque São Cristovão.

Sempre aos sábados, às 10h, acontece o “Passeio do Visconde”. A excursão pretende levar os visitantes à patrimônios materiais no entorno do Sitio, contando assim uma parte da origem de Taubaté. O city tour, guiado pelo historiador Rafael Gomez Brito, dura cerca de 30 minutos.

O passeio parte do casarão do Sítio onde será contada sua história e a de Visconde de Tremembé, avô de Monteiro Lobato, passando pela Casa da Semente, Estação Ferroviária, Igreja de São Francisco Xavier, Cruzeiro do Frei Caetano de Messina, Vila I.A.P.I. (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários). O tour encerra com retorno ao Sítio do Picapau Amarelo.

A programação tem ainda a apresentação do espetáculo teatral “Visconde Esconde”, às 11h e às 16h. A peça conta a historia da serie de confusões que Visconde de Sabugosa criou por ter perdido sua memoria. Para as sessões de teatro é necessário público mínimo de 20 pessoas e as senhas são distribuídas 30 minutos antes de cada apresentação.

Também segue, durante todo o mês de novembro, a exposição itinerante “Saci Pula na Aldeia Alta”. Em parceria com o Museu Afro Brasil, são expostas mais de 50 obras da coleção particular de Emanoel Araújo, diretor-curador do Museu Afro Brasil, que retratam as diversas representações artísticas de um dos mais emblemáticos personagens do folclore brasileiro.

Recorde de público – Em outubro o Sítio do Picapau Amarelo registrou recorde de público recebendo 33.473 visitantes. O público inclui visitantes de 17 estados brasileiros e visitantes internacionais vindos de Londres.

O Sitio fica na Avenida. Monteiro Lobato, s/nº, no bairro Chácara do Visconde. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (12) 3625-5062.

Confira a programação deste final de semana no Sitio do Picapau Amarelo:

09h às 12h e 14h às 17h – Presença da Turma do Sítio do Picapau Amarelo

09h às 11h e 14h às 16h – Oficina Pedagógica “Dia da Bandeira”

11h e 16h – Teatro Infantil com a Turma do Sítio do Picapau Amarelo: “Visconde Esconde”

Dia 15/11 – 10h – Passeio do Visconde

Dia 15/11 – 14h30 – Apresentação do Grupo Folclórico Baque do Vale

Dia 16/11 – 14h30 – Apresentação do Grupo Folclórico Cia de Moçambique do Parque São Cristovão.

Nenhum comentário: