Buscar no Blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

Novo Sítio tem mudanças para evitar polêmicas!

Ainda sem data de estreia, a animação do ‘Sítio do Picapau Amarelo’ nasce fugindo de polêmicas.
Entre as adequações da obra aos tempos atuais, a versão em desenho do ‘Sítio’ deixará de lado qualquer resquício escravocrata em referência a Tia Nastácia que faz parte de alguns livros de Monteiro Lobato.
A mudança coincide com a sugestão no ano passado do Conselho Nacional de Educação para que o livro ‘Caçadas de Pedrinho’ não fosse distribuído a escolas públicas por ser racista.

‘As pessoas se esquecem da importância da Tia Nastácia. Ela é criadora dessa mitologia toda de Monteiro. Fez a Emília e o Visconde de Sabugosa’, diz Tiago Mello, da Mixer. ‘Mas não vamos mexer com escravidão no desenho. Será tudo bem leve.’

O pó de pirlimpimpim também vai sumir. Ou melhor, mudar de consistência. Deixará de ser pó -para não haver qualquer ligação com substâncias alucinógenas- para virar uma espécie de mágica que transportará personagens de um lugar para outro.

Na versão original, Emília e sua turma aspiravam o pó e ‘viajavam’. Na versão dos anos 1980, eles jogavam o pó uns sobre os outros.

‘A função do pirlimpimpim será a mesma, só não terá o pó’, explica João Daniel, presidente da Mixer.
‘Temos de ver que a obra foi escrita em outra época, com outros valores. Temos de adequá-la às conotações que as coisas têm hoje.’

A primeira temporada do novo ‘Sítio do Picapau Amarelo’ terá histórias dos livros ‘Reinações de Narizinho’, ‘Viagem ao Céu’ e ‘Caçadas de Pedrinho’.

Um comentário:

Anônimo disse...

não deviam fazer isso! estão modificando a encantadora obra de Monteiro Lobato!!