Buscar no Blog

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Mundo do Sítio lembra a temporada de 1977


Uma das temporadas mais marcantes do Sítio ficou no ar por 9 anos. O programa estreou na TV Globo no dia 7 de março de 1977 e fez tanto sucesso que durou até 1986. Todas as crianças esperavam ansiosas para ver o seriado, que teve 69 episódios com 1.568 capítulos. Dá para acreditar?

Ao longo dos anos o elenco precisou mudar porque os atores cresciam muito rápido. A primeiraNarizinho foi interpretada por Rosana Garcia (1977 a 1980), Daniele Rodrigues (1981 e 1982),Izabella Bicalho (1983 a 1984) e por fim Gabriela Senra (1985 e 1986).

Zilka Salaberry, a Dona Benta, não queria entrar no elenco da série porque não gostava de trabalhar fora da cidade, mas acabou aceitando o convite para viver a mais admirada das vovós da literatura. E gostou tanto que ficou a temporada toda com um papel foi marcante. Quem tem mais de 25 anos com certeza se lembra da Dona Benta com a sua carinha.

O Saci dessa temporada, na verdade, eram dois. Isso mesmo. O baiano Genivaldo da Silva foi escolhido porque só tinha uma perna, mas ele não conseguia decorar as falas do personagem. Por isso, chamaram o ator Romeu Evaristo para dividir o papel com ele.

Antes de estrear oficialmente, a emissora fez um teste de alguns episódios na TV Educativa, como viram que o resultado era positivo colocaram o seriado na grade da programação oficial da TV Globo.

As gravações aconteciam em um sítio na Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro. Já as cenas internas foram gravadas no próprio estúdio da capital carioca, no bairro de Jacarepaguá.

Geraldo Casé era o diretor do programa e fez um excelente trabalho com a ajuda dos roteiristas Wilson Rocha, Sylvan Paezzo, Marcos Rey e Benedito Ruy Barbosa (grandes escritores de séries e novelas conhecidas até hoje). Além disso, todos os episódios eram escritos com apoio de psicólogos infantis, para tornar a série educativa, assim como as obras de Lobato.

Essa foi a versão mais conhecida e memorável do Sítio do Picapau Amarelo. O programa marcou a infância de muita gente e até hoje lembramos com muito carinho dessa história.

Nenhum comentário: