Buscar no Blog

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Semana da Fantasia: A Mágica do Sítio ainda habita as crianças!

Imagem 2987-cropSítio do Picapau Amarelo, exibido em diversos canais, se firma como uma das melhores produções televisivas do momento e vira mania entre a garotada

Emília, a boneca de pano que fala pelos cotovelos, segundo os especialistas é o alter ego de seu criador, o paulista Monteiro Lobato (1882-1948). Centro das atenções dos livros cujas histórias acontecem ou partem do Sítio do Picapau Amarelo, ela também é apontada como precursora do feminismo, tamanha a independência com que seu perfil foi costurado pelo escritor na década de 20. Intrometida, alpinista social, pois casou-se com o Marquês de Rabicó só para ter título de marquesa, ardilosa, malcriada, abusada, inteligente e muito divertida, Emília e outros deliciosos personagens que compõem a obra voltam a encantar o Brasil pela televisão na quarta versão do programa Sítio do Picapau Amarelo. No ar desde quando o Futura começou a reprisar, a atração se firma como uma das melhores produções televisivas do momento. Igualmente se coloca como verdadeira mania nacional, refrescando com folclore brasileiro, fantasia e cultura a cabeça da garotada, normalmente lotada de desenhos animados histéricos.

 

Reconhecimento não falta. A creche e pré-escola Miraflores, em Laranjeiras, na zona sul carioca, aproveitou o interesse das crianças pelo programa e instituiu a obra de Monteiro Lobato como tema de trabalho para o ano todo. Segundo a vice-diretora Regina Rocha Lima, é surpreendente a afinidade dos pequenos com a história e seus personagens. “Outro dia, veio uma garota vestida de Emília conversar com as crianças. Elas perguntavam coisas do tipo: ‘Por que você se casou com o Rabicó, que é porco?’ Queriam entender.”

 

Assim como outros programas infantis, a turma do Sítio também está em mochilas, jogos, cadernos, roupas e vários tipos de brinquedos. Dhu Moraes, a Tia Nastácia, vê na aceitação um resgate importante da infância. Para ela, não há mistério porque criança sempre gostou de coisas simples e naturais. Esse ano, é a Copa que está na cabeça da garotada, mas o Sítio não está sendo deixado de lado. Para 2014, estreia a terceira temporada do Sítio em desenho na Globo. O programa está sendo reprisado por vários canais, entre eles TV Cultura que já registrou um aumento do índice em seus programas devido a obra de Monteiro Lobato.

Nenhum comentário: