Buscar no Blog

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Autora de Taubaté na Bienal do Livro



O importante escritor de livros infantis brasileiros é sem dúvida o taubateano Monteiro Lobato.


Homenageado na 21ª. Bienal Internacional do Livro, apesar do tempo, continua sendo um dos autores preferidos de crianças e adultos.


A escritora Conceição Fenille Molinaro, membro da Academia Taubateana de Letras, tem grande parte da sua obra dedicada à memória do escritor. Seus livros baseados nas histórias e personagens do Sítio do Picapau Amarelo foram publicados pela Editora Globo, a mesma que está relançando toda obra de Lobato inclusive o primeiro conto de Reinações de Narizinho em Ipad.


Conceição esteve, na Bienal, no stand da editora com Joyce Kornbluh, neta de Lobato.


As duas conferiram várias das atividades que foram desenvolvidas em torno do homenageado: Exposição Monteiro Lobato, Espaço Monteiro Lobato – sala de debates, palestras e conferências, etc.


D. Joyce, em entrevista com a autora, falou da satisfação em ver seu avô sendo homenageado e aprovou todas as iniciativas em torno da sua obra. “Está tudo muito bonito”, disse ela.


Dentre os vários temas abordados na entrevista, Conceição perguntou sobre os hábitos alimentares do escritor, segundo D. Joyce eles eram muito simples: “Ele adorava café com farinha e vivia com os bolsos cheios de pedaços de doces que ia comendo no decorrer do dia. Vocês calculem como ficavam esses bolsos...”


Acompanhando na 21ª. Bienal a exposição e divulgação de seus livros: “O Tesouro da Emília”, “Gostosuras e Travessuras com Milho”, “Quindim na Corda Bamba”, “Tia Nastácia e o Folclore” e “O Sabugo Inventor”, Conceição Molinaro voltou entusiasmada com a receptividade do público, principalmente das crianças.


Foto: Um dos livros da autora

Nenhum comentário: