Buscar no Blog

sábado, 6 de setembro de 2008

Bastidores 2001


As equipes de figurino – coordenada por Helena Araújo – e caracterização – coordenada por Valéria Toth – trabalharam juntas para criar o novo visual dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Helena Araújo foi buscar inspiração nos anos 50. “A idéia era ir atrás de algo mais ingênuo e a década de 50 tem esse lirismo”. A figurinista lembra também que todos os personagens têm muitas características marcantes e, como a maioria das pessoas já viu ou leu Monteiro Lobato, houve uma preocupação de que o figurino traduzisse essa universalidade. Um dos grandes desafios das duas equipes foi a Cuca.


A personagem, que nas versões anteriores do programa usava uma fantasia de jacaré, desta vez tem sua caracterização baseada em maquiagem e figurino. O objetivo, como explica Carlos Magalhães, foi se afastar um pouco do tom de teatro infantil, aproximando-se mais de uma “fantasia real”. “A idéia é fazer parecer que as coisas existem realmente”, explica o diretor geral.Para Helena Araújo, esta nova concepção trouxe um desafio para as equipes: “O objetivo é que a personagem seja meio bruxa e com uma textura de jacaré. Para isto, a maquiagem é fundamental”, explica a figurinista.


Valéria Toth conta como foi esse trabalho: “A partir do momento em que ficou decidido que não usaríamos mais aquele boneco mecânico, começamos a pensar na nova caracterização da personagem. Fizemos muitas pesquisas, testamos próteses e, junto com Carlos Magalhães e Helena Araújo, chegamos ao resultado final. Colocamos uma careca com escamas, lente de contato para deixar os olhos amarelos, além de dentes de jacaré e unhas de crocodilo, para aproximá-la ao máximo da personagem do conto de Monteiro Lobato.


Acho que o resultado final foi muito bacana”. Essas próteses, os dentes e as unhas foram feitos sob medida para a atriz pela equipe de efeitos especiais, formada por Ricardo Menezes, Glauco César e Cláudio Sampaio.O Marquês de Rabicó e o Visconde de Sabugosa também mereceram atenção. Rabicó ganhou nariz e orelhas de látex, feitas especialmente para o ator Ricardo Tostes, que usa próteses descartáveis: a cada gravação são utilizados orelhas e nariz novos e air brush. A caracterização de Visconde de Sabugosa passou por algumas mudanças antes de chegar ao resultado final. “Queríamos que ele tivesse uma aparência de milho. Primeiro, colamos próteses, mas não ficou legal. Achamos que poderíamos melhorar. Fizemos então uma máscara de mousse de látex que ficou fantástica, mas era muito incômoda para o ator. Finalmente, decidimos fazer a maquiagem usando o air brush.


O personagem tem o desenho dos milhos no rosto, sem usar prótese alguma, apenas maquiagem e uma peruca vermelha bem bacana”, explica Valéria Toth.A Emília continua sendo uma boneca de pano, feita pela Tia Nastácia, mas com algumas mudanças em seu visual. Agora, no lugar das cores vermelho e amarelo, diferentes tons de rosa predominam no vestido da boneca, que também está com sua forma mais definida. A maquiagem ganhou um tom de bege para fugir um pouco da impressão de porcelana e os cílios da boneca ficaram mais alongados, dando um ar mais angelical à personagem. Além disto, o cabelo da Emília, que antes era de pano, agora é feito de lã. “A idéia era repaginar, mas com a preocupação de manter o conceito de Monteiro Lobato”, lembra Valéria.

Nenhum comentário: