Buscar no Blog

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Relembrando temporadas: A Origem do Remake do Sítio (2001)


A turma do "Sítio do Pica-pau Amarelo" - programa infantil de maior sucesso da década de 80, inspirado nos livros de Monteiro Lobato - vai invadir novamente os estúdios da Globo. A partir do ano que vem, a emissora volta a exibir as traquinagens da boneca Emília, o bom-humor da matriarca Dona Benta, os quitutes de tia Anastácia, as aventuras vividas por Narizinho e Pedrinho, os professorais discursos do Visconde de Sabugosa e até as maldades da Cuca. A idéia é criar uma nova roupagem, repleta de efeitos especiais para o instigante universo criado por Lobato. Apesar da reformulação em cenários e figurinos, a emissora pretende preservar personagens e elementos rurais inspirados no folclore brasileiro, como o saci, a mula sem cabeça e a cuca.



Para comandar o projeto, a emissora convidou o diretor Milton Neves, atualmente responsável pelo infantil "Bom Dia & Alegria", do SBT, apresentado por Jaqueline Petkovic. Milton conta que a idéia de fazer o remake surgiu quando um grupo de diretores da Globo foi assistir ao espetáculo "No Reino nas Águas Claras", inspirado em "Reinações de Narizinho", primeiro livro a retratar as aventuras da turma do sítio. Em cartaz há um ano e meio em São Paulo e dirigida por Milton, a peça narra a passagem de Narizinho pelo fundo do mar. O diretor prefere fazer segredo dos nomes dos diretores que o convidou para acompanhá-lo na Globo, mas confessa que está entusiasmado com a proposta. "É importante que essa nova geração conheça os personagens do Sítio", diz Milton.



Ao contrário da primeira versão para a tevê, que trabalhava com poucos efeitos especiais, dessa vez a Globo vai investir pesado em computação gráfica. A idéia é manter a essência da obra e abusar nos efeitos para atrair a atenção da garotada. "Vamos ter tecnologia sem perder o lúdico", explica o diretor. As viagens da turma feitas através da inalação do pó de pirlimpimpim, por exemplo, terão sempre um efeito colorido de passagem por um túnel. Antes do projeto ser aprovado pela Globo, ele foi analisado pelos integrantes da família Lobato que autorizaram o remake. "99% já está acertado. Falta apenas uma vírgula", avisa Álvaro Gomes, diretor comercial da Monteiro Lobato Licenciamentos, empresa responsável pelos direitos de imagem do autor. Ele conta que a família gostou da idéia de investir em efeitos especiais. "O próprio Lobato era uma pessoa à frente do seu tempo", pondera. Álvaro relembra que, na década de 30, o autor escreveu um livro intitulado "O Presidente Negro", sobre o choque de raças que virou uma verdadeira polêmica nacional.



Para criar "O Sítio do Pica-pau Amarelo", Lobato se inspirou no ambiente rural de sua época. Agora, para que o seriado não fique muito rural, alguns elementos típicos da metrópole, como televisão e computador, serão trazidos para o sítio. "A criança da cidade não está acostumada com o ambiente rural. A idéia é aproximá-la aos poucos", explica Milton.



O novo "Sítio do Pica-pau Amarelo" também vai ser recheado de bonecos. Para cada história serão confeccionados bonecos de espuma de acordo com as características narradas por Lobato nos livros. Para gravar as aventuras de "Reinações de Narizinho", por exemplo, a emissora pretende reproduzir o fundo do mar e confeccionar os personagens com cores fortes e material de última geração. "A idéia é não perder o elemento humano", analisa o diretor.


Nenhum comentário: