Buscar no Blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Para assistir quantas vezes quiser


É inegável que sonho de Monteiro Lobato, de fazer todo o povo ler, ganha aditivo com as histórias protagonizadas por Emília, Narizinho, Pedrinho e toda a trupe do Sítio do Picapau Amarelo. O programa das manhãs da Rede Globo deu origem à Coleção Monteiro Lobato, com três novos títulos à disposição em vídeo, lançado em 2003.

Nos episódios diários não há limite entre a realidade e a fantasia e Emília é pródiga em inventar histórias.

Condensadas em vídeo, os episódios já exibidos ganham mais dinâmica. Em Memórias de Emília, a bonequinha de pano resolve contar as aventuras ocorridas no sítio: todas tendo ela como protagonista. Convoca Visconde de sabugosa para escrevê-las e põem-se a narrar.

Deixa sua imaginação correr solta e inventa histórias que deixam o sabugo maluco.

O inteligente sabugo de milho é o protagonista de O Poço do Visconde. Na história, ele resolve estudar geologia e repassar os ensinamentos aos amigos do sítio.

Para realizar suas pesquisas, entra na toca de um tatu e é salvo por Emília, que usa sua varinha mágica para encolher. Antes, descobre que o solo é propício à existência de petróleo, o que gera mais uma aula divertida. Mais tarde, viaja ao centro da terra entrando por um vulcão.

O saci ganha um vídeo próprio. Nele, Tia Nastácia procura uma forma de dominar o pererê após descobrir que o perneta está aprontando em sua cozinha. Tio Barnabé ensina Pedrinho a prender o Saci numa garrafa, mas a aventura dura pouco, porque o Saci é esperto.

Astuto, Saci convence o menino a soltá-lo para juntos viverem grandes aventuras e aprontarem muitas confusões na mata. Claro que a floresta guarda muitos seres misteriosos que metem medo, como a Mula sem Cabeça e os dois amigos têm que encontrar formas de se defender. É mais do que a aventura que Pedrinho esperava.


Notícia: 2003

Nenhum comentário: