Buscar no Blog

domingo, 18 de abril de 2010

Saiba mais sobre o escritor homenageado no dia do livro infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil (comemorado dia 18 de abril) é uma homenagem ao aniversário de um Monteiro Lobato, escritor que faz parte da infância de brasileirinhos há várias gerações. Ou vai dizer que você nunca ouviu falar de Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta... Pois é, ele é o criador das histórias do Sítio do Picapau Amarelo, que você acompanha no Canal Futura, de segunda à sexta, em três horários: 10h, 15h30 e 19h30.

Bia Corrêa do LagoPara comemorar a data, convidamos a apresentadora do programa Umas Palavras, Bia Corrêa do Lago, para falar sobre o autor. Preparamos também uma lista com dicas de obras imperdíveis e sites onde você pode saber mais sobre a vida e obra de Monteiro Lobato.

Bia é filha do escritor Rubem Fonseca, cresceu entre livros e escritores e conversa com a gente sobre a influência de Monteiro Lobato na literatura brasileira – e na sua vida de leitora. Confira.


O dia do livro infantil é uma homenagem ao aniversário de Monteiro Lobato. Como você pode explicar a importância do autor na literatura brasileira?

Advogado, cronista, escritor, tradutor, editor e empresário foi como autor de livros dedicados ao púbico mirim que Monteiro Lobato teve seu maior reconhecimento. Considerado o pai da literatura infantil no Brasil, graças a ele milhares de jovens tomaram gosto pela leitura através de seus livros infantis publicados entre 1920 e 1947.


Os livros infantis de hoje carregam a influência da obra dele?

É difícil haver um autor de literatura infantil que não tenha sido leitor de Lobato e não tenha de alguma forma sofrido influência dele.


Em uma frase célebre, Monteiro Lobato diz que ainda vai acabar “escrevendo livros onde as crianças possam morar”. Você acha que os pequenos se identificam com o mundo fantástico do escritor?

Criança tem o imaginário solto, e quanto mais o texto vai na direção dessa característica do universo infantil mais o pequeno leitor se identifica. Posso dizer que “morei” no Sítio do Picapau Amarelo durante parte de minha infância.


Então você lia Monteiro Lobato na infância... Tinha uma história favorita?

Lia sim. Todas as histórias do Sítio me encantavam. Posso ressaltar os imbatíveis Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho, Viagem ao Céu e O Picapau Amarelo.


Até hoje, o Sítio do Pica Pau Amarelo é um sucesso na televisão e um dos livros infantis mais vendidos. O Sítio sobrevive à urbanização das crianças?

A TV deu um salto qualitativo na programação dedicada às crianças quando há décadas resolveu adaptar para a tela as encantadoras traquinagens dos inesquecíveis personagens Pedrinho, Narizinho, Emilia, Dona Benta, tia Anastácia, Visconde de Sabugosa e o Marques de Rabicó no famoso Sítio do Picapau Amarelo. Para a criança da cidade o Sítio tem ainda o sabor extra de mostrar a realidade desconhecida da vida rural.

O que as crianças deveriam saber sobre ele?

Talvez muitas crianças não saibam que Monteiro Lobato inspirou-se em seu próprio sítio no interior de São Paulo para criar o Sítio do Picapau Amarelo.


Livros infantis imperdíveis de Monteiro Lobato (mesmo que você já não seja tão criança)

Reinações de  NarizinhoReinações de Narizinho (1931) – O primeiro livro da saga do Picapau Amarelo. Surge Emília, a boneca de pano que destrava a língua, e uma espiga de milho transforma-se no Visconde de Sabugosa. Começam as travessuras sem fim dos netos de Dona Benta...

Histórias do mundo para crianças (1933) – Dona Benta, como se sabe, é uma senhora de muita leitura. É ela quem conta, para as crianças do Sítio, a história da evolução da humanidade, um pouquinho cada noite. Desde os seus comecinhos, nas cavernas, até a bomba atômica de Hiroshima, a história do mundo é relatada como um verdadeiro romance em linguagem infantil.

Memórias da Emília e Peter Pan (1936) – Emília resolve contar suas memórias, ditando-as ao Visconde de Sabugosa. Emília conta tudo - o que houve e o que não houve; e vai dando as suas ideias mirabolantes sobre tudo.

Memórias de EmíliaDom Quixote das Crianças (1936) - As famosas aventuras de D. Quixote de la Mancha e de seu gordo escudeiro, Sancho, são aqui contadas por dona Benta, naquele modo de contar histórias que é só dela. Emília entusiasma-se com o herói e em certo momento resolve imitá-lo – acaba que tia Nastácia teve que agarrá-la e prendê-la numa gaiola, como aconteceu com o herói da Mancha na sua loucura...

O Picapau Amarelo e A reforma da natureza (1939) - Dona Benta adquire todas as terras em redor do sítio para atender a uma solicitação prodigiosa: os personagens das fábulas resolveram morar lá. Branca de Neve com os sete anões, D. Quixote e Sancho Pança, Peter Pan e os meninos perdidos do País do Nunca, a Gata Borralheira, todas as princesas e príncipes encantados das histórias da carochinha, os heróis da mitologia grega, tudo, tudo que é criação da Fábula muda-se com armas e bagagens para o Picapau Amarelo.

Um comentário:

blog do kayky costa disse...

Muito interesante Pablo,na minha biblioteca tem mais de 10 livros de Lobato,ele faz parte da historia da literatura Brasileira!.