Buscar no Blog

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Melhor em livro do que no Vídeo

 

Existe hoje na literatura infantil brasileira algum personagem tão irreverente quanto Emília? Algum personagem que derrube velhos e arcaicos valores com tanta força – porque é a força do gênio de Lobato atrás dela – quanto essa boneca magrela? Alguém na literatura infantil casou uma menina com um preto? Pois Lobato casou a menina do nariz arrebitado com o peixe escamado e Emília com um porco, o Marquês de Rabicó”.

Considerações como essas evidenciam a atualidade de Monteiro Lobato, segundo o jornalista, escritor e editor de livros infantis André Carvalho, para quem a revisão que se tenta fazer atualmente do Autor de O Sitio do Pica-Pau-Amarelo é, na verdade, uma tentativa de considerá-lo superado.

André Carvalho entende que as principais características da obra de Lobato, determinantes de sua atualidade, são a irreverência aliada ao inconformismo. Seu liberalismo e sua crença na necessidade das mudanças sociais.

- Saiam por ai procurando um único leitor de Monteiro Lobato que não seja pelo menos um liberal. Encontrem um executivo de hoje, homem maduro em posto-chave, e perguntem a ele. Se leu a obra de Lobato, é um contestador (no bom sentido ), aberto a idéia novas, nunca um freio social.

Segundo André Carvalho, a geração que conhece Monteiro Lobato apenas através da TV – e ele cita a série da Rede Globo, O Sítio do Pica-Pau-Amarelo – não interiorizou a liberdade, como os melhores leitores do escritor. Para ele, a versão transmitida pela TV é pasteurizada, massifica os personagens do Autor brasileiro com a mesma superficialidade com que massifica heróis americanos e japoneses.

André Carvalho acredita-que seria melhor para o país se os meninos estivessem lendo Monteiro Lobato. Defende, então, a maior difusão de suas obras através do livro, e não “dessas versões glamourosas, porém inócuas, da televisão”.

1978

Nenhum comentário: