Buscar no Blog

sábado, 11 de outubro de 2014

Que tal um passeio no Sítio em Mairiporã no dia das crianças?

dia_das_crianças_Sítio_Picapau_Amarelo (Foto: Filipe Borin / Editora Globo)Sítio do Picapau  Amarelo, em Mairiporã (SP) (Foto: Filipe Borin / Editora Globo)

Inspirado nos livros de Monteiro Lobato e nas produções televisivas feitas pela TV Tupi e TV Globo, o Sítio do Picapau Amarelo, localizado na cidade de Mairiporã (SP), funciona desde setembro de 2010. O local está preparado para receber crianças o ano todo e congrega cenários de diferentes personagens da série escrita entre 1920 e 1947.

Logo na chegada, o visitante encontra a estação de trem em que Pedrinho teria chegado ao Sítio. E daí em diante pode conhecer o museu dedicado à história de Monteiro Lobato, a gruta da Cuca, a canastrinha da Emília, a casa de Dona Benta, a cozinha da Tia Nastácia, a sala de inventos do Visconde entre outras atrações. Em cada um dos espaços, as crianças interagem com os personagens e descobrem suas histórias.

Érica Mena, funcionária do Sítio, foi quem apresentou as instalações à reportagem de GLOBO RURAL. Ela conta que as visitas são planejadas em conjunto com as escolas. “Uma vez recebemos uma turma que estava estudando o livro A Reforma da Natureza”. Na obra, a personagem Emília decide fazer algumas mudanças no meio ambiente para facilitar sua vida. “Então, decidimos recriar a história especialmente para esse grupo de alunos. Um funcionário descascou com cuidado uma porção de laranjas ainda no pé, como a Emília fazia. Quando chegaram, as crianças ficaram admiradas.”

dia_das_crianças_Sítio_Picapau_Amarelo (Foto: Filipe Borin / Editora Globo)

Emília conta histórias para as crianças (Foto: Filipe Borin / Editora Globo)

“Também trabalhamos outros conceitos que eles aprendem na sala de aula”, diz Érica. Na cozinha da Tia Nastácia, os pequenos aprendem a fazer bolinhos de chuva e aprendem se a mistura dos ingredientes é homogênea ou heterogênea. Com o visconde, criam inventos de material reciclado. Na horta da Dona Benta, acompanham a plantação de mudas de alface. Na casa principal, podem ver como eram os chuveiros de antigamente, o ferro de passar, a máquina de costura.

O espaço trabalha com reservas para Day Camp e tem um mini acampamento para famílias que funciona regularmente nas férias de janeiro e julho. Escolas podem fazer reservas para o acampamento o ano todo. Para consultar preços e disponibilidade de agendamento, entre em contato com o Sítio pelos canais listados ao final da reportagem.

A iniciativa é da empresa paulista Souto Empreendimentos, que em conjunto com a Agência CPepe colocou em prática o projeto de montar o Sítio do Picapau Amarelo de Mairiporã.

Dia das crianças

“Neste final de semana, do dia das crianças, estamos com a opção de acampamento para pais e filhos”, afirma Carla Pepe, diretora do complexo voltado ao entretenimento. O passeio começa no sábado (11/10) às 14 horas e termina no domingo (12/10) às 16 horas, com refeições inclusas. Para participar das atividades é necessário fazer reserva até sexta-feira (10/10) e consultar as vagas disponíveis.
O Sítio do Picapau Amarelo também tem à disposição vagas para visitas familiares no sábado (11/10), neste caso, das 10 às 16 horas, com almoço incluso. A direção informa que para o domingo as vagas estão esgotadas.

Para conhecer melhor o espaço, confira uma galeria de fotos exclusivas clicando aqui.

Serviço

Sítio do Picapau Amarelo
Estrada Armando Barbosa de Almeida, 8.035 – Mairiporã (SP)
www.sitiodopicapaumairipora.com.br
sitio@sitiodopicapaumairipora.com.br
Tel.: (11) 3742-7131

Nenhum comentário: